1399 – PRESENTES DE PÁSCOA


Nas proximidades de mais uma Páscoa, todos ainda em isolamento social, máscaras, mãos bem lavadas, álcool gel e novos propósitos comportamentais para os amanhãs que já batem à porte, presentear livros para os mais atilados é o que mais se recomenda, deixando o contemplado com ares de sincera felicidade. Para todos os gêneros, idades e temperamentos, alguns textos são mais apropriados que outros. Ofereço, abaixo, algumas indicações que poderão servir como “ovo de páscoa” para muita gente. Sem valorizar a ordem de importância:

1- Jesus: a enciclopédia, Joseph Doré (coordenador), Petrópolis RJ, Vozes, 2020, 834 p.

Um manual que busca mostrar o Homão da Galileia, sua linhagem, nascimento, caminhadas terrestres, vida pública, ensinamentos, milagres, julgamento, suplícios, morte na cruz, sepultamento  e ressurreição sob as mais diversas interpretações, favorecendo um entendimento mais racional sobre o maior revolucionário da história da Humanidade. Uma leitura que esclarece, fortifica a fé dos que se declaram cristãos, abomina as aberrações teológicas e as mistificações que nenhuma relação tem com Ele, fortalecendo os conhecimentos de teólogos e iniciantes, militantes e pesquisadores, evangelizadores e propagadores da Mensagem. Inclusive despertando a curiosidade de agnósticos e céticos, materialistas também. Em três grandes partes – Um estranho rumor, A vida pública, Paixão e Ressurreição – textos esclarecedores favorecem a compreensão de termos, frases, conjunturas, procedimentos dos apóstolos e discípulos. Em anexo, uma cronologia, um glossário, uma bibliografia, uma tabela das parábolas e uma tabela dos evangelhos e escritos apócrifos.

2- Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, José Paulo Cavalcanti Filho, Rio de Janeiro, Reco5rd, 2011, 734 p.

Páginas memoráveis coletadas por um talento pernambucano, jurista de nomeada, pesquisador pessoano incansável. Uma obra que mereceu o seguinte elogio de outro notável, Eduardo Galeano: “Bem-vinda seja essa descoberta de José Paulo: Pessoa continha muitas pessoas além das já conhecidas. Uma multidão de poetas dentro do maior poeta da língua portuguesa, família numerosa que multiplica o imenso amor a ele devido.”

Uma leitura para favorecer a ampliação do amor de todos os brasileiros pela grande nação portuguesa, terra de meus antepessados.

3- A janela visionária: um guia para a iluminação por um físico quântico, Amit Goswami, São Paulo, Cultrix, 2019, 279 p.

Páginas que desabestalham os que nada entendem de Física Quântica que nem eu, sendo o autor, um indiano com PhD em Física Nuclear pela Universidade de Calcutá, hoje vivendo na Califórnia. Os capítulos do livro unem a física ocidental com o pensamento místico oriental, proporcionando um novo paradigma, onde os valores humanos se postam em primeiro lugar, despertando nossa criatividade interior para um caminhar luminoso e livre em direção à Luz.

4- O Livro dos Espíritos: filosofia espiritualista, Allan Kardec, letras gigantes, Catanduva SP, Nova Visão Editorial, 2019, 735 p.

Leitura sementeira primeira para os militantes iniciais do Movimento Espírita. Um guia primoroso de conduta para a vida terrestre de cada um. Uma tradução primorosa de Guillon Ribeiro (1875-1943), engenheiro e jornalista maranhense, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira (1920-1921 e 1930-1943).

5- A biblioteca dos ditadores: sobre déspotas, os livros que eles escreveram e outras catástrofes, Daniel Kalder, Rio de Janeiro, Harper Collins, 2021, 384 p.

Escritos de tiranos do século XX – Lênin, Stalin, Mussolini, Hitler e Mao, entre outros – são analisados pelo autor, para compreensão das pessoas interessadas em posicionamentos escritos por ditadores sanguinários, prevenindo-se dos enganadores, demagogos e suas atrocidades. Uma narrativa que mantém os leitores atentos em páginas nada indigestas que fortalecem a capacidade das sociedades de não serem enganadas por políticos truculentos.

6- Soou o alarme: a crise do capitalismo para além pandemia, Soleni Biscouto Fressato e Jorge Nóvoa (org.), São Paulo, Perspectiva, 2020, 466 p.

Ensaios que mapeiam os momentos críticis, as utopias, as distopias, a solidariedade, as irresponsabilidades sociais e os desequilíbrios mentais dos despreocupados com os amanhãs planetários. São abordados no livro os aspectos políticos, sanitários, econômicos  e políticos que permeiam a pandemia, ensejando reflexões multifacetárias sobre os amanhãs planetários, onde cada um de nós deverá ter uma parcela de participação. Para que o mundo permaneça em pé, deveremos nos reconectar com a natureza, num amplo esforço de fraternidade sem preconceitos, discriminações e desequilíbrios regionais.

7- Arrancados da Terra: Perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York, Lira Neto, São Paulo, Companhia das Letras, 2021, 399 p. Segundo o historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello, “uma narrativa fluente e erudita que resgata da ignorância de quase todos e do esquecimento de uns poucos  a saga seiscentista do grupo de judeus de origem portuguesa que singrou de Amsterdam ao Recife, e de lá à futura Nova York, abraçando os dois Atlânticos.” Páginas que ampliam esperanças por iniciativas similares dos que buscam a liberdade de crença planetária.

8- Ação Humana – um tratado de economia, Ludwig von Mises, São Paulo, Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010, 1019 p. Não sendo marxista, mas social-democrata, recomendo uma leitura para todos os acadêmicos e graduados que militarão em todas as áreas da ação do ser humano: Um produto poderoso da mente humana. Um bíblia para homens civilizados. Um manual que combate o estatismo sem ferocidades jumentálicas, nem disfarces facistoides sofismáticos. Lendo Mises, se entenderá bem o que seja praxeologia, a ciência da ação humana por ele teorizada.

9- História do anti-semitismo,  Trond Berg Eriksen, Hakon Harket e Einhart Lorenz, Lisboa Portugal, Edições 70, 2010, 692 p. Para quem deseja conhecer a história do ódio aos judeus, da antiguidade aos nossos dias, uma análise histórica de grande envergadura, analisando os porquês de uma odiosidade complexada diante da inteligência, criatividade, perseverança e fé do povo hebraico ao longo da história da humanidade. Um presente de valor para homens de nível cultural acentuado.

10- Fábulas de La Fontaine, Jean de La Fontaine, Belo Horizonte MG, Itatiaia, 2003, 400 p.  Uma leitura para todas as idades já plenamente desabestalhadas das cretinices do atual mundo pandêmico. A intelectualidade europeia aclama La Fontaine como um dos mais excelentes e importantes escritores franceses que a nação produziu até hoje. Desde os tempos de Luís XIV até hoje, La Fontaine é o mais conhecido, o mais recitado, o mais traduzido e estimado poeta francês. Um talento que foi eleito para a Academia Francesa, após ser vetado por picuinhas de um Rei chibatado pelas suas fábulas. Pequenas histórias que muito bem animariam os debates familiares em tempos de isolamento social, favorecendo enxergâncias menos pessimistas, recheadas de futuridade.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social