1545 – PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA 2024


Uma amiga muito querida, Helena Carvalho, me recomendou, outro dia pela internet, uma releitura das duas cartas de Pedro contidas no Novo Testamento. Segundo ela, leituras que muito favoreceriam uma época de preparação para a Páscoa, ensejando uma mais sólida compreensão da passagem da morte para vida, da escravidão para a liberdade, para uma nova vida mais racional com fraternidade universal, onde todos possam ter vida plena e vida em abundância.

Aproveitei a indicação da muito estimada escritora Helena Carvalho e resolvei dar uma repassada em alguns outros pensares, fortificando meu interior espiritista e o meu amor pelo maior revolucionário de toda a Histórianda Humanidade, Jesus de Nazaré, Aquele que veio para semear as bases de uma nova comunidade mundial, sem ódios, sem distinção alguma entre raças, gêneros, crenças e etnias, livrando todos os Seus filhos amados das múltiplas cegueiras sociais e espirituais dos quatro cantos do mundo, sem que ninguém mais fosse superior a ningué, conforme explicitado em João 13, 14-15, para mim o Evangelho que mais me marcou como cristão militante.

Para uma reciclagem bem conduzida, me programei, primeiramente, para uma releitura de páginas muito bem escritas, que nos oferecem a oportunidade de embarcar numa jornada pelo evangelho joanino, para conhecer o verdadeiro Nazareno: JESUS NÃO É QUEM VOCÊ PENSA, Tiago Mattes, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2023, 192 p. O autor é pastor da Igreja Batista Redenção, mais conhecida como Igreja Red, ou simplesmente Red. Para quem reside fora da área da Red, o acesso pode ser feito pelo youtube.com/igrejared.

Como vivemos num mundo repleto de mil e uma considerações historicamente muito distanciadas da realidade, explicitadas por mentes incultas ou preconceituosas, resolvi voltar a consultar um livro que muito me auxiliou quando professor e consultor em Desenvolvimento e Grrência de Recursos Humanos: PSICOLOGIA SOCIAL PARA PRINCIPIANTES: TEORIA E PRÁTICA SOBRE PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, Aroldo Rodrigues, 15ª. Edição revista e ampliada, Petrópolis RJ, Vozes, 2024, 331 p. O autor é PhD em Psicologia pela Universidade da Califórnia, cuja primeira edição da obra ocorreu em 1972. Excelente para quem deseja conhecer as manifestações públicas contemporâneas, muitas delas recheadas de intenções populistas e messiânicas, uma percentagem alta revestidas de nostalgias de ontens que não mais voltarão.

Por fim, diante da recente posição de definição que abalou o mundo diplomático Ocidente-Oriente, por conta própria resolvi conhecer a história da ignorância sob as mais variadas formas, desde a Antiguidade até os tempos recentíssimos, quando muitos abandonaram suas assessorias constituídas e se imaginaram portadores de sabedoria tampas-de-foguetes, vexaminando seus derredores e adeptos. O livro: IGNORÂNCIA: UMA HISTÓRIA GLOBAL, Peter Burke, São Paulo, Vestígio, 2023, 366 p. Uma leitura para todos os credos científicos, políticos e religiosos, possibilitando identificar prontamente novos conhecimentos, defenestrando as barbaridades midiáticas. Incluindo aqueles que não servem de canja para ningúem. Nem percebem as consequências de uma manifestação grosseiramente inculta, também vista como desatinada, desabrida, amplamente oportunista.

Por fim, para não ficar enfadado, buscarei ler um livro que dizem ser profundamente tocante, ressaltando a IA – Inteligência Artificial: O QUE NOS TONA HUMANOS?: UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL RESPONDE AS PERGUNTAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA, Iain S. Thomas, GPT-3, Jasmine Wang, Cotia SP, Latitude, 2023,214 p. Os amanhãs diante dos nossos olhos. Como seremos mais humanos?, eis a questão que a IA tenta responder.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social