1569 – PÁGINAS QUE REVELAM E ENCANTAM
Muito lamentavelmente, no mundo contemporâneo, a maioria rumina muito e pouco pensa sobre as causas básicas dos seus próprios problemas. Milhões sobrevivendo sob o trágico “efeito manada”, inseridos num dogmatismo que vitimiza a autoestima, potencializa a violência, deseduca mentes e corações, animaliza objetivos e favorece um fundamentalismo alienado. Onde tudo se torna embasado num “deus quis” e “se deus quiser”, sem um mínimo conhecimento do Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas, inclusive dos pensantes que buscam entender cada vez mais as Suas mensagens. Que são explicitadas pelos Seus principais reveladores, em todas as áreas científicas e religiosas, crenças. Um deles chamado Lao-Tsé, um dos mais importantes representantes da sabedoria espiritual de todos os tempos, autor do TaoTe Ching, escrito na China há mais de 2.600 anos, sempre orientando o ser humano na efetivação da sua autorrealização.
Recentemente, a Editora Martin Claret editou um livro que muito iluminará corações e mentes. Um livro que foi escrio 600 anos antes de Cristo por Lao-Tsé, que até hoje serve de guia espiritual para as mais diferenciadas crenças religiosas, tornando-se livro de cabeceira de milhões de pessoas. Uma obra imortal que explicita o princípio e um fim, que ainda muitos não aceitamos plenamente. Mas que nossa intuição acata com confiança e muita fé. O nome do livro: TAO TE CHING: O LIVRO QUE REVELA DEUS, Lao-Tsé, São Paulo, Martin Claret, 2023, 219 p.
Um outro livro encantador: INTEGRANDO PSICOLOGIA E FÉ: MODELOS PARA UM ENGAJAMENTO CRISTÃO, Paul Moes e Blake Riek, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2024, 208 p. Páginas que explicitam uma gama de opções à disposição dos cristãos para um efetivo engajamento evangelizador, favorecendo uma cosmovisão semeadora. Uma sinopse lúcida das perspectivas filosóficas, psicológicas e teológicas que estruturam nosso pensamento, favorecendo uma melhor visão do mundo que nos abriga.
Finalmente, para todos os cristãos contemporâneos, pensamentos de um notável teólogo alemão que muita ajudará a preparar o caminho da Igreja peregrina, na proclamação e mediação da graça de Deus para todos os seres humanos: O CRISTÃO DO FUTURO, Karl Rahner, São Paulo, Paulus, 2024, 87 p. O autor (1904-1984), sacerdote jesuíta, em quatro ensaios, ressalta alguns pontos focais do Concílio Vaticano II.
Nos tempos atuais, de muita turbulência, já se principia a sinalizar a principal causa de tudo: a imaturidade emocional-cognitiva, a matriz de todo nosso atraso civilizatório. A quase totalidade do mundo ainda não assimilando procedimentos evolucionais, fraternais e solidários por derradeiro. E persiste em na contaminação das falhas de caráter apontadas pelo sábio Sun Tzu: a negligência, a timidez decisória, a iniciativa empreendedora, o egoísmo e a obsessão por popularidade.
Saibamos ampliar nossa serenidade binoculizadora. E que, no Brasil, a caminhada do ex-camelô Sílvio Santos, eternizado recentemente, nos sirva de permanente balizamento comportamental.
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social