1445 – EMERGÊNCIAS PÓS PANDEMIA


Encerradas as atuais fases pandêmicas, o mundo se verá diante de algumas iniciativas urgentes: melhorar o ambiente climático, reduzir a camada de ozônio a mínimos toleráveis, erradicar a fome do planeta, fortalecer a democracia pela defenestração política de insanos eleitos por votação de outros insanos. E mais: consolidar a paz mundial, ampliando uma espiritualidade sem preconceitos nem cavilações fundamentalistas, e agigantar o conhecimento acerca do binômio humanismo x ciência, favorecendo uma ampla cidadanização binoculizadora nos quatro cantos do mundo.

No mundo científico, surgiu um novo Stephen Hawking, com a determinação incansável de tornar a física quântica acessível para o maior número de pessoas alfabetizadas, favorecendo uma ampla enxergância de todos sobre os problemas que estão impossilitando uma efetiva e fraternal reestruturação terrestre.

Deixando de lado meu querer bem pela área de Humanidades, gostaria muitíssimo de ver minha gente amada lendo um livro recém editado no Brasil, que muito ampliou meus ainda precários conhecimento sobre Física Quântica: O ABISMO VERTIGINOSO: UM MERGULHO NAS IDEIAS E NOS EFEITOS DA FÍSICA QUÂNTICA, Carlo Rovelli, Rio de Janeiro, Objetiva, 2021, 198 p. O autor é italiano, físico teórico e membro do Instituto Universitário Francês e da Academia Internacional de Filosofia das Ciências, sendo considerado o maior especialista no estudo da gravidade quântica. Redige magnificamente bem ao estruturar um livro conciso e plural, que muito ajuda a vislumbrar as maravilhas de um mundo ainda não plenamente descoberto em pleno século XXI.

Opinião do autor: “Levar a mecânica quântica a sério, refletir sobre suas implicações, é uma experiência quase psicodélica. Exige que aceitemos que a realidade é profundamente diferente do que imaginávamos. Que mergulhemos o olhar nesse abismo, sem medo de afundar no insondável.”

No seu livro notável, o autor mescla história e filosofia, discutindo as personalidades e opiniões dos homens por trás das teorias. Sempre mostrando um compreensível retrato, profundamente diferenciado da realidade.

Uma das orelhas do livro revela: “É um livro para quem não conhece física quântica, mas está disposto a começar a compreender suas ideias e implicações. É também uma discussão para cientistas e filósofos, como uma forma de diálogo, na tentativa de atingir uma perspectiva geral.”

Na contracapa, um esclarecimento pra lá de sedutor: “Ao unir ciência, história e filosofia, Rovelli nos mostra as ideias vertiginosas por trás do mundo quântico e ajuda a elucidar alguns conceitos que mudaram nossa forma de ver a realidade. É um livro acessível e engenhos, de um mestre na arte da divulgação científica.

Lendo o livro sem ansiedades nem precipitações, pode-se aquilitar as consequências analíticas do que aconteceu em Helgoland, uma ilha desoladora do mar do Norte, em 1925, quando um jovem alemão de 23 anos, Werner Heisenberg, lá se refugiou por alguns dias, desenvolvendo a teoria dos quanta, que iria revolucionar a física.

Depois da pandemia, que a sociedade brasileira, através de seus Estados e Municípios, se agigante na área da Educação, promovendo eventos humanísticos e científicos online que sensibilizem vocações novas, ampliação da criatividade, multiplicação de novos empreendimentos. Fortalecendo uma Cidadania Libertadora que insira gregos e troianos, sem reacionarismos nem sectarismos extremos, numa época humanístico-tecnológica que impulsione nossa juventude para novas realidades históricas, sempre evolucionárias, favorecendo amanhãs brasileiros promissores para todas as regiões. Sempre pensantes, jamais ruminantes.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social