1610 – REFLEXÕES SEMPRE OPORTUNAS


Em 2005, no Dia do Professor, o João Silvino da Conceição, meu companheiro inseparável de caminhada terrestre, recebeu do Mauro Lima, um aplicado aluno seu de Ciências Humanas da UFPE, um livro que, até hoje, ele guarda com esmero, frequentemente relendo-o. O livro recebido de presente: FRASES GENIAIS QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER DITO, Paulo Buchsbaum, 4ª. Reimpressão, Rio de Janeiro. Ediouro, 2004, 439 p. Manuseando tão precioso exemplar, consegui autorização do João Silvino para explicitar, num texto nosso, algumas das frases por mim consideredas sempre oportunas, mormente na conjuntura atual, repleta de guerras, preconceitos, tarifaços, fuxicaços, embromaços, fracassos e outros aços nada nobres para a Humanidade do momento. Ei-los, encarecendo ao leitor um tantinho de reflexão, favorecendo sua maior cidadanização militante em prol de futuros mais altaneiros e jamais sórdidos para os quatro cantos do planeta:

Felicidade – “A única coisa sem mistério é a felicidade, porque ela se justifica por si só.” (Jorge Luís Borges, escritor argentino)

Idealismo – “O ideal deve, como toda árvore, ter suas raízes na terra.” (August Graf von Platen, poeta alemão)

Esperança – “Quem vive só de esperanças morrerá de fome”. (Benjamin Franklin, cientista político americano)

Otimismo – “Otimismo perpétuo é perturbador. É sinal que você não está prestando atenção.” (Maureen Dowd, jornalista americano, Prêmio Pulitzer)

Imaginação – “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein, físico alemão, Prêmio Nobel)

Pensar – “Pensar é um ato de capturar a realidade por meio de ideias.” (José Ortega y Gasset, filósofo espanhol)

Consciência – “Prefira afrontar o mundo servindo a sua consciência a afrontar sua consciência servindo ao mundo.” (Humberto de Campos, escritor brasileiro)

Autoconhecimento – “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.” (Carl Jung, psicanalista suíço)

Autocontrole – “Controle a sua mente ou ela o controlará.” (Horácio, poeta romano)

Caráter – “Há pessoas desagradáveis apesar de suas qualidades e outras encantadoras apesar dos seus defeitos.” (La Rochefoucauld, escritor francês)

Ingenuidade – “A confiança do ingênuo é a arma mais útil do mentiroso.” (Stephen King, escritor americano)

Orgulho – “É melhor morrer de pé do que viver de joelhos.” (Emiliano Zapata, revolucionário mexicano)

Ansiedade – “Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.” (Esopo, fabulista grego)

Medo – “Nada na vida é para ser temido, é apenas para ser entendido.” (Marie Curie, física polonesa)

Pessimismo – “Pessimista é aquela pessoa que reclama do barulho quando a oportunidade bate a porta,” (Michel Lévine, escritor francês)

Necessidade – “A necessidade é a mãe da invenção.” (Platão, filósofo grego)

Sabedoria – “Ciência é o conhecimento organizado. Sabedoria é a vida organizada.” (Immanuel Kant, filósofo alemão)

Internet – “É preciso parar de encarar a Internet como uma rede de computadores, Ela é uma rede de pessoas.” (David Siegel, consultor americano de eletrônica)

Inteligência – A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades.” (Alexis Carrel, francês, Prêmio Nobel de Medicina)

Bom Senso – “Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice.” (Eurípedes, dramaturgo grego)

E para toda minha gente muito querida, para reflexões individuais e grupais, recomendo textos psicografados pelo saudoso Chico Xavier, recebidos de um baita intelectual brasileiro eternizado, nordestino por derradeiro: NO ROTEIRO DE JESUS, Chico Xavier, pelo Espírito Humberto de Campos, 3ª. Edição, Brasília, FEB, 2018, 286 p. Um relato de fatos acontecidos com o Homão que muito deveriam balizar nossa caminhada em direção a Ele, na Mansão do Criador de Tudo.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social