1507 – BALIZAMENTOS CHINESES


Quando da recente visita do presidente Lula à China, acompanhado de empresários sequiosos por novos negócios, foram presenteados à comitiva alguns textos escritos por um general chinês chamado Sun Tzu, ao redor dos anos 400 a.C. Balizamentos posteriormente editados num livro famoso intitulado A ARTE DA GUERRA. A essência dos conselhos de Sun Tzu pode ser captada em dez curtas recomendações, que muito bem servem de mandamentos e que muito deveriam ser cumpridos por políticos, empresários, militares, religiosos, sindicalistas e pequenos e médios empreendedores. Ei-los:
1. Aprenda a lutar. A competição é inevitável, acontecendo em todos os aspectos da vida; nunca poderemos aprender totalmente como competir; cuidado com o concorrer para apenas concorrer; nunca usar a competição somente para enriquecer ou para vencer sem conseguir tirar benefícios da vitória; em situações competitivas, não devemos permitir que nossas emoções comandem nossas ações; a emoção ofusca a razão e acaba com a objetividade, sendo ambas necessárias para o sucesso competitivo; a perda do controle emocional é grande desvantagem e arma poderosa na mão da concorrência.
2. Mostre o caminho. Toda liderança deve estar ajustada às estratégias do empreendimento. Embora por si só não determine o sucesso, é fator considerado prioritário para iniciativas vitoriosas.
3. Aja corretamente. Toda vantagem competitiva está baseada em uma execução eficaz; o planejamento é importante, mas as ações são a fonte de sucesso; a vantagem competitiva advém da criação de oportunidades favoráveis e da atuação sobre elas no momento certo; devemos dosar o desejo de atuar com a necessidade de exercer a paciência; somente o fato de sabermos como vencer não significa que possamos vencer; devemos atuar quando é vantajoso e parar quando em condições adversas.
4. Conheça os fatos. Saber lidar com informações corretas é a base do sucesso; o sangue vital de qualquer negócio é a informação transformada em conhecimento; na gestão da informação existem dois aspectos: o de reunir as informações e o de enviar informações, reunindo para decidir e enviando para confundir os concorrentes; a melhor informação vem das experiências; saber confiar na sabedoria popular, nunca no senso comum; os fatos confiáveis precedem sempre as ações bem-sucedidas; o sucesso no campo de batalha da informação depende de saber usar dados estatísticos com senso analítico apropriado.
5. Esteja preparado para o pior. Nunca suponha que a concorrência não atacará; nunca lide com problemas difíceis quando não tiver recursos adequados disponíveis; observe sempre de perto os concorrentes e direcione os recursos sobre seus pontos fracos; nunca subestime a concorrência e considere cuidadosamente o significado dos seus movimentos e táticas; para ter sucesso, sempre espere pelo pior, nunca cantando de galo antes do surgir da aurora.
6. Não complique. O mais importante fator de sucesso numa concorrência é a velocidade; facilite as coisas sempre que puder, posto que métodos fáceis são eficazes e baratos; ficar um passo à frente da concorrência vale mais do que qualquer outra vantagem; quando você está à frente, o concorrente tem que reagir; faça muitas coisas simples muito bem e aumentará muito as probabilidades de vencer; complexidade desnecessária, ou para simples efeito-demonstração, só traz despesas; quando a água flui, evite os lugares altos e procure os vales; distinga sempre simplicidade de simploriedade.
7. Não recue. Todo líder bem-sucedido leva adiante os seus liderados e depois queima as pontes atrás de si; a motivação e o compromisso são as chaves para a liderança; quando encarar obstáculos e desafios, direcione a atenção dos seus clientes para os benefícios do sucesso; trate bem as pessoas e capacite-as criteriosamente; o sucesso de toda organização se constrói sobre o sucesso individual de seus integrantes.
8. Atue sempre melhor. Só existem dois tipos de táticas: as esperadas e as inesperadas; os comandantes eficazes combinam as táticas esperadas e as inesperadas de acordo com as exigências da situação; a inovação eficaz não é necessariamente complicada ou difícil; muitas melhorias simples podem representar uma significativa diferença no desempenho.
9. Atue em equipe. A organização, o treinamento e a comunicação são as bases do sucesso; toda capacitação deve ser interessante para ser eficaz; não se pode punir pessoas que ainda não são leais; se não se pode punir pessoas, não se pode controlá-las; as pessoas que se sentem confortáveis e estáveis têm emoções mais sadias e as mentes mais aguçadas.
10. Mantenha os concorrentes em dúvida. Não permita que todos, na organização, conheçam os detalhes de seus planos ou futuras iniciativas. Numa administração democrática, uma excessiva consulta às bases pode retardar urgentes decisões estratégicas.
Dizem que alguns dos visitantes brasileiros saíram deveras interessados em seguir os mandamentos do notável estrategista chinês.

Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social