1491 – POSITIVIDADES X NEGATIVIDADES


Ainda nos umbrais de mais um ano novo, com esperanças mil ampliadas nos quatro cantos do planeta, onde novos caminhos deverão contar com inteligências bem nutridas por posturas éticas capazes de edificar amanhãs mais humanos. Leituras binoculizadoras também necessitam ser amplamente efetivadas, debatidas e disseminadas por todos os quadrantes da Terra, implementando ideias e iniciativas inspiradas pelo Alto, favorecendo um persistente combate em prol de uma vida plena e abundante para todos, solidária com os despossuídos, sempre também pelejando contra rostos sem alma e ações individualistas que muito ignoram o que é um saudável viver comunitário. 

Os amanhãs planetários estão a necessitar de uma nova indumentária binoculizadora, utilizando nossas habilidades em proveito de horizontes mais distributivistas, que orientem gregos e troianos de todos os naipes em não mais relembrarem ideais há muito já sepultados ao longo dos ontens. 

Neste ano que se findou, na minha enxergância crítica, constatei pontos positivos e negativos em nosso Brasil. Apresento, abaixo, os principais, listados num caderninho já quase tornado arquivo:

POSITIVIDADES  

  1. A edição do livro A MESA DE DEUS: OS ALIMENTOS DA BÍBLIA, Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti, Rio de Janeiro, Record, 2022, 382 p. Um livro que soube magistralmente combinar originalidade, erudição e fluência, tornado excepcionalmente claro e muito bem escrito.   
  2. A atuação preventiva do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, evitando o desencaminhamento do regime democrático brasileiro para áreas nunca dantes navegadas.
  3. A excepcional potencialidade da utilização do PIX nas transações financeiras.
  4. A crescente efetivação das reuniões e debates online, públicos e empresariais, potencializada pela implantação do sistema 5G em todo território nacional. 
  5. Fortalecimento da criatividade propositiva dos especialistas em Teoria Econômica sobre as ultrapassagens das atuais estratégias capitalistas desenvolvimentistas, beneficiando as regiões menos favorecidas na estruturação de um mundo mais humano. 
  6. Coragem do Papa Francisco em deixar subscrita sua carta de renúncia ao pontificado, se acontecido algum colapso do seu atual estado de saúde. 
  7. Realce mais significativo do Natal, a figura da Criança Amada sobrepujando a figura do Noel e do seu saco que nunca beneficiou todos.
  8. Eleição de Raquel Lira e Priscila Krause para o Governo do Estado de Pernambuco.
  9. Reconstituição anunciada, no Sistema Federal, do Ministério do Planejamento, favorecendo ações emergenciais que promovam mais vida e vida em abundância para todas as regiões brasileiras. Sempre aplicando as efetivas orientações deixadas pelo saudoso economista Celso Furtado.

10.Venda de celulares com uma notável inovação tecnológica: o desligamento do aparelho através da senha utilizada para iniciá-lo, inutilizando seu uso em caso de roubo ou perda.

  1. Reavaliação da redução etária da criminalidade penal, de 18 para 16 anos. Se com 16 já pode dirigir e votar, também deve ser responsabilizado por atos criminosos.
  2. A sempre ótima estruturação organizacional da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco, exemplo notável de atendimento aos seus frequentadores. 

 

NEGATIVIDADES

  1. A crescente mediocrização dos enredos telenovelísticos dos canais abertos. Urge aparecer novos escritores talentosos, cúmplices de um resgate histórico que conquistou o mundo. Com programas edificantes, jamais ratinheiros.
  2. A insegurança nas principais regiões metropolitanas do Brasil, reduzindo e muito o índice do movimento turístico anual.
  3. A deselegância cretina do tecniquinho Tite, abandonando seus comandados após a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Prova cabal de mau-caratismo cagônico.
  4. Tentativas de desconstrução do MEC por ministros incompetentes nomeados pelo governo federal que se enterrou, defenestrado por eleições livres e soberanas.
  5. A estupidificante agressividade de Putin, ditador russo, um legítimo putão, diante da Ucrânia, a merece repúdio internacional e quiçá um fuzilamento ou enforcamento futuros, decidido por um tribunal a la Nuremberg.
  6. Mediocrização dos informativos televisivos, com entrevistas, análises e comentários de categoria ínfima, a necessitarem de ampla capacitação comunicacional dos seus redatores, repórteres e apresentadores. Aplausos para William Bonner e Renata Vasconcelos, entre os minimamente sempre ótimos.
  7. Pobreza dos debates políticos da última campanha eleitoral, preferindo-se a multiplicação de coices, agressões e fakenews, favorecendo merdalidades e bostalidades, entre excrementalidades orais outras.
  8. A perpetuidade do não julgamento dos atos corrutos praticados por ocasião da aquisição da Refinaria de Pasadena.
  9. A estupidificante proibição de mulheres frequentarem a universidade no Afeganistão, numa prova cabal do machismo dinossáurico naquele país, de homens temerosos e complexados diante das intuições femininas lá emergentes e dinâmicas.
  10. Ao contrário do talentoso filho Paulo Gustavo, eternizado precocemente, sua mãe Déa Lúcia necessita ser medicada urgente com SIMANCOL, aquele produto que faz voltar as pessoas para seu estado não exibicionista.
  11. Considerada mundialmente uma cafajestada, a não entrega da faixa presidencial pelo presidente fujão ao presidente Lula. Recusa que muito o enfraqueceu perante seu eleitorado, hoje já bastante reduzido diante das suas posturas emocionais e desarranjos estratégicos fétidos.

Ampliemos nossas enxergâncias e melhor binoculizemos os amanhãs brasileiros, reconstruindo as partes destruídas, fortalecendo mais humanamente os debilitados, favorecendo uma Cidadania Brasileira sem ISMOS deletérios nem mitos vexamonosos. Com todos, sem discriminações nem preconceitos, edificando um país muito amado, onde todos tenha vida e vida em abundância, segundo orienta o evangelho joanino (Jo 10,10).

Vivamos um 2023 radioso, sob as bênçãos do Altíssimo que muito nos ama!!

_________________________________________

Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social