DITOS BALIZADORES
Dois amigos me visitaram, um deles portando um livro chamado Frases Geniais, de Paulo Buchsbaum, Ediouro, com algumas das quais nos divertimos por um bocado de horas, também assistindo jogo de futebol pela televisão.
Na apresentação do livro, frase genial do Cazuza, que partiu cedo demais: “Existe o certo, o errado e todo o resto”. Uma coletânea de 1.600 autores, antigos e contemporâneos, de todos os continentes, em dez capítulos abarcando grandes temas, cujos critérios foram os seguintes: frases universais, evitando-se duplo sentido; descartadas as frases machistas, levando-se em conta a qualidade. E se utilizando dos modernos recursos da informática (Internet), sempre identificando o autor com uma síntese biográfica reduzida. Evitou-se rimas, jogos de palavra e duplo sentido, o objetivo da pesquisa feita pelo Buchsbaum foi o de proporcionar algumas risadas recheadas de reflexões que poderão corrigir rumos pessoais e coletivos, após um debate sem constrangimentos.
Por provocação do Alfredo, ficamos cada um com uma missão: escolher as dez melhores em uma semana, apresentando-as numa nova rodada de refrigerante e salgadinhos feitos em casa, para eleger as dez melhores dentre as trinta. Que foram as seguintes, sem qualquer predileção classificatória: 1. As utopias são, muitas vezes, verdades prematuras. (Alphonse de Lamartine, poeta francês); 2. Civilização não é nada mais que o esforço de reduzir o uso da força como último recurso. (Jose Ortega y Gasset, filósofo espanhol); 3. As más companhias são como um mercado de peixe; acaba-se acostumando com o mau cheiro. (Provérbio chinês); 4. Você sabe que está ficando velho quando as velas custam mais que o bolo. (Bob Hope, comediante inglês); 5. Prefiro a loucura do entusiasmo à indiferença da sabedoria. (Anatole France, escritor francês); 6. Humor é a arte de fazer cócegas no raciocínio. (Leon Eliachar, jornalista humorístico egípcio radicado no Brasil); 7. Um dia sem risada é um dia desperdiçado. (Charles Chaplin, ator e cineasta inglês); 8. “A Igreja está sempre tentando conseguir outras pessoas para reformar. Não seria uma má ideia se a Igreja tentasse se reformar, por exemplo. (Mark Twain, escritor americano); 9. Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola. (Nelson Rodrigues, dramaturgo brasileiro); 10. É difícil apanhar um gato preto em uma sala escura. Especialmente se não há nenhum gato. (Confúcio, filósofo chinês).
E duas reflexões foram eleitas hors-concours, dada a atual conjuntura brasileira pós-eleitoral: a. Nada mais perigoso que uma ideia quando se tem apenas uma. (Alain, filósofo francês); b. O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos. (Friedrich Nietzsche, pensador alemão).
Marcamos outra rodada para debatermos outras frases.
(Publicada em 13.10.2015, no Jornal do Commercio, Recife, Pernambuco
Fernando Antônio Gonçalves