1433 – LEITURAS PARA UM LUMINOSO FINAL DE ANO


O notável Allan Kardec, na introdução feita em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, assim se pronuncia: “Para se designarem coisas novas são precisos termos novos.” Recomendação que bem retrata a supimpa inteligência do lionês Codificador.

Aceitando plenamente a recomendação acima, creio que algumas leituras facilitarão rapidamente a reestruturação interior de muitos brasileiros, após quase dois anos de pandemia, ensejando um 2022 mais enxergante e binoculizador para todos aqueles que buscam aprimorar suas caminhadas em direção à Luz, sejam quais forem suas crenças e fidelidades.

Selecionei alguns livros que balizarão procedimentos e criativos posicionamentos sementeiros, favorecendo análises mais substantivas e ampliando as esperanças num Brasil mais humano e nada negativista, com educação, trabalho, segurança e renda para todos os seus filhos amados e sempre altaneiros. São livros recentemente editados, facilmente encontrados nas livrarias e sites internéticos apropriados. A ordem não tem qualquer significado, tampouco nada sendo hierarquizado. Eis as indicações, com a permissão complacente de todos:

  1. MIND: CONHEÇA E ORGANIZE A SUA CASA MENTAL, Haroldo Dutra Dias, São Paulo, Intelítera, 2021, 223 p. O autor, Juiz de Direito em Minas Gerais é conhecido internacionalmente pelos ensinamentos com base na Doutrina Espírita que proporciona aos que buscam despertar suas consciências, dominando medos, ansiedades, mágoas, estresses e tristezas, favorecendo uma saúde mental plenamente libertadora, muito fortificando nossa espiritualidade. Na Introdução, Dutra alerta para o efeito-manada de uma sociedade que se encontra com seus níveis educacionais bastante deficitários. Ele fornece os balizamentos necessários para uma cidadania voltada para um autoconhecimento solidário e socialmente responsável. Páginas que cativam, sempre incentivando os leitores na busca por uma nova qualidade de vida nos dois planos existenciais.
  2. NO RUMO DO MUNDO DE REGENERAÇÃO, Divaldo Franco (pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda), Salvador BA, 2020, 320 p. Uma leitura que ressalta como as grandes transformações anunciadas pelas Sagradas Escrituras estão chegados, em jornadas empreendidas por dezenas de grupos benfeitores, sob o comando de Ismael, ampliando a efetivação de legítimas ações solidárias, embasadas num gigantesco instinto de sobrevivência planetária.
  3. LÉON DENIS FALA AOS JOVENS, Adeilson Salles, Catanduva SP, InterVidas, 2020. 224 p. O autor do livro, escritor e médium, se apropria do pensamento de Léon Denis para construir saborosas reflexões, recheadas de excelentes pitadas de humor, destinadas aos jovens de todas as idades. Páginas ideais para reuniões familiares pais-e-filhos. Ensinamentos que auxiliam todos a crescer  e fazer da vida uma aventura que valha a pena.
  4. INICIAÇÃO ESPÍRITA, Edgard Armond (coordenador), 5ª. ed., São Paulo, Editora Aliança, 2020, 245 p. Para quem sempre teve curiosidade de entender mais a Doutrina Espírita, sem perder suas crenças, apenas usando a razão, uma excelente oportunidade, respaldada na afirmação do Coordenador: “Nenhuma interesse particular, individual ou coletivo, deve interferir, retardando ou prejudicando a coletividade cristã”. Leitura que fortalece o amor pelo Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador.
  5. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA, Paulo Freire, RJ, Paz e Terra, 2021, 144 p. Como um sempre professor, diante da urgente necessidade de uma amplíssima reestruturação pós-pandemia do Sistema Educacional Brasileiro, creio ser indispensável para todos os docentes de todos os níveis, a leitura deste livro, que muito favorecerá a militância docente por um ensino brasileiro de qualidade, defenestrando os fingidos e negativistas.
  6. DEPOIS DO FUTURO, Franco Berardi, SP, UBU Editora, 2019, 199 p. Uma análise que mostra um futuro incerto e amedrontador, mas capaz de fortalecer a militância mundial por amanhãs planetários mais humanos e solidários. O autor é um italiano, nascido na Bolonha, integrando diversas frentes terapêuticas no campo da esquizoanálise. Entenda o que seja trabalho celularizado e como ampliar a sua imaginação criativa.

Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social