1390 – DICIONÁRIO BALIZADOR


Vez por outra interrompo minhas leituras para pesquisar nos dicionários especializados determinadas expressões contidas nos textos lidos ou estudados. Em inúmeras vezes são termos ainda não vistos por mim ao longo da caminhada.

Recentemente, porém, uma indicação de amigo de longa caminhada, que possui lugar reservado no meu jardim cardiológico, me satisfez plenamente. Ele me deu de presente natalino um dicionário especializado, ratificando o dito por Allan Kardec “Para coisas novas, palavras novas necessárias, assim o requer a clareza da linguagem, para evitar a confusão inseparável do sentido múltiplo dos mesmos termos.”

O presente ganho foi o Dicionário de Filosofia Espírita, L. Palhano Jr, Rio de Janeiro, CELD, 2004, 320 p. Logo na Apresentação, o autor esclarece: “O Espiritismo como Ciência precisa ter os seus termos bem definidos e diferenciados das ciências correlatas para melhor demonstrar seus reais objetivos, conteúdos e resultados. Como Filosofia os seus conceitos devem ser os mais claros e inteligíveis possíveis. No seu aspecto religioso necessário é que a realidade de Deus e do espírito seja bem compreendida. Apenas dessa forma é que a moral cristã verdadeira será estabelecida em toda sua plenitude.” E ressalta no final com senso de oportunidade evidente: “Lembremos de que, se queremos uma Doutrina Espírita bem consolidada, nos mesmos padrões delineados pelo Espírito da Verdade, devemos primar por uma terminologia mais exata possível e que seja inteligível à maioria, para que possamos argumentar acertadamente.”

Reunidos para um lanche fraterno em minha morada, regado a bolo de laranja e suco de frutas, Sissa e eu escolhemos alguns termos do dicionário para satisfazer a curiosidade dos que desatentos ainda se encontravam na sala. Ei-los:

Abiose – Sem vida.
Afinizar – Ato ou efeito de tornar afim, definindo a semelhança de padrões entre encarnados e desencarnados.
Alognosia – Percepção paranormal em relação a outra pessoa. Conhecimento sobre a individualidade de outrem.
Anastenário – Sujeito que caminha sobre brasas sem se queimar.
Bilocação – O mesmo que bicorporeidade.
Cabala – Tradição mística do judaísmo
Cataplexia – Estupor frequentemente devido ao medo, fazendo com que o indivíduo permaneça sem condições de reação.
Criptocosmo – Universo oculto, mundo espiritual, invisível, além túmulo. Expressão não popular nem muito usada.
Escotografia – Fotografia paranormal obtida sem necessidade de exposição da chapa à luz.
Ideoscopia – Leitura paranormal do pensamento.
Jetatura – Influência psíquica de efeitos maléficos provocados pelo olhar de um poderoso sensitivo.
Licantropia – Doença mental em que o enfermo se julga transformado em lobo.
Mediatrice – Para designar a faculdade mediúnica.
Metacinesia – Deslocamento de objetos sem contato.
Paracleto – Consolador (Jo 14,16)
Psicalgia – Dor moral.
Spiricon – Aparelho eletrônico que possibilita o diálogo com os espíritos.
Uranologia – Tratado do céu.
Xenografia – Escrita mediúnica em língua estrangeira.
Xenonoísmo – Aparições espontâneas de fantasmas de defuntos.

Para quem deseja aprender mais sobre termos relacionados com a Doutrina Espírita, recomenda-se ter sempre à mão O Espiritismo de A a Z, Geraldo Campetti Sobrinho (org.), Brasília, FEB, 2013, 964 p. Um dicionário amplamente esclarecedor, “um instrumento de pesquisa para todos aqueles que desejam estudar o Espiritismo mais profundamente e, ao mesmo tempo, inspirar iniciativas semelhantes, com a finalidade de catalogar o vasto conteúdo da Doutrina Espírita”, segundo o próprio Campetti.
Diante da pandemia causada pelo COVID-19,que tem proporcionado mil e um dissabores mundo afora, muito oportuna seria a leitura do último livro do notável médium baiano Divaldo Franco, NO RUMO DO MUNDO DE REGENERAÇÃO, psicografado do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, divulgado em novembro do ano passado. As páginas do livro contêm inúmeras recomendações para uma inadiável reestruturação humanística planetária, favorecendo a disseminação de uma ética mundial condizente com os ensinamentos do Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador.
COMPREENDENDO MELHOR, EVITAREMOS O PIOR.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social