1431 – PARA ADVERSIDADES


Recebi recentemente uma historieta que me parece oportuna para os momentos brasileiros que estamos vivenciando, de uma pandemia que assassinou milhares, empobrecem outros tantos governos negativistas, omissos e farofeiros.

Eis o que me foi enviado:

“Uma filha se queixou ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela.  Já não sabia mais o que fazer. Estava cansada de lutar e combater, pois assim que resolvia um problema, logo outro aparecia, tão ou mais complicado.

Mestre-cuca de renome, o velho ouviu o desabafo, conduzindo-a até a cozinha onde trabalhava. Lá, encheu três panelas com água e as colocou em fogo alto, a fervura logo acontecendo. Na primeira pôs cenouras, na outra depositou ovos, na última duas colheres de pó de café. Após vinte minutos, desligou tudo, espalhando as cenouras numa tigela, pondo os ovos num prato fundo, o café sendo acolhido por um bule pequeno.

Percebendo a perplexidade da filha, indagou: ‘Querida, o que você está vendo?’ ‘Cenouras, ovos e café’, respondeu ela sem pestanejar, continuando atônita.

Pediu o mestre-cuca que a filha experimentasse as cenouras, notando a jovem que elas estavam macias. Depois, cumprindo nova  solicitação, descascou um ovo, verificando que o mesmo tornara-se endurecido após a fervura.

Ainda sem entender o que o pai fizera, a jovem questionou o significado daquilo. E o mestre, com a serenidade dos que sabem fazer a hora, lhe disse que a cenoura, o ovo e o pó de café haviam sofrido a mesma adversidade, a fervura da água, muito embora cada um tivesse reagido de um modo totalmente diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de submetida à fervura, amolecera e se tonara frágil. O ovo, por sua vez, possuidor de uma casca que protegia o seu interior líquido, viu sua estrutura interna tornar-se rígida, após a fervura. E o pó de café, depois da fervura, havia transformado a água.

Qual deles é você?’, perguntou o pai à filha. Complementou: ‘Quando a adversidade lhe bate à porta, como você responde? Como uma cenoura, um ovo ou o pó de café?’ E arrematou: ‘Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha e se torna frágil, perdendo a força? Ou você será como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois de uma falência ou demissão, se torna  difícil, sua casca continuando a mesma, embora seu interior endurecido? Ou será que você se comporta como o pó de café, que muda a água fervendo que lhe provoca dor, para conseguir o máximo de sabor a 100 graus? Se você é como o pó de café, quando as coisas se tornarem piores, você se tornará ainda melhor, para que tudo ao seu derredor possa ficar muito mais bonito’. A escolha é sua.”

PS: Para um profissional de talento, demitido recentemente por ter muita dignidade no trato com a coisa pública. Sua luta a favor de um planejamento social consequente está servindo de exemplo para muita gente.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social