1607 – RESPOSTAS PARA CURIOSOS


Na capital paraibana, recentemente, um colega de Economia da Universidade Católica de Pernambuco, hoje gerente geral de uma importante empresa exportadora de açúcar, me solicitou uma leitura esclarecedora sobre uma questão que o incomoda há muitos anos: Quem foi Jesus, o Nazareno tão exaltado em sala de aula, nas aulas de Religião, pelo nosso Diretor Pe. Silva, um jesuíta dotado de muitos méritos morais e conteúdos anedotóticos não pornográficos?

Pedindo-lhe um tempo para indicar uma leitura que lhe proporcionasse satisfação e respostas convincentes, não fundamentalistas nem apologéticas, depois de quinze dias enviei para ele, de presente, um livro que muito me agradou, de oportunas perguntas e esclarecedora respostas: JESUS – UM BREVE ROTEIRO HISTORICO PARA CURIOSOS, Alex Fernandesn Bohrer, São Paulo, Editora Chiado books, 2021, 252 p. Afirmando, num bilhete ofertante, o que se balizasse por um paradigma citado nas primeiras páginas do livro: “Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 12,2)

O livro presenteado é de autoria de um professor mineiro, graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, possuindo PhD em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. E que faz, no seu livro, uma série de 25 oportunas perguntas, entre as quais: Jesus existiu? Há evidência arqueológica ou documental sobre Ele, fora da Bíblia? Como era a vida de Jesus? Jesus tinha estudos? Como Ele era fisicamente? Qual foi sua mensagem principal? Como foi seu assassinato na cruz? O que aconteceu após sua morte? O túmulo estava vazio? Quem eram os apóstolos? Qual foi o papel das mulheres na nova religião? E mais uma. altamente pertinente. para o meu colega de graduação: Jesus era messias ou profeta, taumaturgo ou revolucinário? Indagagações que aturdem e que são muito bem respondidas no livro, que faz das suas páginas um convite para mais racionalmente amar o personagem mais paradigmático de todos os tempos.

Como sou cristão espiritista, recomendaria ainda ao caríssimo colega de graduação na UNICAP, uma outra leitura, que muito consolidou a minha atual militância cristã, helderista, paulina, radicalmente transecumênica e integralmente respeitadoras de todas as demais crenças e descrenças, posto que, no meu entender convicto de simples caminhante, todos são filhos de um mesmo Pai, o Criador de Tudo. Ei-la: O HOMEM QUE MUDOU A HISTÓRIA – JESUS, O EVANGELHO E O ESPIRITISMO, Geziel Andrade, 2ª. Edição, Capivari SP, Editora EME, 2012, 261 p. O autor é um economista como nós dois, apenas muito mais qualificado, posto que é PhD em Economia e palestrante muito aplaudido. Em seu livro, Geziel analisa Jesus a partir dos ensinamentos d’Ele que transformaram o mundo após sua Ressurreiração. Uma leitura também muito convincente, sem mimimis fricotentos, que analisa o Sermão da Montanha, o amor, a humildade e a caridade, o valor da fé, bem como a convivência e o relacionamento fraterno e solidário com todos os demais seres humanos.

Aos leitores deste site, um abração nordestinado, radicalmente brasileiro, repleto de esperança por amanhãs nacionais altamente promissores, definitivamente defenestradas as ruminâncias trumpalhonas que estão nos incomodando barbaramente o Brasil com suas ameaças nada positivas.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social