1606 – LEITURAS PARA UM SEMESTRE RENOVADO
Lamento profundamente o atual nível de leitura do brasileiro, principalmente o de uma juventude que se está tornando manada, haja visto os últimos fatos criminosos anunciados em todo o país pelas emissoras de televisão, um deles sendo o assassinato de pai, mãe e filho pequeno, por um adolescente de 14 anos, da própria família, que pretendia se juntar a uma outra adolescente, também psicopata, situada a mais de mil quilômetros de distância, que também pretendia assassinar sua mãe que lhe dava tudo. Além de uma outra psicopata que trancafiou amarrado o senhor seu pai, de mais de 70 anos, em casa, saindo com um cartão de créditos dele para fazer compras, como se mulher correta fosse. Sem falar dos assassinatos de quarentões/cinquentões que caem no golpe do Boa Noite, Cinderela, iludidos por xerecas jovens assassinas. ansiosas por uns reais sobrevivenciais, para drogadições e outras atividades nada sociais praticadas com as pernas abertas.
Outro dia, li os Sete Hábitos que sugavam energias corporais, físicas e morais. São eles: a. Pensar demais além dos níveis morais; b. Reclamar semre de tudo e de todos; c. Agradar todo mundo, como se todos ficassem ao seu inteiro dispor; d. Viver de ambições financeiras e prestígios fingidos; e. Imaginar sempre que tudo vai resultar em sucesso; f. Querer dar conta de tudo; g. Desejar viver, sem possibilidades, uma vida rica. Hábitos que refletem um não saber sadiamente viver, sem nunca querer aprimorar seus conhecimentos técnico-humanísticos e comunitários, relegando leituras que estruturam uma CPI – Cidadania Profissionalizante Integral sempre ajustada às mudanças velozes que estão constituindo diferenciados níveis de convivialidade social, uns altamente dinâmicos e positivos, outros deletérios e autofágicos, estes últimos fadados a fracassos integrais, cadeias longas e mortes prematuras.
Para uma juventude pensante que se prepara para atividades eticamente compativel com as exigências do atual mercado de trabalho, recomendaria algumas leituras sementeiras, que muito favorecerãouma jornada existêncial pessoal, familiar, profissional e comunitária através de uma ética balizadora altamente empreendedora, sempre a observar com serenidade os emergentes horizontes futuros. Ei-las:
1. FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, Ricardo Murer, Rio de Janeiro, Alta Books Editora, 2025, 144 p. Páginas que descortinam futuros através de conceitos, práticas e plataformas que fazem mergulhar salutarmente na atual revolução digital.
2. COMO ESCREVER BOAS NOTAS: UMA TÉCNICA SIMPLES PARA MELHORAR A ESCRITA, O APRENDIZADO E O RACIOCÍNIO, Sönke Ahrens, Campinas SP, Editora Auster, 2023, 179 p.Textos curtos que ensinam os seis passos da boa escrita, com seus quatro princípios básicos, para uma exposição de boas ideias, de fácil compreensão e aceitação.
3. DESCONECTE-SE: UMA JORNADA DE VOLTA À VIDA REAL, Richarde Guerra, Editora Thomas Nelson Brasil, 2025, 224 p. Leitura oportuna para bem enfrentar as grandes tensões atuais sem menosprezar o uso da útil tecnologia eletrônica, sem contudo menosprezar a realidade e a espiritualidade, tampouco o caráter comunitário das atividades desenvolvidas. Sempre a perceber-se um aprendiz de tudo e um ser ético profissional maluco beleza, a la Raul Seixas, sempre num positivo existir metamorfoseante.
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social