1525 – AT E NT NUM OLHAR ESPÍRITA
Muitos irmãos cristãos espiritistas que conheço não se aprimoram nos ensinamentos bíblicos pautados sob a Doutrina Espírita, inúmeros não sendo sequer possuidores de uma Bíblia Sagrada em seus recintos domiciliares. Para os assim identificados, recomendo uma leitura que muito os capacitará para uma militância cristã kardecista, disseminando os Evangelhos e a Doutrina com mais segurança. Cientes e conscientes dos ensinamentos do Senhor Jesus e dos recebidos pelo lionês Allan Kardec. Ei-la: BÍBLIA SAGRADA: UM OLHAR ESPÍRITA, Evelyn Freire de Carvalho, Campos dos Goytacazes RJ, Editora Letra Espírita, 2021, 256 p.
A autora é Procuradora do Ministério Público de Contas do Amazonas, influenciadora digital e uma estudiosa da Doutrina Espírita há mais de 30 anos. E ainda administradora do portal Conhecendo o Espiritismo, no Youtube e em outras redes sociais. Seu trabalho está sempre voltado para a ampliação do conhecimento da Doutrina Espírita, buscando despertar a interesse por um mais disciplinado estudo de um Espiritismo sempre imbricado com a Bíblia Sagrada. Sua atuação missionária pode ser ainda vista no site www.conhecendooespiritismo.com.br.
No livro acima citado, capítulo 1, o leitor encontrará respostas para uma série de indagação:
– O Espiritismo confirma a existência de Deus?
– O Espiritismo é uma religião cristã?
– Quem foi Moisés?
– Quem foi Jesus?
– Quem foi Maria de Nazaré?
– Quem foi José?
– Quem foi João Batista?
– Quem foi Maria Madalena?
– Quem foi Paulo de Tarso?
– Quem foram os apóstolos de Jesus?
– Quem foram os discípulos de Jesus?
– O que são o Céu e o Inferno?
– O que é o Purgatório?
O livro ainda e esclarece algumas outras questões que ainda complicam algumas explanações kardecistas:
– Por que o Espiritismo é considerado o Consolador Prometido?
– Como entender o Dia de Pentecostes?
– Como entender “os tempos são chegados”?
– Como entender a “geração nova”?
Sobre as Sagradas Escrituras, a autora esclarece algumas questões que poucos sabem responder: O que é a Bíblia? Quem escreveu a Bíblia? O que são livros apócrifos? Como interpretar as Sagradas Escrituras? Jesus é Deus? Jesus veio modificar o Antigo Testamento? Qual a mensagem mais importante deixada pelo Galileu? Há fenômenos mediúnicos nas Sagradas Escrituras? Há na Bíblia comprovação da imortalidade da alma? Os sonhos premonitórios mencionados nas Bíblia existem? Judas tinha a missão de trair Jesus? Jesus foi realmente tentado pelo diabo no deserto? Como o Espiritismo entende os pecados? Jesus teve um corpo físico ou espiritual? A Bíblia condena a homossexualidade?
No último capítulo do livro, Evelyn Freire esclarece algumas supostas contradições que perambulam numa pós-modernidade intensamente envolvida em interesses os mais diferenciados. Ressaltamos algumas delas, plenamente esclarecidas: A Bíblia é contrária ao Espiritismo? O Espírita deve estudar a Bíblia? Existe ressurreição ou reencarnação? Por que Moisés condenou a comunicação com os Espíritos? Como o Espiritismo entende o Paraíso Perdido? Qual a visão espírita sobre a Santa Ceia? O Espiritismo é contrário às penas eternas? Como o Espiritismo analisa a virgindade de Maria?
O livro, para a Evelyn, foi uma oportunidade ímpar dela fortalecer uma maior imbricação entre as orientações contidas nas Escrituras Sagradas e as orientações recebidas por Allan Kardec dos Espíritos Superiores, favorecendo amplas enxergâncias e binoculizações aos filhos amados do Criador, fortalecendo missões e reconstruções espiritualistas e espiritistas, promovendo uma fraternidade planetária sem perseguições nem discriminações, contribuindo para que todos tenham em abundância no caminhar para a Luz.
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social