1439 – PARA UMA FELICIDADE RECONSTRUÍDA


Presto minha solidariedade integral aos que estão sofrendo horrores com uma pandemia assassina que está deixando o planeta em polvorosa, matando, desestruturando, desempregando, esfomeando e desesperançando milhões. Espero que o ano de 2022 seja bem mais promissor, com uma vacinação mundialmente aplicada, uma consciência planetária mais solidária e menos egolátrica, onde todos possam ter vida e vida em abundância.

Lastimo, entretanto, aquelas pessoas que possuem uma dificuldade gigantesca de “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”, como recomenda o sambão famoso. Muito pelo contrário, vivem se lamuriando, se vitimando, com ares de eternos coitadinhos, sempre reclamando de tudo, nada prestando, tudo indo de mal para pior, como se o dia de amanhã fosse sempre pior que todos os ontens.

Para todos aqueles que estão se sentindo num buraco sem fundo, recomendaria a leitura de quatro livros recentemente editados, lidos por mim num pós operatório bem sucedido para um implante odontológico. Livros que se complementam espetacularmente, favorecendo a emersão de um pensar existencial mais condizente com os amanhãs que se reestruturam após a crise pandêmica atual. Páginas que devem ser lidas vagarosamente, sem pressa alguma, rabiscativamente, com fortes intenções de alterar comportamentos os pensares negativistas, também pessimistas, fortalecendo uma binoculização futura repleta de boas iniciativas sementeiras e criações empreendedoras.

O primeiro livro, que deve ser prioritariamente lido, é sobre um austríaco, viciado em charutos, que explica o comportamento daqueles que insistem em permanecer com uma mente humana infantilizada, diante de um espelho que não o faz evoluir, sempre revelando o menino buchudo de calças curtas, descuecado, de raciocínio abobado, sempre se sentindo sem vontade de sair de perto ds seus pais, para enfrentar e ser vitorioso diante das vicissitudes da vida: FREUD SEM TRAUMAS, Alexandre de Carvalho, São Paulo, LeYa, 2021, 240 p. Páginas que fortalecem o autoconhecimento, favorecendo uma pensação madura, voltada para iniciativas promissoras, a caminhar resolutamente para porvires mais confortáveis, independentes de fatos passados, capazes de nunca serem manadas, pebas que não possuem nem falação nem razão, tampouco “bostas n’água” que apenas fedem.

O segundo livro é fantasticamente alicerce. Trata-se das torturas sofridas por um judeu que amava muito a Alemanha, mantido prisioneiro durante 7 anos nos campos de concentração de Buchenwald E Auschwitz, somente em 1945 sendo resgatado pelos soldados das Forças Aliadas, salvo da Marcha da Morte. Tudo iniciado num 8 de novembro de 1938, quando 10 nazistas invadiram sua casa e o espancaram muito, numa noite conhecida como Noite dos Cristais, onde milhares de lojas judias e residências foram apedrejadas e incendiadas. Sua biografia venceu o prêmio australiano ABIA Biography Book of the Year. O livro: O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO, Eddie Jaku, Rio de Janeiro, Intrínseca, 2021, 224 p. O autor, nascido em 1920, eternizpu-se em 12 de outubro de 2021, com a idade de 101 anos, sempre militando em prol de uma fraternidade mundial plena de muita felicidade. Páginas que fortalecem estruturas comportamentais desesperançadas.

O terceiro livro é para uma complementação de uma autoavaliação reconstrutivista. Uma história da mente e do seu dom de achar ideias, valorizando a qualidade de Filho da Criação que somos: A ILHA DO CONHECIMENTO: OS LIMITES DA CIÊNCIA E A BUSCA POR SENTIDO , Marcelo Gleiser, 5ª. ed., Rio de Janeiro, 2019, 362 p. Páginas sedutoras que buscam responder três significativas questões: Há respostas para todas as perguntas?; Quanto realmente sabemos sobre o mundo?; Existe mesmo uma verdade absoluta?. O autor é um físico brasileiro de renome internacional, especializado também em Filosofia Natural e Astronomia.

Finalmente, o quarto livro é para ser lido após o ano novo, quando as folias, euforias e comemorações já estivarem amainadas: DEUS: DEZ HISTÓRIAS DE REVELAÇÃO DIVINA AO HOMEM, Deepak Chopra, Rio de Janeiro, Agir, 2014, 255 p. O autor é um médico indiano radicado nos Estados Unidos. É formado em medicina pela Universidade de Nova Deli. É também escritor e professor de ayurveda, espiritualidade e medicina corpo–mente. Com alguns milhões de livros vendidos em todo o mundo, suas revelações analiticas retratam uma mente criativa, altamente luminosa, repleta de luz, esperança e fé na Criação.

Boas leituras para todos!! Que os desesperançados se autoavaliem, reestrurando seus caminhares existenciais terrestres sempre os posicionando na direção da Luz!!
PS. Nossa homenagem póstuma ao reverendíssimo bispo anglicano Desmond Tutu, da África do Sul, uma das mais luminosas mentes libertárias da era contemporânea.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social