1464 – PARA UMA ECONOMIA POSGUEDIANA


Numa conjuntura mundial de baita crise desestruturante – Rússia x Ucrânia, Covid-19, fome generalizada, distribuição de renda abaixo da crítica, educação pouco crítica e vilipendiada por sacripantas travestidos de religiosos, saneamento para poucos, enchentes acontecendos por ausência de iniciativas preventivas, cultura edificante desprezada, rabolatria em alta, consumismo sem limites, egolatrias múltiplas, espiritualidade de fingimento, banditismos mafiosos, tráfico de drogas internacional, antissemitismo em alta, direitismos irracionais, mais-valias despudoradas e esquerdopatias alucinatórias, por aqui ficando para não estender a lista -, é chegada a hora de ampliar a cidadania planetária, sob pena de uma decadência trágica e irreversível.

Atendendo uma solicitação de amigo brasiliense, com bastante sinceridade exponho abaixo algumas leituras que poderão ampliar a enxergância analítica binoculizadora de muitos jovens pré e universitários, bem como dos recém graduados nas mais diversas modalidades. Livros editados que despertarão a vontade de militar por um mundo mais humanamente fraternal, onde todos tenham vida e vida com muita abundância. A ordem das indicações não reflete relevância nenhuma, apenas uma simples sequência de indicações:

  1. NÓS DO BRASIL: NOSSA HERANÇA E NOSSAS ESCOLHAS, Zeina Latif, Rio de Janeiro, Record, 2022, 251 p. A autora é uma economista, PhD pela Universidade de São Paulo, que busca explicar, sem economês nem matematiquês nem argumentos messiânicos, por que alguns países   ficaram ricos e quais as causas dos fracassos de muitos outros, inclusive o Brasil, onde algumas heranças históricas tiveram influências significantes, profundamente predatórias. Páginas que se tornam ainda mais oportunas num ano eleitoral, quando se terá a oportunidade de se eleger dirigentes mais responsáveis e solidários com os amanhãs brasileros. Inclusive com responsabilidades mais concretas de uma classe média que se imagina distanciada dos menos favorecidos, sendo explorada pelos mais financeiramente taludos. A autora ainda explicita o caminho para uma cidadania consistente, como resgatar o compromisso do servidor público para com a meio social, assim como por que uma democracia tardia sempre termina cobrando um preço traumatizante.
  2. BRASIL CONSTRUTOR DE RUÍNAS – UM OLHAR SOBRE O PAÍS: DE LULA BOLSONARO, Eliane Brum, Porto Alegre RS, Arquipélago Editorial, 2019, 304 p. As duas primeiras décadas do século presente são analisadas por uma jornalista-documentalista gaúcha, uma das profissionais especializadas mais premiadas dos últimos tempos no Brasil, recebedora inclusive do Prêmio Jabuti, de Melhor Livro do Ano. Análises documentadas que aprimoram as vistas dos desatentos, inúmeros deles amplamente iludidos num país convulsionado pelas últimas décadas, com um processo educacional deficitário, ultimamente debilitado por gatunagens arquitetadas por pastostas (pastores de bosta) que envergonham a população evangélica brasileira, a sua quase totalidade cumpridora dos seus deveres éticos e sempre solidária para com os mais sofridos.
  3. SEM MÁSCARA – O GOVERNO BOLSONARO E A APOSTA PELO CAOS, Guilherme Amado, São Paulo, Companhia das Letras, 2022, 443 p. A partir de fontes idôneas que gravitam em torno do núcleo do poder, o autor, notável jornalista investigativo, explicita a atual instabilidade institucional, favorecendo uma leitura fundamental para uma boa compreensão do Brasil da atualidade.
  4. UM PAÍS CHAMADO BRASIL: A HISTÓRIA DO BRASIL DO DESCOBRIMENTO AO SÉCULO XXI, Marco Antônio Villa, São Paulo, Planeta, 2021, 352 p. Todos, do leigo ao intelectual, se interessarão por uma análise que evita simplificações que empobrecem a compreensão dos fatores que fizeram o Brasil de hoje, sem as hipóteses vulgares que emergem em tempos eleitorais, engabeladoras por derradeiro.
  5. COMO UM GOVERNO DEVERIA SER: OS NOVOS RECURSOS DA ATUAÇÃO ESTATAL, Jaideep Prabhu, Rio de Janeiro, Record, 2022, 390 p. Um guia bastante elucidativo de como os governos generosos e frugais, profundamente presentes na vida dos cidadãos, proporcionam estabilidade em tempos desequilibrantes socialmente.
  6. MISSÃO ECONOMIA: UM GUIA INOVADOR PARA MUDAR O CAPITALISMO, Mariana Mazzucato, São Paulo, Portfolio-Penguin, 2022, 239 p. Orientações e diretrizes para a construção de um futuro mundial sem as desestruturações que muito asfixiam grande parte do contexto planetário. A autorora, professora inglesa de economia da inovação e valor no University College de Londres, oferece seu texto “a todos que dedicam a vida a infundir propósito público e bem comum no cerne da criação de valor.”

No mais, é ler, rabiscar e consultar outras análises especializadas, percebendo-se sempre uma metamorfose ambulante, a la Raul Seixas, menestrel saudoso. Com a certeza plena de que os futuros meios de comunicação muito consolidarão uma cidadania planetária consistente na edificação de novos amanhãs bem mais humanos e solidários que os deploráveis tempos de agora.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social