1590 – NOTÍCIAS DE CHICO XAVIER
Em 1975, quando fazia meu mestrado em Educação, área de Planejamento Educacional, na PUC do Rio de Janeiro, tive a oportunidade de assistir uma palestra do Chico Xavier, que fez chegar aos presentes uma mensagem que dizia sem petulância:
“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres – a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação – é você mesmo.”
Na ocasião, a leitura de tal mensagem não me deixou mais consciente, embora tenha ingressado, quando do meu retorno ao Recife, na Comissão Justiça e Paz, a convite do então arcebispo metropolitano de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara, que muito me direcionou para uma MCP – Militância Combatente Pacífica, pela redemocratização do Brasil, à época dominado por uma ditadura militar.
Quando o Dom partiu para a eternidade, em 1999, com a chegada do novo arcebispo percebi que o Dom era incrivelmente diferenciado da quase totalidade das demais mentes vaticanas, me afastando progressivamente do catolicismo, sem perder minha confiança radical no Homão da Galileia e na Sua Mãe Santíssima.
Enviuvando em 2015, posteriormente conheci uma professora que era espírita, com ela juntando meus trapinhos e principiando a ler a Doutrina Espírita, a partir das indicações dela e da assistência às conferências pronunciadas, no Recife, pelo SIMESPE – Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas em Pernambuco, promovido pelo Seara de Deus, acontecido anualmente no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco. Um evento anual que congregava talentos espiritistas de alto nível. No SIMESPE ouvi palestras memoráveis de notáveis analistas, entre os quais Divaldo Franco e Haroldo Dutra Dias. Foi então que decidi aprofundar minha leituras espiritistas, atentando, em 1918, para a leitura de um livro biográfico que muito me entusiasmou, embora sem nunca perder minha devoção pelo Homão de Nazaré, cuja Mãe Santíssima e meus alicerces cristãos continuassem vigorando em meu interior.
Para os prováveis leitores, recomendo a leitura de algumas mensagens psicografas do Chico Xavier, explicitadas no livro Notícias de Chico, psicografadas pelo médium Samuel Gomes – Belo Horizonte MG, Editora Dufaux, 2018, 190 p. No livro, constatei um verdadeiro prognóstico do famoso médium mineiro de São Leopoldo: “Quanto maior for o grau de espiritualidade desenvolvido no ser, maiores serão as transformações que se apresentarão aos olhos de todos.”
Quem viver, testemunhará.
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social