1508 – UMA INICIATIVA PIONEIRA


Semana passada fui notificado da formação, na capital pernambucana e ainda de forma embrionária, do GREJEL – Grupo Ecumênico Jesus Libertador, constituído de profissionais recém graduados, já integrados no mercado de trabalho, com um objetivo inovador por excelência: difundir a Mensagem do Nazareno, sem intenções proselitistas, de um modo amplamente acima do confessional, favorecendo reflexões e novos entendimentos sobre o Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador.
Inicialmente, o GREJEL está composto de 15 espiritualistas e espiritistas – quatro católicos, quatro evangélicos, quatro espiritistas e três espiritualistas sem vinculações denominacionais -, com reuniões semanais de três horas, sempre aos sábados, os seis primeiros meses com um objetivo já estabelecido: conhecer mais a vida e os ensinamentos do Galileu.
Através de sorteio, o grupo foi subdividido em três, com uma tarefa inicial, a de possuir uma base bem crítico-construtiva. Para tanto, uma sementeira foi estabelecida sob três leituras: a. GESTAÇÃO DA TERRA: DA CRIAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, UMA VISÃO ESPIRITUAL DA HISTÓRIA HUMANA, Robson Pinheiro, psicografado do Espírito Alex Zarthú, Belo Horizonte MG, Casa dos Espíritos Editora, 2022, 464 p.; b. A ILUSÃO DA LUA: IDEIAS PARA DECIFRAR O MUNDO POR MEIO DA CIÊNCIA E COMBATER O NEGACIONISMO, Marcelo Knobel, São Paulo, Contexto, 2021, 160 p.; c. PENSO, LOGO ENSINO, Gabriel Perissé, Belo Horizonte MG, Editora Autêntica, 2022, 124 p.
O GREJEL escolheu duas pessoas maduras, mais de 60, para coordenar os debates, sem nenhum poder decisório sobre as manifestações feitas, para somente coordenar os trabalhos com serena objetividade e futuros procedimentos editoriais.
Após concluídas três leituras acima, o GREJEL promoverá seminários. Para tanto, alguns livros foram selecionados pelo grupo, devendo por sorteio cada um deles ser o escolhido da vez.
Os livros eleitos para os futuros debates foram os seguintes:
a. SENHOR JESUS CRISTO: DEVOÇÃO A JESUS NO CRISTIANISMO PRIMITIVO, Larry W. Hurtado, São Paulo, Academia Cristã/Paulus, 2017, 934 p. Um estudo histórico detalhado sobre a posição de Jesus na vida religiosa, fé e adoração dos seguidores desde os primórdios do movimento O Caminho até o fim do segundo século. O autor é professor de Teologia do Novo Testamento, na Universidade de Edimburgo, Escócia.
b. AS PALAVRAS E AS OBRAS DE JESUS: UM ESTUDO ABRANGENTE E SISTEMÁTICO SOBRE A VIDA DE JESUS, John Dwight Pentecost, São Paulo, Hagnos, 2022, 847 p. O autor (1915-2014) foi PhD em Teologia pelo Dallas Theological Seminary, Texas, EUA, onde lecionou por várias décadas.
c. JESUS: A HUMANIZAÇÃO DE DEUS – ENSAIO DE CRISTOLOGIA, José M. Castillo, Petrópolis, Vozes, 2015, 580 p. O autor, nascido em Granada, Espanha, é fundador da Associação de Teólogos e Teólogas João XXIII. Ele analisa as razões pelas quais as últimas gerações dos países ocidentais estão marcadas pela fórmula cunhada por Nietzsche, em O Anticristo: “O conceito cristão de Deus é um dos conceitos de Deus mais corruptos a que se chegou na terra.”
Deverão todos também ler O Anticristo de Nietzsche, para melhores argumentações evangelizadoras futuras, sabendo imbricar exemplarmente o saber sobre Jesus e o crer racionalmente em Jesus.

Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social