1498 – APOCALIPSE, MITOS E ALERTAS


Há poucos dias, recebi de um amigo curitibano, muito mais preparado espiritamente que eu, um simples engatinhante com pretensões apenas cognitivas, o último livro editado por um dos mais notáveis pesquisadores-palestrantes da Doutrina Espírita, competente Juiz de Direito, também Mestre em Neurologia, atualmente findando seu Doutoramento na mesma área, na Universidade Federal de Minas Gerais. O nome do livro: APOCALIPSE: MITOS E VERDADES, Haroldo Dutra Dias, São Paulo, Intelítera Editora, 2023, 183 p.
Considero o último livro do Novo Testamento, como muitos milhões de outros cristãos, como o livro mais enigmático de todos os demais das Escrituras Sagradas, com seus 22 capítulos, 404 versículos, 12 mil palavras e cerca de 300 símbolos proféticos, a exigir sempre evolucionárias análises interpretativas, sempre separando os mitos e as verdades para viabilizar uma viagem de luminosa enxergância, correlacionando sempre as profecias lá reveladas com uma conjuntura pós-moderna que vivenciamos atualmente, repleta de egoísmos, descrenças, conflitos bélicos, odiosidades sociais e políticas, fake news, ceticismos agudos e amplos desprezos para com os desfavorecidos financeiramente, a lucratividade tornando-se a porta-estandarte dos empreendimentos, sem uma mínima solidariedade social.
Não tenho receio em ressaltar que o livro Apocalipse pode ser considerado um dos maiores feitos teológicos do cristianismo primitivo, muito embora sua forma literária o torne, muitas vezes, impenetrável para muitos leitores contemporâneos, favorecendo interpretações errôneas, ingênuas, fundamentalistas ou propositalmente hipnóticas.
Para me auxiliar na leitura do livro do Haroldo Dutra Dias, lancei mão de minhas Bíblias de uso diário: a BÍBLIA SAGRADA: NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2012, 1760 p.; e a BÍBLIA SAGRADA NOVA VERSÃO INTERNACIONAL, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2019, 1600 p.. E dos seguintes outros livros: APOCALIPSE PARA TODOS, N.T. Wright, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2020, 272 p.; APOCALIPSE: O JUÍZO FINAL É CHEGADO, Erivaldo de Jesus, São Paulo, Editora do Autor, 202, 2331 p.; e OS MISTÉRIOS DO APOCALIPSE – 325 RESPOSTAS BÍBLICAS, TEÓRICAS E CIENTÍFICAS SOBRE APOCALIPSE, PROFECIAS E SINAIS RELATIVOS AOS ÚLTIMOS TEMPOS, Joá Caitano, 21ª. reimpressão, Rio de Janeiro, Central Gospel Editora, 2022, 239 p.
Escolhi três explicações para aguçar a curiosidade dos futuros leitores das profecias escritas por João, na Ilha de Patmos, com cerca de cem anos de idade:
a. O que significa Apocalipse? O termo é resultado de duas palavras grega: a preposição APO (extrair, tirar, puxar) e o verbo CALIPSO (colocar o véu). Apocalipse seria descerrar aquilo que estava oculto.
b. A quem se destina a mensagem do Apocalipse? Destinava-se às sete igrejas da Ásia, provavelmente as fundadas pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias.
c. Jesus voltará ao mundo para ser crucificado novamente? Não. A missão do Senhor Jesus já foi concluída, Ele apenas voltará para acolher os cristãos desencarnados e os que estiverem vivos.
O Apocalipse, estudado com o devido respeito e com métodos sadios de interpretação é um magnífico livro de esperança e alegria? Com absoluta certeza, um livro intensamente profético, anunciador por derradeiro.
Embasemos nossas leituras quaresmais numa reflexão do bispo anglicano N. T. Wright, contida no livro acima citado:
“O mundo em que vivemos hoje não é menos complexo e perigoso do que o mundo do final do primeiro século, quando esse livro foi escrito, e nós temos a obrigação de compreender, com nossas mentes e nossos corações, as descrições gloriosas de João, enquanto tentamos ser testemunhas fiéis do amor de Deus em um mundo de violência, ódio e desconfiança.” E Wright proclama com uma vibração missionária altamente positiva: APOCALIPSE PARA TODOS!!
Uma excelente preparação para a Semana Santa 2023 para todos nós, de todas as crenças e pensares!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social