1389 – UM GÊNIO SEM QUALQUER FRESCURA ACADÊMICA


Incentivado pelo amigo Gustavo Camelo, físico de nomeada em uma das universidades pernambucanas, principiei a ler um livro do Richard P. Feynman (1918-1988), Prêmio Nobel de Física de 1965, editado em 2019. E fiquei ainda mais admirador do notável físico, pela sua didática amplamente criativa, incrivelmente diferente de uns bostíferos metidos a ser “as pregas da Odete”, arrotando argumentos mixordiais, próprios dos mentalmente ananicados. Do tipo de um ex-ministro da educação, hoje nos EEUU para não ser chilindrozado por defecações morais e mentais múltiplas. E retrato fiel de um governo de ação sanitária tartarugal no campo da vacinação contra a COVID-19, já em aplicação em mais de 50 países do mundo.
Já se encontram em meu gabinete de trabalho, quatro textos do Feynman:
1. FISICA EM SEIS LIÇÕES, Rio de Janeiro, Ediouro,1999, 205 p.
2. A ESTRANHA TEORIA DA LUZ E DA MATÉRIA, São Paulo, SENAI-SP Editora, 2018, 240 p.
3. SÓ PODE SER BRINCADEIRA, SR. FEYNMAN, Rio de Janeiro, Intrínseca, 2019, 400 p.
4. OS MELHORES TEXTOS DE RICHARD P. FEYNMAN, São Paulo, Blucher, 2020, 289 p.
Estou me deliciando com o terceiro da lista, o primeiro a ser lido, com uma Introdução do Bill Gates que dá um testemunho aqui por mim resumido:
“Eu me recordo muito bem do exato momento em que me encantei por Richard Feynman. Em minha férias em Santa Bárbara com um amigo, em meados dos anos 1980, fomos à biblioteca da universidade local para dar uma olhada em alguns rolos de filme, onde tomamos conhecimento das famosas Feynman’s Lectures, palestras dadas por ele em Cornell.
Procurarei lê-los na ordem acima, posto que eles todos foram concebidos para não-cientistas.
Feynman ainda hoje é considerado um dos mais famosos e adorados físicos de todos os tempos, um Nobel de Física, cuja sapiência, aventuras curiosas e didaticamente explanadas, sem equações nem jargões técnicos, seduz, incentiva e fundamenta vocações para novos contextos societários que se avizinham.
PS. Agradecendo ao Gustavo Camelo a oportunidade de ler livro tão espetacular, envio-lhe uma estorinha digna do Feynman:
ACONTECEU EM SALVADOR, BA
Uma baiana comenta sua situação aflitiva com um amigo, crédulo de uma determinada Igreja dita evangélica:
– Estou numa maré braba, amigo. Estou sem crédito na praça, devendo pra todo mundo. Não vejo solução. Já pensei até em me desaparecer. Estou desempregada e sem dinheiro, cheia de contas e carnês atrasados. Não há nada que dê jeito nessa situação. Já perdi a esperança! Acho que já estou ficando doente e vou morrer mesmo…
O irmão crente disse:
– Calma! Não é nada disso… Você precisa de ajuda espiritual. Você conhece a minha igreja? É pertinho da rodoviária, quase em frente ao Iguatemi , amiga. Pois é, na quarta-feira, tem uma Sessão de Descarrego, onde todos são curados ou aliviados, com uns 458 pastores e muita fé.
Vai lá!! Vamos te salvar!
Na quarta-feira, a baiana foi. No meio do culto é chamada ao palco e um pastor a agarra pelos cabelos e pergunta:
– Qual é o seu problema?!!
Ela diz:
– Dívida, meu irmão, muita dívida …
O pastor, então, começa a gritar:
– Sai desse corpo, demônio! ‘Disaloja!’ Esse corpo não te pertence! Em nome de Jesus , te afasta desta alma boa!!!
E colocando a mão em sua testa e a segurando pelos cabelos, GRITA:
– Estou ordenando: Em nome de Jesus , ‘Disaloja!’… ‘Disaloja!’…’DISALOOOOOJAAAA!!!!!!!!’
E a baiana aflita grita:
– Casas Bahia!!! Lojas Americanas!!! Ponto Frio!!! Magazine Luiza!!! Riachuelo!!! Cartão Visa, C&A!!! Marisa!!! Fininvest!!! Ourocard !!! Me acuda meu Deus antes que quebrem meu pescoço !!!!!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social