1501 – LIÇÕES DE UM NAZARENO MUITO MAIS QUE ÓTIMO


Nesta Semana Santa de 2023, o que poderíamos recomendar para uma leitura de militância responsável para com uma geração que fará o futuro do Brasil? Uma leitura balizadora, que favorecesse uma CCCE – Cidadania Crítico-Construtiva Evolucionário, propulsora de um efetivo desenvolvimento pessoal, profissional, solidário e comunitário do país, a sexualidade aqui pouco importando, posto que todos os gêneros humanos são Filhos Amados da Criação?
Lembrei-me do binômio Jesus X Espiritismo. Ele, por ser o modelo e guia da Humanidade, sendo por mim e por muitos milhões de seguidores como Educador Social Libertário por excelência. E o Espiritismo, por ser uma doutrina que edifica, um conjunto de princípios que formam um todo religioso, moral e filosófico de aplicações individuais e comunitárias direcionadas para a Luz.
Consultando amigos paulistas, fui agraciado com uma indicação que me proporcionou excelentes balizamentos instrucionais, em muito favorecendo alguns compromissos assumidos com grupos cristãos ecumênicos, alguns deles de excelente atuação evangelizadora na encantadora João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, onde mantenho férreas amizades intelectuais militantes.
O livro que recomendo para uma leitura reflexiva nesta Semana Santa 2023, tem como lema básico, um mantra de André Luiz, psicografado pelo saudoso médium mineiro Chico Xavier: “A educação da alma é a alma da educação.” O livro indicado pelos amigos paulistas e que recomendo com todo entusiasmo sempre docente: EDUCAÇÃO COM O CRISTO, Marcus De Mario, Goiânia GO, FEEGO, 2016, 200 p. O autor é radicado no Rio de Janeiro, fundador da Escola do Sentimento.
As páginas do livro acima citado devem ser lidas sob uma reflexão emitida pelo Espírito Emmanuel, psicografada pelo Chico Xavier e contida no livro Ave, Cristo:
“Hoje, como outrora, na organização social em decadência, Jesus avança no mundo, restaurando a esperança e a fraternidade, para que o santuário do amor seja reconstituído em seus legítimos fundamentos.”
No seu livro, o autor De Mario ressalta a urgência de se combater o orgulho e o egoísmo, considerados os maiores obstáculos ao progresso da Humanidade. E ele analisa um episódio ocorrido durante uma excursão escolar, quando dois alunos adolescentes foram flagrados fumando cigarros de maconha. E que a instituição escolar resolveu expulsar os dois alunos, deixando de levar em contra uma série de procedimentos instrutivos que teriam reestruturados o comportamento dos dois peraltas, apenas transferindo a questão para a família, que por sua vez tão somente matriculará os expulsos em outra escola, sacudindo o vício dos dois para debaixo do tapete, favorecendo amanhãs nada positivos para os alunos fumantes.
Em suas palestras, Marcus De Mario ressalta a solidariedade humana para com os mais necessitados, ressaltando que as razões históricas pelas quais, nas sociedades, existem classes mais sofredoras que as felizes advêm do próprio ser humano, através da ganância, da avareza, do ciúme, das paixões irracionais, das invejas e ânsias pelo poder. E explicita os cuidados especiais que o Nazareno Amado tinha para com as crianças vulneráveis, ressaltando que a eternidade feliz pertence aos que são semelhantes a elas.
Para os que anseiam fortalecer uma espiritualidade meio capengante nos últimos tempos, vitimados pelas gigantescas deficiências sociais, religiosas e econômicas de um mundo em transição ainda indefinida, sugiro uma outra leitura que seguramente corrigirá caminhadas existenciais, proporcionando sementeiros horizontes binoculizadores: O QUE DISSE DEUS – 25 MENSAGENS QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA E TRANSFORMAR O MUNDO, Neale Donald Walsch, Rio de Janeiro, BestSeller, 2022, 415 p. Páginas de muita utilidade para reflexões individuais e coletivas numa Semana Santa. O livro tem, de início, um aviso quase profético: “Está chegando o dia em que a enormidade do amor de Deus e da Sua dádiva à humanidade será plenamente realizada e se tornará parte da vida de todos. Esse resultado é inevitável. É apenas uma questão de tempo.”
Reproduzo o escrito pelo apóstolo Paulo, na sua Segunda Carta aos Coríntios,
Sem mais, irmãos, despeço-me de vós! Procurai agir com maturidade, tende bom ânimo, encorajai-vos mutuamente, tende um só pensamento principal e vivei em harmonia. E o Deus de amor e paz estará convosco” (2Coríntios 13,11).
FELIZ SEMANA SANTA PARA TODOS!!
PS. Neste ano, sob as Graças do Pai, estarei utilizando uma Bíblia Sagrada impressa em abril de 2022: BÍBLIA DE ESTUDO KING JAMES ATUALIZADA, Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Art Gospel, Abba Press, Rio de Janeiro, 2022, 2541 p. Letra grande. Um presente de Pascoa da Sissa, minha mulher-inspiração.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social