1480 – SOBRE O HOMÃO DA GALILEIA E SEUS ENTORNOS


Convivo com inúmeros cristãos que desconhecem os contornos ambientais da vida do Senhor Jesus, apegando-se tão somente às mensagens d’Ele contidas nos Evangelhos do Novo Testamento.

Numa esplendorosa iniciativa, surgiu, em língua portuguesa, uma completa e bem elaborada edição, em quatro volumes, com mais de mil páginas, reunindo todas as informações essenciais sobre o maior revolucionário da humanidade.

Intitulada ENCICLOPÉDIA DA VIDA DE JESUS, Jean-Claude Fillion, 4 volumes, Rio de Janeiro, Editora Central Gospel, 2019, os livros reúnem dados sobre o solo, a topografia, a hidrografia, a fauna, a flora, a agro-pecuária, a população, os idiomas, os hábitos e costumes, as profissões, os partidos políticos, o dia-a-dia no templo, a vida comum do povo judeu, além de centenas de outros assuntos que vão enriquecer os conhecimentos dos interessados, promovendo o crescimento intelectual, cultural e espiritual dos leitores cristãos brasileiros.

Todas as fases da vida e do ministério do Homão da Galileia foram criteriosamente estudadas por Louis-Claude Fillion, um teólogo judeu francês, pertecente a uma ilustre família, que se converteu ao Cristo no século XIX, tornando-se um dos mais profundos conhecedores das Escrituras Sagradas de toda a história do cristianismo. Ao longo de mais de 20 anos de pesquisa, efetivadas na Palestina e nas demais áreas relacionadas às narrativas bíblicas, Fillion recolheu vasto material para escrever sua monumental enciclopédia, numa edição da Gospel enriquecida com 600 fotos de alto valor esclarecedor.

A Enciclopédia da Vida de Jesus se encontra estruturada da seguinte maneira:

Volume 1 – A Nação de Jesus, Cristo antes da encarnação e vida oculta de Jesus.

Volume 2 – A vida pública de Jesus

Volume 3 – Jesus confirma e instrui seus auxiliares entre a Terceira Páscoa e a Festa da Dedicação.

Volume 4 – Dentro da Perspectiva Messiânica rumo ao Calvário.

Uma notável fonte de consulta, pesquisa, descoberta e inspiração produz a edição notável da Editora Central Gospel, que inaugura uma nova fase de estudos cristológicos entre os espiritistas e espiritualistas, além de pesquisadores em geral do Brasil.

Destaques se faça para os seguintes aspectos expressos nos quatro volumes:

Volume 1 – Províncias e cidades da Palestina no tempo de Jesus; Situação política da Palestina; Condições sociais da Palestina; Situação religiosa dos judeus; As duas anunciações de Jesus; A vida oculta de Jesus; O desenvolvimento intelectual e moral de Jesus; A família de Jesus.

Volume 2 – A vida pública de Jesus; O ministério de João Batista; O ministério preliminar de Jesus em Jerusalém, na Judéia e em Samaria; A pregação de Jesus na Galileia; Início dos conflitos de Jesus com os fariseus; Jesus encontra oposição na Galileia.

Volume 3 – A eleição dos doze apóstolos; A pedagogia de Jesus; A posição de Jesus diante da lei mosaica; Um olhar geral sobre os milagres de Jesus; As parábolas do reino de Deus; A terceira viagem missonária de Jesus; A instituição da Santa Ceia.

Volume 4 – Novos ensinamentos de Jesus aos seus discípulos; Da Festa da Dedicação até a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Jesus resolve várias questões apresentadas por seus inimigos; As grandes advertências de Jesus aos fariseus e aos discípulos; Fatos que antecederam a Paixão; A última Pascoa e a instituição da Santa Ceia; A prisão de Jesus; O julgamento de Jesus pelo Sinédrio; Jesus diante de Pilatos; A caminhada até ao Calvário e a crucificação de Jesus; A ressurreição e ascensão de Jesus.

Para todos, uma leitura excepcionalmente meditativa. Que saibamos mais sobre o Homão da Galileia e seus   entornos. E que tomemos conhecimento do que efetivamente ocorreu entre a morte e a ressurreição de Jesus. E o que aconteceu no caminho de Emaús. Que entendamos racionalmente o que explicita At 1,7-8.

Uma leitura sementeira para todos os irmãos, de todas as convicções e crenças, encarecendo apenas uma atenção toda especial para o que está contido no Evangelho de João 5, 24.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social