1473 – PARÁBOLAS DO HOMÃO


Muitos amigos meus, espiritualistas, espiritistas, agnósticos e descrentes me perguntam como aprimorar seus conhecimentos sobre a mensagem revolucionária de Jesus da Galileia, em consonância com o mundo contemporâneo, reinterpretando conceitos elaborados por especialistas em passados recentes e remotos. Onde novas reflexões em torno da natureza do ser humano devem ser explicitadas, principalmente diante da crise profunda que será enfrentada nos quatro cantos do mundo pelas próximas décadas. Alguns temas de muita valia deverão ser reavaliados para ser devidamente assimilados pelas gerações dos amanhãs: os atributos do Criador, a eternidade, a reencarnação dos espíritos, o retorno das profecias, existência contínua dos seres humanos, vida em outros planetas, eutanásia, herança genética e mensagens do além.

Ninguém contava histórias tão cativantes como o Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador. De linguagem simples e de efeitos profundos nos interiores das multidões que O ouviam. Verdades complexas eram entendidas por todos, a quase totalidade dos ouvintes assimilando integralmente suas lições, pouquíssimos necessirtando de uma complementar orientação dos derredores para uma compreensão racional.

Mas antes de proseguir, perguntaria com toda sinceridade, se sua casa mental está organizada, se o leitor amigo já assimilou minimamente qual o sentido da vida e se já manuseou algum dia os Evangelhos Sagrados? Peço licença para responder por etapas, encarecendo desde já desculpas pelas incompreensões causadas.

Se sua casa mental está meio atabalhoada pelos inúmeros problemas que estão vitimando os quatro cantos do planeta, sejam eles pandêmicos, alimentares, drogas, racismos, antissemitismos, fundamentalismos ou negativismos, sempre acarretando complexos, ódios e preconceitos os mais diferenciados e anacrônicos, uma boa leitura sementeira de arrumação: MIND: CONHEÇA E ORGANIZE A SUA CASA MENTAL, Haroldo Dutra Dias, São Paulo, Interlítera Editora, 2021, 223 p. Segundo a orelha primeira do livro, “o autor nos leva a refletir acerca de nossos medos, ansiedades, mágoas, estresses, tristezas e a conhecer de forma descontraída os quatro principais elementos psíquicos da nossa casa mental, que várias vezes sequestram a nossa consciência causando inúmeras desordens em nosso mundo íntimo.” O autor é um muito culto Juiz de Direito mineiro, pós-graduado em Neurociências e Comportamento, autor de livros, conferencista espiritista aplaudido nacional e internacionalmente.

Arrumada a casa mental, efetive uma leitura complementar, de muita utilidade para suas novas binoculizações existenciais: QUAL O SENTIDO DA VIDA, Marco Tulio Michalick, Capivari SP, Editora EME, 2022, 205 p. O autor é um empresário mineiro espiritista, cuja leitura do livro certamente o libertará dos vazios existenciais que não ampliam a fé e favorecem as autopunições, impossibilitando reinvenções criativas para a militância de uma felicidade racionalmente bem estruturada.

Já devidamente capacitado para enfrentar os novos e desafiadores amanhãs, onde não faltarão desestimulações oportunistas e cretinoides, encareço uma outra leitura sementeira: BASES DA FÉ CRISTÃ: 20 FUNDAMENTOS QUE TODO CRISTÃO PRECISA ENTENDER, Wayne Grudem, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2018, 208 p. Um manual que o fará melhor entender uma Bíblia Sagrada, seja ela de que vertente religiosa for. Se possível acomanhado de um bom Comentário Bíblico ao seu alcance. Os que uso diariamente são dois: o Moody (AT e NT), Everett F. Harrison, São Paulo, Editora Batista Regular do Brasil, 2017, 2 volumes; e o Wiersbe (AT e NT), 2 volumes, Santo André SP, Geográfica Editora, 2020. De leituras bastante agradáveis, de letras tamanho cômodo.

Por fim, recomendaria uma úktima leitura sementeira: O EVANGELHO SEM MISTÉRIOS NEM VÉUS: TEXTOS BÍBLICOS INTERPRETADOS À LUZ DA CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA, J. Moutinho, Brasília DF, FEB, 2021, 512 p. Um autor que conheceu Chico Xavier e que durante sua caminhada terrestre sempre buscou trilhar as diretrizes emanadas da Doutrina Espírita. Uma leitura binoculizadora excelentemente luminosa.

Para me identificar melhor para o leitor amigo, sou cristão espiritista, evangelicamente joanino, mariano, paulino, helderista, transecumênico, não fundamentalista nem tampouco negativista, brasileiro arretadamente esperançoso, nordestino por derradeiro, riograndensedonorte por parição e recifense por apaixonada identidade.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social