1435 – REFLEXÕES NOTÁVEIS


Desde os quatro passos do método científico estabelecido por René Descartes (1596-1650), os debates sobre o binômio matéria x espírito vêm se acelerando fortemente, dele participando pensadores notáveis dos mais variados setores acadêmicos. Exemplifiquemos algumas reflexões: 

  1. “Quem diz que há oposição entre a Religião e a Ciência  apenas mostra que vai atrasado na ciência. A ciência sem religião é claudicante; a religião sem ciência é cega.” (Albert Einstein)
  2. “Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no fim de toda a reflexão.” (Max Planck)
  3. “O Espiritismo e a Ciência se complementam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, acha-se na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.” (Allan Kardec)
  4. “O Universo, por si só, exige a existência de um ser superior que foi capaz de fazer dele uma realidade. Se não há um Deus Criador, então, fica difícil, senão impossível, explicar a existência da vida.” (Leibnitz)
  5. “A mudança pura e simples, da religiosidade dogmatizada, desprovida de lógica, pelo cientificismo absoluto, desprovido de sentimento, nada mais seria que a troca de um dogma por outro, cada qual usando das suas limitações para negar o outro, o que não traria benefícios certamente.” (Marcelo Tezeli)

O notável pesquisador espírita J. Herculano Pires assim se manifesta no texto intitulado A Revelação do Mundo, inserido introdutoriamente em A GÊNESE, Allan Kardec, 24ª. ed., SP, LAKE, 2013, 360 p: “Todas as ciências conhecidas até então se aplicavam às pesquisas materiais. O problema espiritual ficara a cargo das religiões, que falharam totalmente nesse sentido, nada acrescentando ao conhecimento real. A Ciência Espírita veio supriressa grave falha, mostrando a possibilidade da investigação científica do plano espiritual.

Na Introdução acima, o Herculano Pires acrescenta esplendidamente:

Revelações simbólicas foram feitas aos homens sobre as origens do mundo, sua natureza e sua finalidade. As mais complexas e significativas permaneceram nas tradições dos povos e nas suas Escrituras Sagradas. Entre elas, se destaca a do livro bíblico Gênese, atribuído a Moisés e adotado nas igrejas judaicas e cristãs como verdade indiscutível. De outro lado, graças à espantosa capacidade intuitiva dos gregos, surgiram as primeiras explicações humanas e racionais das origens. Com os filósofos Leucipo e Demócrito, por exemplo, surgiu em Atenas a ideia do átomo, que seria uma partícula infinitesimal e indivisível da qual todas as coisas seriam feitas.”

Nestes tempos natalinos, num mundo envolvido numa pandemia gigante e numa incultura crescente, nada melhor que algumas leituras esclarecedoras capazes de favorecer uma binoculização consciente dos amanhãs planetários e das nossas vidas futuras. Páginas escritas por talentosos pesquisadores, dotados de uma portentosa racionalidade, esclarecedora por derradeiro, sem dogmatismos nem hermetismos fundamentalistas. A ordem de apresentação, abaixo, não indica prioridades. Todas servindo de suporte para estudos individuais ou debates familiares ou grupais. Escolhemos apenas cinco:

  1. A GÊNESE: OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO, Allan Kardec, 24ª. ed. SP, LAKE, 2013, 350 p. Uma obra que se tornou um marco histórico no campo científico, abrindo novas perspectivas da ciência para a era cósmica.
  2. AS GRANDES QUESTÕES SOBRE A FÉ: RESPOSTSAS ÀS PERGUNTAS QUE VOCÊ SEMPRE FEZ MAS QUE NINGUÉM RESPONDEU, Jonathan Hill, RJ, Thomas Nelson Brasil, 2008, 287 p. Cada capítulo procura descrever algumas das possíveis respostas, sempre acompanhadas de comentários, embora nenhum deles definitivo.
  3. O JESUS QUÂNTICO: A CIÊNCIA CONTIDA EM SEUS ENSINAMENTOS, Marcelo Tezeli, Votuporanga SP, Editora Didier, 2019, 574 p. O binômio materialismo x espiritualismo amplamente analisado diante do acelerao desenvolvimento tecnológico. Páginas que buscam respostas para um definitivo entrelaçamento ciência x espiritualidade.
  4. DEUS ANTES E DEPOIS DE JESUS, Wesley Caldeira, BSB, FEB, 2021, 588 p. Páginas que pesquisam uma questão muito antiga: É possível ao homem entender Deus? Páginas magistralmente bem escritas, onde são pesquisadas as memórias dos povos mais antigos até o advento do Espiritismo. Leitura indispensável para todos os estudiosos da Religião, espíritas ou não. Interpretações sobre o Criador ao longo das civilizações humanas.
  5. AS 100 MENSAGENS MAIS IMPORTANTES DE JESUS, Franz Alt, SP, Pensamento, 2018, 276 p. Uma obra essencial para redescobrir o verdadeiro significado das palavras do Cristo, favorecendo mais intensidade de Luz em sua caminhada terrestre. Excelente material para encontros de oração.
  6. Um período natalino repleto de reflexões e solidariedades, harmonia e paz, sem discriminações, para todos os irmãos encarnados e desencarnados, todos devendo se sentir cada vez mais abençoados pelo Menino Amado.

Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social