1440 – LEITURAS PARA UM NOVO ANO


Ultrapassadas as festividades natalinas, é chegada a hora de algumas boas leituras, ampliando a consciência sobre os fenômenos contemporâneos, fortalecendo mentes e corações para enfrentamentos consequentes, mormente no atual ano, que será eleitoral no Brasil, encruzilhadamente determinador dos nossos amanhãs. Abaixo, peço licença para sugerir algumas páginas que muito favorecerão análises binoculizadoras, desestruturando negativismos, erradicandoalienações e consolidando uma mundialidade solidariamente mais fraternal entre povos e nações. A ordem das indicações em nada classifica a excelências dos escritos, embora a sequência feita possuma uma correlação histórica bastante positiva, apropriada para uma enxergância sistêmica intercomplementar. Ei-los:

1. OS NÚMEROS NÃO MENTEM: 71 HISTÓRIAS PARA ENTENDER O MUNDO, Vaclav Smil, Rio de Janeiro, Intrínseca, 2021, 400 p. Livro altamente recomendado pelo Bill Gates para todos aqueles que possuem desejo de sempre aprender sobre o mundo e os amanhãs.

2. 10 HISTÓRIAS PARA TENTAR ENTENDER O MUNDO CAÓTICO, Jamil Chade e Ruth Manus, Rio de Janeiro, Sextante, 2020, 256 p. Textos que ampliam enxergâncias e binoculizações, favorecendo uma criticidade sem negativismos dinossáuricos.

3. UM BRASIL CHAMADO BRASIL: HISTÓRIA DO BRASIL DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL AO SÉCULO XXI, Marco Antonio Villa, São Paulo, Planeta, 2021, 352 p.

4. REVIRAVOLTA, Jared Diamond, Rio de Janeiro, Record, 2019, 504 p. Páginas que analisam com ampla objetividade como indivíduos e nações bem-sucedidas se recuperaram das crises, isolando defeitos, preservando qualuidades e superando problemas. O autor foi contemplado com o Prêmio Pulitzer Não-Ficção, sendo um consagrado biólogo evolucionário. Uma leitura amplamene cidadanizadora, profundamente anti-negativista. Análises oportunas sobre crises pessoais e nacionais, com seus mecanismos de superação.

5. A CONSPIRAÇÃO DIVINA: REDESCOBRINDO NOSSA VIDA OCULTA EM DEUS, Dallas Willard, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2021, 512 p. Páginas que demonstram, a partir do Serão da Montanha, como a Luz Divina ilumina o cotidiano de todos nós, sempre a partir das lições deixadas pelo Nazareno, Seu Filho, Irmão nosso Libertador. Páginas destinadas para ampliar uma espiritualidade cidadã, militante, racional, sem dogmatismos e sementeiramente evangelizadora. Leitura para ser efetivada sem fobias nem ansiedades nostálgicas. Para mentes binoculizadoras.

6. HISTÓRIA E ESCATOLOGIA: JESUS E A PROMESSA DA TEOLOGIA NATURAL, N. T. Wright, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2021, 432 p. “Um livro que propõe uma extraordinária interação entre a história da modernidade, a teologia natural, a filosofia, os estudos bíblicos e a teologia. Escrito pelo estudioso bíblico mais influente de sua geração”, proclama o teólogo e pesquisado emérito Tom Eggs, da Universidade de Aberdeen, Reino Unido. Segundo o autor, “uma vez que os movimentos filosóficos e culturais que geraram a teologia natural também trataram Jesus como um ser humano genuíno, não há razão para tratar o Jesus histórico como fora desses limites.” O resultado: uma visão mais extensa, tanto da teologia natural quento do próprio Jesus. Um texto para pensantes e militantes de todas as crenças e espiritualidades. Um livro que deve ser lido vagarosamente, ralendo sempre e rabiscando à vontade.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social