1550 – NOTAS REFLEXIVAS
1. O mundo contemporâneo está contaminado por um vírus sinistro, o VI – Virus Incivilizatório, causador de uma crescente AHP – Analfabetização Humanística Planetária, onde a IA – Inteligência Artificial acarreta ainda mais um total distanciamento dos menos pensantes, sempre ruminantes e potencialmente inconclusos. Urge um revigoramento interrelacional entre Ciência x Humanismo x Espiritualidade, favorecendo enxergâncias solidárias consistentes e duradouras.
2. Alguns coroas abastados estão sendo atraídos por PAN – Piranhas Alto Nível para locais de encontro onde são extorquidos de várias maneiras, alguns até mortos. São assaltados, depenados, surrados violentamente, todos vitimados por AXs – Ânsias Xoxotais sem os devidos parâmetros de felicidade e bem-estar. O BO – Boletim de Ocorrência é a única escapatória, quando não um sepultamento lacrimoso, em parte amplamente hipócrita.
3. Com os tempos emergentes da IA – Inteligência Artificial, que o MEC jamais se torne MEC – Medíocre, Esclerosado e Comodista, distanciado de um dinâmico MEC – Múltiplos Empreendimentos Criativos, capazes de travar um efetivo combate contra uma CDJ – Cretinice Digital Juvenil que seguramente vitimará toda uma geração, asfixiando uma CMD – Cognitividade Mental Dinâmica capaz de favorecer o ingresso do Brasil no rol das maiores Nações de um mundo saudavelmente pós-moderno, sem ódios alucinantes, nem fundamentalismos religiosos, tampouco fascismos, racismos e outros ismos perversos.
4. Como social-democrata o radicalmente apartidário, sei distinguir nitidamente um conservador politicamente ético de um sectário, fascistas ou esquerdopata acanalhado, sem lenços nem documentos morais, desejosos apenas de amerdalhar regimes políticos. Saibamos votar, racional e civilizadamente, neste 2024.
5. Nos canais abertos da TV brasileira, multiplicam-se os PMBs – Programas Muito Bostas. Entre outros sintomas, fedem demais: as novelostas, os eventostas de auditório, as narrativostas esportivas, as analisostas políticas, os comentaritostas de plantão, e os camundongostas histéricos, para não falar dos BBBostas que apenas satisfazem os mais mentalmente ananzados do horário.
6. Considero Putin, um reles ditador de uma Rússia que nunca conviveu com uma Democracia de mesmo. Mas seu DA – Day After está bem próximo. Para ele e outros autoritariostas.
7. A Saúde Brasileira está a necessitar, em todos os seus níveis, de executivos empreendedores competentes e dinâmicos, dotados de uma CTC – Criticidade Técnico-Científica superior às MDP – Mediocridades Decisórias Políticas que provocam desesperanças, desesperos e mortes do Oiapoque ao Chuí.
8. Excelentes, todos os sábados, as análises feitas pela jornalista Dora Kramer na Folha de São Paulo, sempre atualizada acerca de todo o ambiente político brasileiro.
9. Uma criança carioca de 10 anos vai expor suas pinturas no Museu do Louvre, Paris, comprovando a genialidade da gente brasileira, com as exceções que vez por outra aparecem no noticiário pátrio, deixando todos com uma vontade gigante de jogar pedra na televisão.
10. Prestem todos muita atenção: “a mera existência dos seres humanos, nossa consistência biológica, nossa evolução e, é claro, os desafios que nos aguardam no futuro, todos são temas fascinantes.” Para uma leitura bem esclarecedora: UMA INCRÍVEL HISTÓRIA DO HOMEM, Evelyne Heyer (org.), Porto Alegre RS, L&PM, 2019, 252 p. Conheça, sem eruditismos cavilosos, como foi a história do gênero Homo até chegar ao Sapiens. E porque somos a única espécie que raciocina e fala. E como seremos nós nos amanhãs ainda muito distantes.
Ampliemos nossas leituras semanais, para não ficarmos somente dedilhando celulares e teclados de computadores. Pois, assim procedendo, poderemos findar com-puta-dor de cabeça.
Feliz Páscoa para todos, apesar das saudades que teremos do inesquecível Menino Maluquinho, do notável Ziraldo!
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social