1553 – ESCLARECIMENTOS SOBRE O HOMÃO


Quando me perguntam sobre qual a personagem da história do mundo que mais me proporciona esperança, dúvida, perplexidade, fidelidade e análises quase cotidianas, respondo sem pestanejar que é Jesus de Nazaré, para mim o maior RP – Revolucionário Pacífico de todos os tempos, analisado por milhares de pesquisadores nos últimos dois mil anos.

Possuo uma nazarenoteca, com quase duzentos volumes, escritos por especialistas das mais variadas vertentes profissionais e eclesiásticas, alguns mais eruditos, outros mais voltados para o senso comum, outros buscando esclarecer os curiosos de sempre, crentes e ateus, agnósticos e desconfiados.

Explicito, abaixo, cinco textos que muito me entusiasmaram nos últimos anos, que favorecerão um conhecimento intercomplementar sobre o Galileu que muito amo, como espiritista engatinhante sempre em busca de um quero-mais-saber esclarecedor por derradeiro. Pois tenho a certeza plena de que não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser identificado e proclamado. A ordem das indicações abaixo nada tem de hierárquica, podendo ser seguida apenas pelo interesse despertado. Ei-las:

a. JESUS: UM BREVE ROTEIRO HISTÓRICO PARA CURIOSOS, Alex Fernandes Bohrer, São Paulo, Chiado Books, 2021, 252 p. Capítulos indagativos que esclarecem pesquisadores, curiosos e seguidores, sobre os dizeres dos Evangelhos, inclusive apócrifos, bem como relatos e análises feitas pelos Pais da Igreja. Segundo o autor, um professor mineiro com mestrado e doutorado em História Social da Cultura, que analisa, sem cavilações catequísticas, a incrível caminhada de um simples filho de carpinteiro com uma dona de casa consagrado como Filho de Deus, Deus dos cristãos de todas as vertentes. Algumas das questões que mereceram esclarecimentos convincentes: Como foi a infância de Jesus? Qual era a aparência de Jesus? Qual era a religião de Jesus? Por que os cristãos foram perseguidos? Como era o território onde Jesus viveu? Páginas que buscam decifrar o personagem mais paradigmático da humanidade.

b. JESUS: UMA REPORTAGEM, Luiz Cesar Pimentel, São Paulo, Editora Seoman, 2018, 287 p. Páginas que respondem positivamente uma questão singular: Pode uma fé de tanta amplitude e tanto carisma ser decifrada à luz das ferramentas habituais do jornalismo investigativo? Respostas que são dadas por um jornalista brasileiro, paulista, possuidor de um domínio extraordinário dos textos bíblicos e pesquisas científicas correlatas. Páginas que amplamente distinguem o Nazareno dos demais candidatos a messias de uns bons tempos para cá. O autor é especialista em Mídia Digital pela Universidade de Berkeley.

c. AS 100 MENSAGENS MAIS IMPORTANTES DE JESUS, Franz Alt, São Paulo, Editora Pensamento, 2018, 276 p. Páginas essenciais para redescobrir o verdadeiro significado das Palavras do Homão, favorecendo mais lucidez para todos os leitores. O autor é alemão, jornalista PhD em Ciências Humanas, premiado pela autoria de projetos pela Paz, Liberdade, Iluminação e Integração para um Mundo Mais Justo. Como deveria ser o Jesus ecológico do século 21?

Como Jesus via a sexualidade? E como ele via os molestadores de crianças e adolescentes?

d. JESUS, O LIVRO, James Barlow (compilação), São Paulo, Mundo Cristão, 2024, 272 p. Uma história bíblica sobre o Filho de Deus como jamais se viu. Relatos feitos através de um encadeamento cronológico dos fatos numa narrativa sequencial, embasada na Bíblia Nova Versão Transformadora, sem dúvida alguma a primeira fonte sobre o Homão da Galileia. nosso Irmão Libertador.

e. PALAVRAS DESCONHECIDAS DE JESUS, Joachim Jeremias, São Paulo, Editora Academia Cristã, 2020, 224 p. O autor (1900-1979), com diversas obras já publicadas no Brasil, efetiva uma análise consistente, amplamente ética, sobre o assunto, demonstrando seriedade na pesquisa e muito amor ao Evangelho. Pesquisas que preenchem um vazio existente em muitos, esclarecendo os ensinamentos do Mestre solidamente embasados em seus verdadeiros pronunciamentos.

As leituras acima nos proporcionam sólidos conhecimentos sobre a caminhada terrestre do maior revolucionário de todos os tempos, que sempre embasou seus ensinamentos sob o tripé Fé x Esperança x Caridade. Uma FEC que nos deve iluminar cotidianamente até os finais dos nossos tempos terrestres. Assim procedendo, a gente amada perceberá o tanto de razão que tinha o endocrinologista alemão Harry Benjamin (1885-1986): “Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias.”

Boas leituras, vivências e observâncias analíticas!!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social