1500 – PARA UM BOM ENTENDIMENTO DA VIDA


Nas recentes comemorações de mais um aniversário de Olinda – cidade heroica e monumento secular, segundo famosa canção popular – tive a oportunidade de tomar conhecimento da existência, com excelente funcionamento, do NEAM – Núcleo Espírita Aristides Monteiro, situado no Bairro Novo, à rua Prof. João Cândido Pessoa, 111, ao lado do Hospital Tricentenário. Uma instituição sempre atuante através de palestras esclarecedoras e atendimentos amplamente satisfatórios, atraindo inúmeros frequentadores militantes e iniciantes dos ensinamentos recebidos e coordenados por Allan Kardec, autor de um livro fundamental intitulado O Livro dos Espíritos, editado em Paris, em 18 de abril de 1857.
Conversa vai e conversa vem com irmãos espiritistas, de um deles tomei conhecimento da existência, no NEAM, de um jovem colaborador pesquisador, Reynaldo Mendes, auditor contábil, professor universitário de Economia e Administração, que palestra e pesquisa sobre os mais diversos fenômenos espíritas, sendo autor de dois livros muito bem acolhidos pelo Movimento Espírita Brasileira.
Lendo um deles – 7 BOAS RAZÕES PARA VOCÊ CONHECER O ESPIRITISMO, Reynaldo Mendes, São Paulo, Petit Editora, 2005, 147 p. e tomando conhecimento dos escabrosos assédios sexuais acontecidos dias atrás num reality show de tv outrora de bom ibope, assédios merecedores de repúdios calorosos e xilindró de alguns anos, voltei a ler o livro do Mendes, para entender melhor o nosso cotidiano e encontrar momentos de felicidade mais efetivos numa sociedade que se está tornando cada vez mais ansiosa por prazeres carnais, abjurando as mensagens restauradoras dos líderes religiosos de todos os tempos e naipes, inclusive Jesus de Nazaré, de quem sou filho amado sempre plenamente consciente das minhas mil e uma deficiências.
O livro do Reynaldo Mendes está ao alcance de todos, espiritistas e espiritualistas dos mais variados matizes, pelas explicações práticas e de muito fácil compreensão sobre a doutrina codificada pelo Kardec, abordando nossas origens, bases filosóficas, científicas e religiosas. Uma leitura de muita utilidade para todos aqueles que desejam ser possuidores de ações comportamentais benéficas, indo muito além das estreitas fronteiras de uma simples materialidade que cerceia sempre horizontes promissores, amplamente restauradores, libertadores.
Aproveitando a conclusão da leitura acima, atrevo-me a recomendar dois outros pequenos livros-guias que também proporcionarão sólidos alicerces para a leitura dos escritos do Kardec e dos seus demais seguidores. O primeiro deles intitula-se VISÃO ESPÍRITA DA BÍBLIA, J. Herculano Pires, 6ª. edição, São Bernardo do Campo, Correio Fraterno, 2009, 104 p. O segundo tem o título de BREVE CURSO DE FILOSOFIA ESPÍRITA, Nazareno Tourinho, Bragança Paulista SP, Lachâtre, 2016, 96 p. Páginas de significativa importância para estudiosos principiantes e pesquisadores que buscam explicações da Doutrina, relacionando-as com fatos bíblicos que explicitam sobre Deus, a origem do mundo, a presença do Senhor Jesus pela Terra, além do conteúdo espiritual contido nos Evangelhos e textos proféticos.
Lamentavelmente, segundo Mendes diz no livro acima citado, “temos o hábito nocivo de fazer julgamentos, inclusive daquilo que não compreendemos. … Muitas vezes expomos ideias equivocadas porque não apuramos nosso conhecimento.” E ele ainda revelam um pronunciamento de um professor famoso da Academia de Medicina de Paris: “Não há contradição alguma entre os fatos e teorias do Espiritismo e os fatos positivos estabelecidos pela Ciência.” (Dr. Charles Richet)
Para quem gosta de ler a Bíblia Sagrada, por último recomendo a leitura de um livro que muito clareou inúmeras ignorâncias minhas, favorecendo uma maior compreensão entre a Bíblia Sagrada e o Pentateuco do Allan Kardec e os demais escritos dos notáveis do Movimento Espírita Mundial, inclusive alguns brasileiros: BÍBLIA SAGRADA: UM OLHAR ESPÍRITA, Evelyn Freire de Carvalho, Campos dos Goytacazes RJ, 2021, 256 p. Páginas que, lidas com objetividade, clareza e sem preconceitos fundamentalistas, muita compreensão proporcionará para todos os cristãos das mais diferenciadas denominações religiosas.
Sejamos cotidianamente pensantes, jamais ruminantes, sempre filhos enxergantes do Criador!!!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social