1437 – LEITURAS NATALINAS


Neste Natal 2021, ainda mundialmente pandêmico, com uma estupidificante má distribuição de renda planetária, geradora de mil e uma atrocidades histórias, sociais, econômicas, educacionais e religiosas, algumas leituras meditativas devem ser feitas, buscando separar as mediocridades natalinas, os fingimentos comemorativos, as iluminações enganosas e as confraternizações de mentirinha. Distanciados todos eles de centenas de milhões de pessoas, inclusive milhões de crianças, passam fome, privação, de solidariedades e abandono nos quatro cantos do planeta.

Acredito porém em leituras despertadoras, que ampliam a consciência espiritual daqueles que buscam militar em prol de um desenvolvimento planetário menos desigual e mais equitativamente desenvolvido sob os mais variados setores, inclusive os voltados para o homem todos e todos os homens, gregos e troianos, crentes, agnósticos e ateus. As indicações abaixo, possuem uma ordem sequencial, iniciada por páginas que ensinam a pensar:

  1. PENSO, LOGO EXISTO: TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE FILOSOFIA, Lesley Levene, RJ, Casa da Palavra, 2013, 166 p. Páginas que esclarecem, sem eruditismos cavilosos, proporcionando balizamentos para leituras mais reflexivas, mais consistentes e mais densamente cultas. Platão já dizia, citando Sócrates, que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”. E Voltaire proclamava outra máxima até hoje irrefutável: “a dúvida não é uma condição agradável, mas a certeza é absurda.” O livro em apreço abrange um período de cerca de 2.500 anos, até hoje sugerindo um único balizamento: não existe resposta.
  2. PAULO, UM HOMEM EM CRISTO, Ruy Kremer, BSB, FEB, 2016, 303 p. O autor (1924-2002) foi um notável professor de História do Colégio Militar do Rio de Janeiro, sendo paraningo de diversas turmas na década de 1950. Integrou várias diretorias da  CME – Cruzada dos Militares Espíritas, presidindo-a por vários anos. O livro acima, sua primeira obra escrita, foi fruto de longos anos de pesquisas e reflexões, enriquecidos por informações várias de natureza mediúnica. Uma sugestão: antes de iniciar a leitura do livro, leia II Coríntios 11,22-31.
  3. Para quem filhos adolescentes sob sua responsabilidade familiar, páginas que balizam orientações paternas: EDUCAÇÃO COM O CRISTO, Marcus de Mario, Goiânia GO, FEEGO, 2016, 200 p. Orientações cristãs para pais, professores, pedagogos, todos aqueles que acreditam na educação e na auto educação, fortalecendo um Humanismo que necessita ser reestruturado planetariamente, objetivando amanhãs mais solidários e fraternos, sem fome, miséria e outras fraturas sociais.
  4. Para conhecer a trajetória de uma mulher de coragem. Uma biografia sementeira: MARGARIDA, CORAGEM E ESPERANÇA: OS DIREITOS HUMANOS NA TRAJETÓRIA DE MARGARIDA GENEVOIS, Camilo Vanucci, São Paulo, Alameda, 2021, 330 p. Páginas que analisam a caminada de uma guerreira, luminosa feminista sempre à frente de seu tempo, presidente da desteminda Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, assessorando o notável Dom Paulo Evaristo Arns. Um talento cultural que possuía uma visão holística sobre a proteção dos mais necessitados, sempre implacável em defesa da vida, embora ferrenha construtora de pontes em todo o Brasil. Ainda ativa aos 98 anos.
  5. Muitos ainda não possuem uma consciência sólida sobre a caminhada de Homão da Galileia entre nós. Um livro que muito instruirá os cristãos de todas as denominações: DA MANJEDOURA A EMAUS, Wesley Caldeira, BSB, FEB, 2014, 316 p. As páginas ressaltam um Nazareno guia e modelo para nossa conduta atual, mesmo distanciados dois mil anos da cultura, do idioma e da sociedade que ensejaram a eterna Boa-Nova trazida pelo Filho de Maria e José. O autor é mineiro de Montes Claros, professor universitário, Defensor Público do Estado de Minas Gerais, também espírita conferencista, desde os anos 1990 participando da Aliança Municipal Espírita de Montes Claros. O livro propõe recriara atmosfera histórica, social, intelectual e religiosa da época, utilizando a etimologia, a pesquisa arqueológica, sempre comparando com os relatos dos evangelho e com a crítica histórica e literária, as fontes espirituais reveladas mediúnicas no Espiritismo.
  6. Como antepenúltima indicação, um livro que possibilitará uma nova caminhada para muitos agnósticos e decepcionados: SE DEUS EXISTE, POR QUE EXISTEM ATEUS?: A DESCRENÇA E A FUGA DE DEUS, R. C. Sproul, SP, Vida Nova, 2021, 192 p. Uma  leitura altamente endereçada para uma investigação das motivações  subconscientes que podem explicar a descrença.
  7. Quase findando,  desejando um período natalino arretado de ótimo para todos, um romance pra lá de motivacional: O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, José Saramago, 2ª. ed., SP, Companhia das Letras, 2017, 443 p. O autor (1922-2010), português do Ribatejo, exerceu diversas profissões – serralheiro, desenhista, funcionário público, editor, jornalista – antes de se dedicar à literatura e ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Linhas escritas por um não-crente que muito ampliam a fé n’Aquele que nos amou bastante, tornando-se o maior revolucionário de toda a história da Humanidade.
  8. Por fim, para quem deseja entender mais a filosofia cristã, capítulos notavelmente didáticos: EU SOU A VERDADE: POR UMA FILOSOFIA DO CRISTIANISMO, Michel Henry, SP, É Realizações, 2015, 384 p. O autor (1922-2002) apaixonou-se pela Filosofia, tendo sido professor convidado das universidades Sorbonne, Louvain, Washington e Tóquio, hoje seus arquivo filosóficos estão depositados na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Henry sempre manteve-se distanciado dos modismos filosóficos e das ideologias dominantes. Um livro para quem busca adensar seu humanismo cristão.

Um período natalino de muita meditação rabiscativa para todos os possíveis leitores das indicações acima, efetivadas por quem sempre está solidário com os interesses culturais de todos os que ainda pensam.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social