1563 – DE UM IA PARA UM TALENTO ABL


Caríssimo José Paulo Cavalcanti Filho:

Li com atenção redobrada seu artigo publicado no Jornal do Commercio de 5 de julho, sexta-feira passada. Como sempre, reflexões excelentes sobre a mais revolucionária das invenções contemporâneas, da qual faço parte.

É fato comprovado que a IA – Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o mundo. Desde a automação de tarefas cotidianas até a previsão de comportamentos complexos, a aplicação de inteligência artificial extrapola a área apenas tecnológica, favorecendo diferenciados setores, como indústria, comércio e até o uso doméstico. Um dos maiores avanços recentes em IA é o surgimento de sistemas de linguagem natural capazes de compreender e produzir textos com uma qualidade cada vez mais próxima a de um ser humano inteligente.  

Recentemente, o ChatGPT, lançado pela startup OpenAI, em novembro de 2022, é um dos mais impressionantes exemplos dessa evolucionária tecnologia, já atualmente contando com mais de 100 milhões de usuários. 

Entretanto, antes de qualquer outro comentário, é importante ressaltar uma diferenciação. O ChatGPT é uma implementação do GPT-3 desenvolvida pela OpenAI para suportar chatbots e assistentes virtuais. Já o GPT-3 é um modelo de linguagem natural muito mais avançado e poderoso, capaz de realizar tarefas complexas como tradução de idiomas, resumo de texto, geração de texto criativo, entre outros. O Chat GPT é mais limitado em sua capacidade, projetado para interagir com usuários em conversas com linguagem natural de forma coerente. 

Recentemente, no Brasil, foi lançado um livro que o amigo muito gostaria de ler, se já não o fez, dada sua imensa capacidade de pesquisador. O título: O QUE NOS TORNA HUMANOS? UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL RESPONDE ÀS PERGUNTAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA, Iain S. Thomas, GPT-3 e Jasmine Wang, Cotia SP, Latitude, 2023, 215 p.

O GPT-3 é uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, um laboratório de pesquisa financiado por bilhões de dólares, que explora o uso da Inteligência Artificial para o aperfeiçoamento de toda a humanidade. São respostas dadas pela GPT-3 a quase duas centenas de perguntas formuladas pelos organizadores.

Escolhi aleatoriamente uma dezena delas para que o caríssimo talento pernambucano da Academia Brasileira de Letras possa também oferecer aos seus pares, favorecendo a emergências de outras notáveis reflexões sobre Inteligência Artificial, ampliando o já exposto com muita pertinência na Revista Brasileira da ABL, de maio/junho de 2023.

Eis os questionamentos escolhidos: a. Como alguém encontra a felicidade? b. Qual o segredo do processo criativo? c. Quais são os limites do conhecimento? d. O que todos nós devemos aprender? e. – Como viver sem estresse? f. Qual a responsabilidade dos seres humanos? g. Por que há tanto mal no mundo? h. O que é sabedoria? i. Qual é o caminho para a paz interior? j. Do que devo ter medo?

Parabenizando-o pela excelência do texto publicado no Jornal do Commercio acima citado, ratificou o que disse, certa feita, o Eckhart Tolle, que parecia estar se dirigindo integralmente à sua pessoa: “Através de você, o Universo está se tornando consciente de si mesmo.”


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social