1512 – POR AMANHÃS LIBERTÁRIOS
Ruídos advindos do Vaticano dão conta da existência de estudos profundos para uma edição da Bíblia Sagrada – AT e NT – de conformidade com os paradigmas contemporâneos, deixando os escritos inspirados por Deus com feições mais condizentes com uma pós-modernidade cada vez mais evolucionária, evangelizando mais adequadamente espiritistas, espiritualistas, agnósticos e céticos.
Como coincidências não existem, um fato não muito recente, aconteceu nos Estados Unidos, num programa de televisão matinal, assistido por milhões de expectadores, quando o animador perguntou ironicamente a um evangelizador reconhecido internacionalmente:
– Muito bem, você tem afirmado que frequentemente tem falado diretamente com Deus. Então diga agora, para os telespectadores que nos assistem, qual é a principal mensagem de Deus para o mundo? Pode reduzi-la a uma ou duas frases? Tem cerca de trinta segundos para responder.
O entrevistado, Neale Donald Walsch, confirmou:
– Na verdade, posso reduzir a mensagem de Deus em apenas cinco palavras.
O apresentador, com are de intensa ironia, se voltou para a câmara principal e anunciou:
– Senhoras e senhores, este homem, que diz estar sempre em comunhão com o Divino, vai revelar a principal mensagem de Deus para o mundo em apenas CINCO palavras!
Diante de um silêncio sepulcral, olhando com serenidade absoluta para a câmara que transmitia seu rosto tranquilo, revelou a mensagem recebida do Altíssimo:
– VOCÊS ME ENTENDERAM TOTALMENTE ERRADO.
Podendo o fato acima ser chamado de grande insight, de pressentimento incrível, de ideia brilhante, de premonição, de palpite profético, de previsão genial, de intuição mental ou de serendipidade (fenômeno amplo e multifacetado, cujo sinônimo mais imediato poderia ser “feliz acidente” — ou uma “descoberta fortuita e não planejada” — derivado de sorte, providência ou acaso. Como nada acontece por acaso….
Desde 1990, as anotações das milhares de conversas mantidas por Neale com o Criador, resultaram na série Conversando com Deus, agora condensada no livro O QUE DISSE DEUS: 25 MENSAGENS QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA E TRANSFORMAR O MUNDO, Neale Donald Walsch, Rio de Janeiro, BestSeller, 2022, 415 p. Trazendo uma mensagem do autor que bem poderá provocar uma leitura urgente do livro:
“Está chegando o dia em que a enormidade do amor de Deus e da Sua dádiva à humanidade será plenamente realizada e se tornará parte da vida de todos. Esse resultado é inevitável. É apenas uma questão de tempo.”
Creio firmemente que está chegada a hora de a humanidade ter uma nova mensagem guia para poder estruturar uma nova história cultural. Onde alguns pontos necessitam ser amplamente aceitos pelos quatro cantos do mundo, favorecendo um viver fraternal jamais alcançado. Eis os pontos principais:
1. Somo todos um. Significa que cada um de nós é Divino. Você é uma individuação da Divindade.
2. Há o suficiente para todos, não sendo preciso competir, muito menos brigar.
3. Você fará muita coisa, mas jamais será por obrigação, posto que Deus não precisa, não exige enm ordena coisa alguma.
4. Deus fala com todas as pessoas o tempo todo. A questão não é “Com quem Deus fala?” É “Quem O ouve?”
5. Prestemos sempre atenção aos TRÊS princípios básicos da vida: Funcionalidade, Adaptabilidade e Sustentabilidade.
6. Não existe o certo e o errado, mas apenas o que funciona e o que não funciona.
7. No sentido espiritual, não há vítimas nem vilões no mundo, embora tudo que acontece com vocêacaba o beneficiando, posto que você é Divino.
8. Não existe inferno, tampouco condenação eterna.
9. A morte não existe, tudo sendo apenas um processo de reidentificação.
10.Não existe espaço e tempo, apenas o aqui e o agora.
11. O amor é tudo que xiste.
12. Você é o criador da sua realidade, sempre a utilizas as Ferramentas da Criação: pensamento, palavra e ação.
13. Sua vida tem a ver com todos cuja vida você toca e de que forma toca.
14. Seu objetivo primeiro na vida é recriar-se, passar para uma versão mais luminosa.
15. Os três conceitos básicos da vida holística são: honestidade, consciência e responsabilidade.
16. Que haja um Novo Evangelho para todas as pessoas do Mundo. Somos todos um. E o nosso caminho não é o melhor, mas apenas outro caminho.
Saibamos perceber com ampla sensibilidade espiritualista e espiritista a implantação crescente dos paradigmas acima. Ampliemos nossa binoculização lendo o livro acima citado. Sem perder a ternura jamais. E sem medo, tampouco chiliques fundamentalistas.
Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social