1462 – SOBRE O HOMÃO DA GALILEIA


Costumo dizer que sou um cristão espiritista progressista, mariano, helderista e transecumênico, respeitador de todas as crenças, posto que entendo que somos originários de uma mesma Criação.

Sobre o Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador, tenho uma diminuta nazarenoteca, catalogada segundo as normas, onde a consulto mensalmente algumas vezes, buscando sempre aclarar minha ignorância religiosa.

No mês passado, um livro me provocou um final de semana integral. Um livro de um professor universitário cearense, já posentado da Federal Ceará e da Estadual Ceará, Mestre em Ensino de Língua Inglesa e PhD em Linguística pela Universidade de Illinois (USA), ex-seminarista da Congregação Salesiana por 12 anos, tornado espírita a partir de 1995, aos 57 anos, após leitura da Doutrina Espírita do Allan Kardec, onde passou a diferenciar duas modalidades de cristianismo; 1. O cristianismo de Jesus (ou de Cristo), um código de moral universal, resumido na lei do amor, pluralista, unificador, sob o qual podem ser abrigadas todas as crenças, pois jamais foi objeto de disputas religiosas ou questões fundamentalistas; 2. O cristianismo dos cristãos, caracterizado por um conjunto de dogmas exclusivistas e divisionistas, fragmentado em centenas de igrejas e seitas, objeto de inúmeras controvérsia e de numerosos conflitos ao londo de sua história.

Abraçando o denominado Evangelhp Redivivo, o professor escreveu um livro que muito despertou minha atenção: ENTREVISTAS COM JESUS: REFLEXÕES ECUMÊNICAS, José Pinheiro de Souza, Fortalea CE, Imprensa Universitária, 2005, 364 p. Nele, relata uma historieta de autor desconhecido que, abaixo, transcrevo sem qualquer acréscimo:

Um juiz passava por uma estrada e encontrou um preto-velho enrolando seu cigarro de palha e cumprimentando a todos que por ali passavam, dizendo:

– “Deus te abençoe, meu filho! Deus te acompanhe! Deus te guie! Deus te proteja!”

O juiz, um tanto curioso, perguntou-lhe:

– “O senhor sabe onde Deus está?”

E o preto-velho respondeu-lhe:

– “O senhor sabe onde Ele não está?”

O juiz, não satisfeito com a resposta retrucou:

– “O senhor deve ser muito religioso! Qual a sua religião?”

E o preto-velho respondeu-lhe:

– “Quando vou levar trigo à cidade, posso ir pela rodovia, pela montanha, ou pela estrada do rio, mas quando chego lá, o patrão não quer saber por onde vim. Ele quer saber se o trigo é de boa qualidade!”

Moral da história: quando formos prestar contas a Deus de nossas vidas, Ele não vai querer saber se professamos Religião A, B ou C, mas se nossas obras foram de boa qualidade! Ou seja, para Deus, não importa a religião que se professa (NÃO IMPORTA O CAMINHO!), mas o amor que se pratica!

O livro do professor cearense José Pinheiro de Souza, acima citado, é composto de 5 hipotéticas entrevistas com o Nazareno: 1. O fenômeno religioso; 2. O ecumenismo e o diálogo inter-religioso; 3. Conflitos e divisões no cristianismo ao longo da sua história; 4. Interpretação da Bíblia; 5. O cristianismo comparado com outras religiões ou filosofias.

No livro é transcrito o Hino ao Amor (Paulo, 1ª. Epístola aos Coríntios, Capítulo 13), além de um Credo Macroecumênico de autoria do próprio Pinheiro de Souza.

Das “entrevistas” feitas com o Homão pelo autor, explicito abaixo quatro perguntas, para ampliar a curiosidade de todos:

  1. Jesus, qual a palavra-chave da religião judaica?
  2. O grande mestre judeu Maimônides resumiu a fé hebraica em 13 Princípios: 1. Na existência de um criador e de uma providência; 2. Na unidade; 3. Na sua incorporeidade; 4. Na sua eternidade; 5. Em que só a Deus se deve prestar culto; 6. Confiança nas palavras dos profetas; 7. Que Moisés é o maior profeta; 8. Na revelação da Torá feita a Moisés; 9. Na natureza imutável da lei revelada; 10. Na omnisciência de Deus; 11. Na retribuição neste mundo e no outro; 12. Na vinda do Messias; 13. Na ressurreição dos mortos.
  3. Existem evidências em favor da reencarnação?
  4. Plena certeza. Existem inúmeras evidências em favor da reencarnação, entre as quais não se pode deixar de mencionar os grandes gênios da humanidade, como Mozart, Bach, Einstein.
  5. O que é o CONIC?
  6. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, criado em 1982, congrega as seguintes igrejas: Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, Cristã Reformada do Brasil, Prebiteriana Unida do Brasil, Católica Apóstólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Metodista e Episcopal Anglicana do Brasil.
  7. Qual a palavra-chave da Doutrina Espírita?
  8. Evolução é a palavra-chave da Doutrina Espírita, segundo O Livro dos Espíritos, pergunta 778.

Um livro cativante, que muito esclarece e conforta, ampliando a fé nos que defendem um mundo de muita paz e amor, onde todos teriam vida e vida em abundância. E que nos faz relembrar uma reflexão de Léon Denis, espiritista de nomeada: “Não existe 1/8 de amor, ou 1/10 de amor; o amor de Deus é inteiro e cobre toda a humanidade. Somos nós que ainda precisamos aprender de maneira fragmentada, porque o inteiro que acolhe a todos e a tudo ainda não é compreendido por nós.

Saibamos racionalmente recarregar nossa espiritualidade, seja qual for a nossa crença religiosa, todas sempre embasadas em Jo 16,13!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social