1484 – PONDERAÇÕES VÁRIAS


1. Você sabia que a desinformação é uma mentira deliberadamente postada nos diferenciados meios de comunicação, objetivando desvirtuar as análises críticas dos desatentos e poucos cultos? Integra a relação dos negativismos brasileiros que necessitam ser combatidos pela consciência crítica da Gente Brasileira. A CEPE – Companhia Editora de Pernambuco lançou, em abril passado, um notável trabalho de pesquisa: DICIONÁRIO DOS NEGATIVISMOS NO BRASIL, José Szwako e José Luiz Ratton (organizadores), Recife PE, Cepe, 2022, 363 p. Saibamos identificar os reacionrarismos reinantes, os racismos estupidificantes, as violações do Estado e os genocídios praticados. A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, professora titular da USP, considerou o livro editado pela CEPE “atual e contundente, necessário e urgente num Brasil condicionado por negacinismos de todas as formas, tamanhos e perigos.”

2. Comecei a ler e não parei mais, virando a noite até plena manhã seguinte, com dez minutos interrompidos para um café-com-leite matinal, na companhia da Sissa, companheira que está sempre me assessorando nas enxergâncias eficazes de uma caminhada conjugal sem lero-leros nem folgas financeiras. Uma experiência que recomendo para todos os pais de família não incultos, responsáveis por uma consistente educação cidadã profissional dos seus pimpolhos. Permitam-me os leitores amigos recomendar a notável iniciativa traduzida em páginas sedutoras, que bem refletem uma investigação inusitada, profunda e amplamente divertida sobre os grandes questionamentos atuais da humanidade. Debates acontecidos entre um notável professor da Universidade de Michigam e dois autênticos filósofos: seus filhos Rex e Hank, ainda em plena idade não adolescente. O livro resultante dessa notável experiência: AVENTURAS PELA FILOSOFIA COM MEUS FILHOS, Scott Hershovitz, Rio de Janeiro, BestSeller, 2022, 384 p. Respostas que agigantam interiores jovens e adultos.

3. Tenho uma neta lindona, adolescente, que sofre de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Por causa dela e para ser melhor avô li atentamente o livro NO MUNDO DA LUA: 100 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TDAH, Paulo Mattos, 17ª. edição, Belo Horizonte MG, Editora Autêntica, 2022, 220 p. O autor é médico psiquiatra da UFRJ, fundador e membro do comitê científico da ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Leitura obrigatória para pais, professores e educadores pensantes. Até 2000 era um assunto desconhecido no Brasil.

4. Nos meus tempos de criança, sempre com bom humor, ouvi várias vezes uns parentes sisudos dizerem que “muito riso é sinal de pouco siso”. Um direcionamento opinativo para todos aqueles possuidores de posturas saudáveis para com a vida, nunca desejando ser “as pregas de Odete”, como também eram identificados todos aqueles que não sabiam dar uma boa risada diante de uma tirada anedótica de calibre subreptício. Por incompreensão, complexo, autoritarismo moralista ou religiosidade tridentina, típica daqueles que, na micção, se utilizavam de um lenço para não tocar “naquilo”. E viva Nelson Rodrigues, um pernambucano muito arretado de ótimo, nunca esquecido: “Não há nada mais impessoal do que o idiota e nada mais idiota do que a unanimidade.” E eu, que sempre gostei muitíssimo de Carlitos, Oscarito, o Gordo e o Magro, Fernandel, Ankito, Costinha, Jô Soares, Chico Anísio, Ary Toledo, Bob Hope, Jerry Lewis, entre tantos outros, ultrapassei os que nunca sabiam dar uma risada gostosa, aprendendo a contar anedotasde salão e de chiqueiro.

5. Você sabia que os hábitos alimentares praticados na época de Jesus são os mesmos que os maiores especialistas em nutrição pregam hoje em dia? Leia: A DIETA DE JESUS, Heloísa Bernardes, São Paulo, Academia da Inteligência, 2009, 144 p. E conheça, no livro da terapeuta ortomolecular, os 10 mandamentos da dieta do Homão da Galileia!

6. Uma segunda edição primorosa de uma obra clássica: VIDA DE CRISTO, Funton J. Sheen, 2v., Rio de Janeiro, Petra, 2021, 296 p. (v1) e 264 p. (v2). Sheen foi um arcebispo católico norte-americano, denominado por Billy Graham de “o grande comunicador”. Um notável religioso cuja ausência foi sentida pela Papa João Paulo II, em outubro de 1979, quando visitava os EEU pela vez primeira. Entrando para cumprimentar o Papa, Sheen foi ovacionado por sete minutos pela multidão presente. Você sabia que Jesus nunca falou sobre sua divindade? Leia Sheen!

7. Um alerta dolorosamente trágico foi civulgado nas comemorações últimas do Dia do Professor: em torno de 2040 faltarão 235 MIL professores na Educação Básica, dada a imensa desvocacionalidade causada pelos aviltantes salários oferecidos. E os cálculos se originaram no SEMESP, instituição vinculada ao sindicato das mantenedoras de ensino superior. De 2010 a 2020, as licenciaturas tiveram um incremento de apenas 4%, onde mais da metade dos concluintes já estavam com atuação em sala de aula.

8. Leiamos, professores de todos os quadrantes, um livrinho notável: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTUR0, Edgar Morin, 2ª. edição revisada, São Paulo, Cortez/Uniesco, 2011, 102 p. Para que os nossos amanhãs nunca sejam robotizados.

9. Uma lição notável das eleições brasileira de 2022: uma crescente compreensão do eleitorado sobre conservadorismo ideológico e reacionarismo nazifascista. O primeiro, bastante embasado nas ideias de Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich August von Hayeck, Raymond Aron, Karl Popper, Isaiah Berlin e Jean François Revel. O segundo, de origens alucinatórias de ontens que não voltarão jamais, explicitado através de mentes nada evolucionárias, que se imaginam eternamente influenciadoras. O primeiro grupo sobrepujando com maestria e efetividade o segundo, sobrevivendo através de análises e debates sobre uma transdisciplinaridade criativa e ressurgente.

10. Para que o desenvolvimento brasileiroa se torne exemplo mundial, necessário se faz que suas principais correntes políticas – conservadoras e progressistas – assimilem dez básicos princípios: a. aprender a debater ideias; b. apontar caminhos alternativos salutares; c. agir sempre eticamente; d. preparar-se para as crises inevitáveis; e. nunca se omplicar com demagogias popilistas; f. jamais recuar sem debater; g. buscar sempre um agir mais racionalmente dinamizador; h. atuar sempre comunitariamente; i. manter-se sempre com análises históricas atualizadas; j. perceber sempre que a sobrevivência de todos dependerá de uma radical mudança do pensr humano, favorecendo as soluções emergentes dos complexos provlemas regionais.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social