TALENTO PERNAMBUCANO


Os empreendedores século XXI há muito já perceberam que sem os eflúvios das usinas de ideias múltiplas, gerados a partir de uma consistente emulação coletiva, os atuais momentos de turbulência brasileira não serão eficazmente superados. Nunca a procura pelo saber no sentido ampliado foi tão acentuada. A leitura de livros, jornais e boletins especializados, o comparecimento a congressos e seminários e as sínteses feitas de livros estrangeiros recentemente tornados públicos constituem, hoje, verdadeira epidemia. Além disso, o intercâmbio com outras praças internacionais e as ligações dos equipamentos de informática aos bancos de dados, agências internacionais e universidades europeias, norte-americanas e asiáticas, demonstram um grau de interesse de notável efeito multiplicador. Todos estão desejando entender melhor o mundo em que se vive, acabando-se o monopólio do saber apenas exclusivamente para “os de cima.”

Um talento pernambucano, o Gustavo Gorenstein, co-fundador e CEO do Poup.com.br, um serviço que entrega coupons de descontos e cashback em diversas lojas, assim refletiu sobre o assunto: “Compras na internet vem crescendo em um ritmo forte no Brasil há uns bons anos e assumiu um novo patamar em 2009, com a chegada do Peixe Urbano na categoria de compras coletivas. De lá para cá, surgiram muitas coisas legais que vem sustentando o crescimento do setor. Mas, por incrível que pareça, ainda há aqueles que compram online como se estivessem comprando offline (em lojas físicas), deixando de usar os benefícios do maravilhoso mundo do e-commerce. Descobrimos 5 hábitos que os compradores inteligentes da internet no Brasil têm para aproveitar o máximo de ofertas, descontos e promoções online, para cada vez pagarem menos tendo o máximo de retorno. Confira as dicas para aproveitar o máximo da compra online:
1. Considerar o frete no preço. Ao contrário do mundo offline, onde você vai para a loja vê o preço na vitrine e é aquilo que você paga, no mundo online os preços com desconto que encontra não são necessariamente os preços finais que vão aparecer no seu cartão. Há o famoso frete, valor para entrega do produto na sua casa. As vezes o preço do frete de um site para o outro varia muito, logo, por mais que o iPhone 6 esteja em promoção no site A e mais barato que o site B, ele pode estar na verdade, mais caro quando calculado com o frete. … Mas fique ligado porque as vezes é melhor gastar R$ 10,00 a mais e não pagar frete do que comprar por um preço menor com frete.
2. Usar sites que devolvem parte do dinheiro de volta (cashback). Esse é um negócio que já é gigante na Europa e Estados Unidos, chegou ao Brasil em 2012 e já vem crescendo de forma sustentada. Estes sites de cashback pegam parte da comissão que recebem do e-commerce por ajudarem eles a vender e repartem com quem compra, ou seja, você! Você pode comprar nas suas lojas prediletas e receber parte da compra de volta, em dinheiro, na sua conta. Nada de pontos, milhas, créditos ou recompensas malucas, é dinheiro de volta para você gastar como quiser. Saiba um pouco mais sobre isso!
3. Buscar cupons de desconto. Outra tendência que vem crescendo no Brasil, e também já é mania lá fora, são os cupons de descontos. Eles são códigos no estilo T45S-HTDE-XASE-YKI que dão descontos imediatos, ainda durante o processo de compra. Os cupons são criados pelas próprias lojas para serem divulgados na internet e trazer mais gente para comprar. Alguns cupons valem para o site todo, outras apenas para certas categorias. Têm cupons que também são válidos apenas para certas marcas, logo, vale a pena ler com carinho as especificações de cada cupom de desconto antes de usar em lojas online.
4. Comparar preços. Esse hábito é clássico! As pessoas inteligentes, tanto online quanto offline comparam o preço do produto a ser adquirido antes de comprar. Claro que online é bem mais fácil e rápido com ferramentas como Shopping Uol, Buscapé, Zoom, etc.
5. Comprar em lojas conhecidas. O último hábito encontrado é o de fugir de lojas desconhecidas. Já apareceram vários casos online de lojas piratas, que apenas tinham uma página e fingiam que tinham produtos para pegar dados do cartão de crédito dos clientes. O Procon vez por outra solta uma lista com lojas que devem ser evitadas. Para garantir, busque ir nas lojas conhecidas ou grandes, com histórico e reputação. Nessas pode até dar um probleminha com frete ou produto, mas ao menos você tem para quem reclamar.”

Graduado na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco, o Gustavo Gorenstein é o CEO e co-fundador do poup.com.br, um site que devolve parte do valor pago em compras online para o comprador. Ele foi laureado em seu mestrado na Universidade de Londres em empreendedorismo tecnológico e é mentor pro-bono em aceleradoras. Ele ainda tem experiência em marketing e operações, trabalhando com grandes marcas globais.

O Brasil decidiu apostar na indústria do conhecimento. O governo federal vai financiar novas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio do projeto Start-Up Brasil. O objetivo é apoiar empresas emergentes de software, de serviços de tecnologias da inovação e microempreendedores de todo o país.

Sobre o Poup.com.br, Gustavo define: “Poup.com.br é a nova forma de você poupar em compras online. Com Poup parte do seu pagamento volta para você” E ele é cobrão na matéria. Entrepreneurship laureado pela Universidade de Londres. Ganhou bolsa de estudo para um summer course focado em empreendedorismo digital na London Business School. É mentor de Startups em programas de incubação e aceleração e co-curador do startup Digest, maior newsleter de conteúdo. Em 2013 foi o único certificado do Brasil para rodar o programa Startup Weekend Next, programa da Kaufmann Foundation em conjunto com o Steve Blank.

Um talento pernambucano muito arretado, o Gustavo Gorenstein!!! Que sempre atentou, se superando a cada amanhecer como empreendedor, para as alterações do mundo tecnológico.

(Publicado em 17.08.2015, no site do Jornal da Besta Fubana – www.luizberto.com)
Fernando Antônio Gonçalves