1523 – POR UM AUTÊNTICO NOVO TESTAMENTO


Um teólogo protestante alemão, especializado em aramaico, Günther Schwartz (1928-2009), escreveu certa feita: “A maior parte daquilo que a cristandade acredita não foi ensinada por Jesus, e a maior parte daquilo que Jesus ensinou, a cristandade não conhece.”

A explicação de Günther Schwartz revela uma notável racionalidade, depois de seus intensos estudos e pesquisadas praticados ao longo de cinco décadas de muitas análises: Jesus falava aramaico e toda sua mensagem nos foi transmitida há dois mil anos em grego e traduzida para centenas  de outros idiomas. E que a diferença entre a língua materna do Nazareno Amado e o grego era tão grande quanto hoje é entre o árabe e o alemão. Além do fato dos ensinamentos d’Ele terem sido escritos muitas décadas depois.

Um questionamento, nunca debatido com sinceridade, foi feito por outro estudioso alemão, Franz Alt, graduado em Teologia nas Universidades de Freiberg e Heildelberg, laureado em 2017 com o Lionheart, prêmio honorário concedido a autores de projetos pela Paz, Liberdade, Iluminação e Integração para um Mundo mais Justo. Ei-lo: “Por que ainda hoje, no mundo inteiro, os estudantes cristãos de teologia tomam o latim, o grego e o hebraico como pressupostos para seus estudos, e não o aramaico?” E emite uma conclusão inquietante: “As três línguas antigas da Igreja em nada contribuem para compreender Jesus em sua língua materna. Do que as igrejas cristãs têm medo?” E ele ainda afirma que a grande maioria dos professores cristãos de teologia não domina a língua aramaica, inúmeros deles considerando a língua grega infalível.

Recentemente, o Papa Francisco anunciou uma intenção de editar um autêntico Novo Testamento, a partir da língua materna do Homão da Galileia, favorecendo o retorno de milhões, que das igrejas cristãs se afastaram.

Para que todos possam usufruir, com mais fidelidade, as lições deixadas pelo maior revolucionário da história da humanidade, recomendo a leitura de um livro do acima citado Franz Alt, após anos de aprendizado de aramaico AS 100 MENSAGES MAIS IMPORTANTES DE JESUS: UMA OBRA ESSENCIAL PARA REDESCOBRIR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DO CRISTO E TRAZER MAIS LUZ À SUA VIDA, Franz Alt, Rio de Janeiro, Editora Pensamento, 2018, 276 p. Um livro que tem uma quase profética dedicatória: “Para Günther Schwartz e o Para Francisco em sua luta pela verdade e pela liberdade

Na contracapa, o objetivo do oportuníssimo livro de Alt: “Com brilhantismo e notável precisão, Alt enfoca os ensinamentos mais relevantes de Jesus para os dias de hoje, mostrando a forma poética com que Ele se expressava originalmente em aramaico e tornando-o mais acessível a todos nós. Ele faz isso, lançando uma nova luz sobre ícones cristãos como o Pai Nosso, o Sermão da Montanha e as palavras de Cristo na cruz, livres de imprecisões tradutórias e de adornos adicionais posteriores. O resultado é surpreendente, às vezes perturbador, mas sempre atual.”

O livro do Franz Alt, eu já o presenciei para um bocado de amigos. E desde 2019, quando o adquiri, já o reli duas vezes, preparando-me para uma vez terceira neste segundo semestre.

Creio ser uma leitura para todos os espiritualistas, espiritistas e agnósticos. Que ensina a todos como se deve militar por um mundo onde todos devem ter  vida e vida em abundância.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social