1535 – LEITURAS ENXERGANTES SEMENTEIRAS


De uma escola pública de Campina Grande, PB, Ensino Médio, recebo um e-mail com uma pergunta feita por alunos a um grupo de professores do ensino superior da cidade: Que 5 leituras diferenciadas você indicaria para uma pessoa jovem, pré-universitária, que busca ser, no futuro, um profissional brasileiro CCCC – Cristão Consciente Competente Criativo? O e-mail veio assinado por Esperança Grupal e me pede também uma resposta.

Confesso que a questão revigorou muito o meu interior de professor-pesquisador aposentado, profundamente preocupado com guerras estúpidas, deseducações gigantescas, pandemias sucessivas, péssima distribuição de renda mundial, imbecilidades egolátricas e religiosidades fingidas e descaradamente individualistas, além de buscas frenéticas por lugares privilegiados para si e para os seus, o resto se danando todo para sempre.

Depois de uma semana, escolhi as cinco leituras diferenciadas que poderão tornar os signatários pré-vestibulandos profissionais respeitados na atual sociedade pós-moderna, que necessita ultrapassar inúmeros desafios nos quatro cantos do mundo, para uma sobrevivência digna, fraterna e solidária.

A ordem das indicações não tem nenhuma significância, podendo cada uma delas ser manuseada individualmente ou debatida em grupos de estudos bem constituídos e com frequência estabelecida. Sugeriria, entretanto, que a ordem abaixo fosse seguida para obtenção de um conhecimento sistemático. Ei-la:

1. Nossas falhas de raciocínio: ferramentas para pensar melhor, André C. R. Martins, São Paulo, Contexto, 2023, 176 p. Páginas que fundamentam a utilização dos procedimentos lógicos, evitando pensamentos que dificultam argumentos científicos radicalmente claros.

2. Filosofia sem as partes chatas: da Grécia Antiga ao Pensamento Moderno – As Grandes Questões Existenciais Explicadas de Forma Clara e Objetiva, Alain Stephen, São Paulo, Cultrix, 2017, 184 p. Páginas escritas sem jargões cavernosos, ensejando reflexões sadias para jovens e adultos.

3. Coragem de não agradar, Ichiro Kishini e Fumitake Koga, Rio de Janeiro, Sextante, 2018, 272 p. Textos que orientam como se libertar da opinião dos outros, superando suas próprias limitações, estruturando seu próprio caminhar, pessoal, familiar, comunitário e profissional.

4. Por quê? O que nos torna curiosos, Mário Lívio, Rio de Janeiro, Record, 2018, 251 p. Páginas que analisam como Eva se tornou a primeira pessoa a dar o primeiro passo na direção da ciência experimental.

5. Uma teologia da vida cristã: como imitar e participar de Deus, Christopher Holmes, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2023, 224 p. Páginas que explicitam como vivenciar uma vida cristã pessoal, profissional e familiar com o que há de melhor na tradição cristã e nas Escrituras. Uma leitura que renova a fé, a esperança, a caridade e a solidariedade da caminhada de cada um.

Por fim, um apelo ao grupo de jovens futuros vestibulandos:

Nunca percam a curiosidade de saber sempre um pouquinho mais. Leiam bastante, percebam-se sempre metamorfoses ambulantes, aprendizes de tudo, sem vitimismos nem coitadismos, de Jesus sempre sendo pidões, como filhos amados que somos do Criador. E que cada um de vocês se torne um pensante que sabe corretamente conjugar teoria e prática, em contínua atualização, sem perder a ternura jamais.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social