JESUS, O EVANGELHO E A PSICOLOGIA


Fui levado, certa feita, por amigo dileto, Humberto Vasconcelos, então companheiro de bancada do CEE-PE, para assistir uma palestra do médium baiano Divaldo Franco, na Federação Espírita de Pernambuco, Av. João de Barros 1629, Recife-PE. E confesso que fiquei entusiasmado com as reflexões daquele que é considerado um dos maiores oradores da conjuntura mundial kardecista.

Recentemente, ano passado, na capital baiana, deparei-me com mais um livro do notável propagador da Doutrina Espírita: Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, pelo Espírito Joanna de Ângelis, sua mentora, de quem tem psicografado mais de 250 obras.

Para quem ainda não conhece detalhadamente a caminhada do médium Divaldo Pereira Franco, recentemente ele foi merecedor de duas gigantescas homenagens. A primeira ocorreu no dia 31 de julho de 2015, por ocasião do 10º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco – SIMES-PE, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife, sob tema “Da Célula à Espiritualidade, a Fascinante Construção do Homem de Bem”, quando ele recebeu o título de Cidadão Paulistense, proposto pelo vereador Fábio Barros, Paulista-PE. A segunda teve lugar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em 6 de agosto passado, quando Divaldo Franco recebeu a Comenda 2 de Julho, outorgada a figuras ilustres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento social daquele estado e da sociedade em geral. Suas atividades na Mansão do Caminho, bairro Pau de Lima, Salvador, foi a razão da homenagem. A Mansão do Caminho já tirou da miséria mais de 150 mil pessoas, através da oferta de escola e profissão. Nela funcionam creches e escolas que atendem diariamente mais de 3 mil crianças, alimentadas gratuitamente. Lá também funciona um Centro de Saúde, atendendo mais de 2 mil adultos, mensalmente e de forma gratuita. E possui ainda o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, considerado o primeiro do Norte-Nordeste, também com atendimento gratúito. A Mansão do Caminho conta com cerca de 400 pessoas, entre funcionários e voluntários. Um exemplo de solidariedade social numa época de vacas magérrimas como a vivenciada pela Nação Brasileira.

O livro Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, psicografado por Divaldo Franco, é de autoria de Joanna de Ângelis, uma Mártir da Independência do Brasil, também considerada uma das maiores poetisas da língua hispânica. A obra mediúnica de Joanna de Ângelis é composta por dezenas de livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas, versando sobre temas existenciais, filosóficos, religiosos, psicológicos e transcendentais. Dentre as suas obras destacam-se as da Série Psicológica, composta por mais de uma dezena de livros, nos quais a entidade estabelece uma ponte entre a Doutrina Espírita e as modernas correntes da Psicologia, em especial a transpessoal e a junguiana.

No prefácio do livro acima citado, datado de 30 de junho de 2000, quando ela diz “comemorar modestamente os dois mil anos do nascimento de Jesus na Terra, trazendo sua mensagem libertadora de amor para toda humanidade”, algumas de suas reflexões merecem toda atenção e mais alguns bons instantes de meditação. Vejamos algumas delas: a. Jesus é o mais notável Ser da História da Humanidade, seus evangelhos sendo os mais comentados e discutidos em todos em tempos; b. Muito, entretanto, ainda se pode dizer e examinar sobre Ele e Seus ensinamentos, pois se trata do mais belo poema de esperanças e consolações que se tem notícia; c. Jesus cindiu o lado escuro da sociedade do seu tempo até os dias atuais, transmitindo através dos séculos um precioso tratado de psicoterapia capaz de erradicar os incontáveis males que afligem o mundo atual; d. Apesar da astúcia e perversidade dos seus perseguidores, nunca se deixou atemorizar ou se desviar dos seus objetivos basilares, conseguindo atordoar seus inquisidores inclementes com respostas sábias e muito lúcidas; e. Misturou-se ao povão, com ele apequenando-se sem jamais diminuir sua própria grandeza; f. Em perfeita sintonia da anima com o animus, sempre proclamando Boas Novas viáveis, sempre ambicionando a plenitude, sua mensagem atinge seres humanos que buscam uma autossuperação direcionada à plenitude; f. Apesar das distorções e omissões efetuadas na Sua mensagem, a essência dos seus ensinamentos ainda permanece sintetizada no “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

A leitura de Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, psicografado por Divaldo Franco, foi motivo de muita reflexão para meu caminhar setentenário de pai, professor, consultor, rabiscador apaixonado e marido novamente presenteado pelo Criador, sempre cristão transecumênico. Um livro que merece ser lido por todos aqueles que buscam a fraternidade solidária muitos pontos acima das denominações religiosas, todas elas simples cabines do grande Transatlântico da Criação, cujo Comandante é Único, Indivisível e Eterno desde tempos indelimitados.

O parágrafo último do livro merece ser aqui reproduzido, como grande final de uma psicografia feita pelo médium internacionalmente aplaudido: “Quando o desespero de qualquer forma circunde a casa mental e o departamento emocional da criatura, cabe-lhe, na dificuldade de discernimento ou de dor em que se encontre, abrir-se à prece e pedir amparo a Deus, tocando-se de luz, porquanto tudo obterá e concedido lhe será o que pedir”.

Uma excelente leitura-meditação para gregos e troianos de todas as crenças, sonhos e caminhadas!!

PS1. Para meu amigo-irmão Humberto Vasconcelos que, um dia, me proporcionou a alegria de ouvir Divaldo Franco em sua companhia. Dos ensinamentos do Franco, deles me tornei entusiasta, tornando-me bem mais espiritualizado.

PS2. Nos próximos 4,5 e 6 de agosto de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, o 12º SIMESPE – Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco, quando aplaudirei novamente Divaldo Franco, tornando nonagenário no dia 5 da semana passada, sob as Graças de Deus. Promoção do Grupo Espírita Seara de Deus. Fones: 3434-1128 e 3010-1092 . Poucos lugares sobrando!!

(Publicado em 08.05.2017 no site do Jornal da Besta Fubana e no site www.fernandogoncalves.pro.br)
Fernando Antônio Gonçalves