1494 – LEITURAS CONSTRUTIVISTAS


Recebo um e-mail que muito me incentivou a pesquisar leituras sementeiras para um grupo de oito jovens acadêmicos de Ciências Humanas, espiritistas alguns, espiritualistas outros, alguns à procura de uma crença. E o grupo, cujo participante coordenador é neto de amigo fraterno de longa data, segundanista de Ciências Sociais, me solicita uma orientação bibliográfica, favorecendo uma enxergância mais crítica dos amanhãs planetários, hoje um tanto intoxicados por um desenvolvimento tecnológico sem embasamentos humanísticos.

Três recomendações iniciais: a primeira é a de não comprar os mesmos livros para todos, estruturando uma biblioteca grupal, de fácil acesso grupal; a segunda é a de que toda caminhada conjunta será bem sucedida se todos estiverem nivelados culturalmente, favorecendo debates, pesquisas e novos aprimoramentos cognitivos; a terceira é obrigatória para todos: o estabelecimento de uma eletrônica comunicação grupal, favorecendo papos sementeiros e questionamentos antes não aventados.

Apresento, abaixo, uma pequena bibliografia, os passos primeiros ficando por conta do grupo, a ordem apresentada nada tendo de significativa:

  1. IDEOLOGIA: UMA PARA VIVER, Juliana Fratini (organizadora), São Paulo, Matrix, 2022, 232 p. Textos elaborados por especialistas diversos em Ciência Política, de várias vertentes ideacionais, que muito auxiliarão a clarificar os primeiros passos de todos, sem jamais a intenção de construir unanimidades, muito embora proporcione uma consciência mais solidamente constituída sobre os assuntos humanísticos atuais.
  2. Para melhor participar de uma coletividade amplamente democráticas, grupalmente entender as bases mutacionais que se estabeleceram mundialmente nos últimos dois séculos: A SOCIEDADE INCIVIL: MÍDIA, ILIBERALISMO E FINANÇAS, Muniz Sodré, Petrópolis, Vozes, 2021, 271 p. Análise das transformações aceleradas que estão acontecendo, favorecendo debates múltiplos nas mais variadas regiões do planeta.
  3. < Para que todos acreditem piamente que “pensar é o início do ser-humano”, como afirmava Karl Jaspers (1883-1969), o fundador do existencialismo alemão, expulso da Universidade de Heildelberg pelo governo nazista do III Reich, um excelente início pensante: CAMINHOS PARA A SABEDORIA: UMA INTRODUÇÃO À VIDA FILOSÓFICA, Karl Jaspers, Petrópolis RJ Vozes / Goiânia GO Vida Integral, 2022, 196 p. Para se ter uma noção amplamente compreensível de Filosofia, sem os desdobramentos herméticos que desestimulam muita gente.
  4. Para os que nunca se interessaram pelo assunto, imaginando que o assunto é para intelectuais altamente especializados, abstratos demais, páginas esclarecedoras amplamente didáticas: INICIAÇÃO À FILOSOFIA PARA NÃO FILÓSOFOS, Louis Althusser, São Paulo, Martins Fontes, 2019, 254 p. Momentos fulgurantes de esclarecimentos, um manifesto amplamente didático para pensamentos futuros.
  5. Para quem ainda não intuiu que a unidade se posta por detrás de toda pluralidade possível, uma leitura que muito integrará o grupo numa caminhada profissional, cada um na sua área de trabalho, eivado de muita convivialidade fraterna e solidária, sempre evolucionária: A UNIDADE POR TRÁS DAS CONTRADIÇÕES: RELIGIÕES E MITOS, Hermann Hesse, Rio de Janeiro, Record, 2022, 193 p. O autor (1877-1962) foi Prêmio Nobel de Literatura em 1946. Um dos pensadores mais prestigiados do mundo intelectual contemporâneo.
  6. Para as horas de descanso-meditação-reflexão, essenciais para reconstruções interiores, sugiro uma leitura apropriada para o momento presente brasileiro. Uma obra que nos obriga a parar, fechar os olhos e ver, recuperando a lucidez nos futuros de uma Humanidade que necessita ser mais afetuosa para com todos os seus filhos: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, José Saramago, 2ª. edição, São Paulo, Companhia das Letras, 2020, 310 p. O autor (1922-2010), um luso notabilíssimo, Prêmio Nobel de Literatura, que certa feita recomendou quase que profeticamente: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Desejo ao grupo, uma caminhada leiturosa esplendidamente pensante, favorecendo leituras complementares, analisadas com mais senso crítico-construtivo, muito apropriadas para todos aqueles que se percebem sempre uma metamorfose ambulante, como se definia o notável menestrel baiano Raul Seixas, vez por outra saudosamente relembrado nos quatro de um Brasil que é de todos e que muito amamos.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social