1387 – UM PENSAR E AGIR 2021 SEM ATROPELOS


O ano que está se findando foi marcado, no Brasil, por alguns pontos altamente significativos. Enumeremos os mais relevantes, negativos e positivos:
A – NEGATIVOS:
1. Uma ampla deficiência do saber pensar dos mais variados setores sociais, as comunicações escritas, faladas, televisadas e eletrônicas causando bulícios inquietantes.
2. Radicalizações ideológicas estupidificantes, favorecendo desentendimentos políticos despropositados, além de tendenciosidades dos mais variados calibres, desfavorecendo uma sadia criticidade cidadã. Radicalizações resvaladas até para o campo da Saúde Pública e do combate à pandemia.
3. Um isolamento social desagradável para milhões, revelando sinais negativos em quase todos os ramos da atividade socioeconômica nacional, ocasionando PIB nada significativo e deslocando o país para um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ainda mais o distanciado dos melhores classificados. De 2011 a 2020, o país cresceu 2,2%, enquanto o conjunto das nações avançou 30,5%.
4. Informativos televisivos de resultados estatísticos bisonhos, resultantes de pesquisas feitas a partir de metodologias canhestras e pouco científicas.
5. Multiplicação de fake news nos meios informativos eletrônicos, sem a apuração rápida dos autores e punição exemplar dos responsáveis.
6. Desaceleração qualitativa gritante da Educação Brasileira, as deficiências ocorrendo em todos os setores, públicos e privados, particularmente públicos.
7. Opiniões escritas e faladas despropositadas, por ausência de uma metodologia do pensar dos bancos escolares, proporcionando análises distorcidas da realidade.
8. Ampliação dos fundamentalismos religiosos que favorecem o crescimento do misticismo e das irracionalidades comportamentais, desencorajando uma espiritualidade consequente.
9. Crescimento dos feminicídios, das homofobias, dos preconceitos étnicos e de classe social.
9. Irresponsabilidades de milhões na frequência de aglomerações festivas e compras, fazendo pouco caso de uma pandemia devastadora.
10. Gestos e pensares irrefletidos e inconsequentes de executivos planaltinos incultos, despreparados para uma governabilidade progressista.

B – POSITIVOS
1. Comprovação da eficiência do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais nas eleições municipais 2020, ampliando a credibilidade nos resultados das eleições brasileiras.
2. Registro diário, feito pelo consórcio dos órgãos de comunicação, dos estragos causados pelo COVID-19.
3. Anseios manifestos por milhares de comunidades que buscam aprimorar conhecimentos sobre política, pensamento e ação coletiva, favorecendo iniciativas mais consistentes e menos voltadas para os ontens que não mais retornarão.
4. Maior compreensão dos amanhãs planetários, através de estudos e análises de pesquisadores não comprometidos com os atuais regimes políticos.
5. Crescimento de uma espiritualidade mundial desvinculada de instituições, favorecendo reflexões transcendentais mais consentâneos com a Mensagem dos amados líderes religiosos de cada um.
6. Ampliação das publicações que descomplicam uma Teoria Econômica até bem pouco tempo assunto específico de economistas muito distanciados das realidades sociais, antropológicas, psicológicas e emocionais.
7. Eleição de um novo mandatário norte-americano, substituindo um sociopata que liderava um grupo de iguais pelo mundo afora, desprezando esperanças por dias melhores para o planeta como um todo.
8. Revalorização da campanha Ação Pela Cidadania, criada pelo Betinho na década de 1990, com mais envolvimento comunitário com os setores sociais públicos estaduais e municipais, evitando sobreposições oportunistas.
9. Eleição de novas gestões municipais mais criativas diante do novo normal que surge pós vacinação contra o Covid-19. Ações públicas imbricadas com lideranças comunitárias, amplamente desenvolvidas a partir de uma tecnologia eletrônica que muito favorecerá os eventos online.
10. Múltiplas iniciativas de renovação cultural a partir de ações voltadas para os subúrbios metropolitanos das capitais brasileiras, favorecendo uma ampla reestruturação dos equipamentos culturais já existentes.

RECOMENDAÇÕES 2021
Para amigos e amigas queridos, ouso recomendar algumas leituras que muito ampliarão a enxergância analítica e a binoculização empreendedora, favorecendo um caminhar mais atento às integrações existenciais do ser humano com o Criador. A ordem não tem qualquer significância, a escolha dependendo do interesse de cada um. Ei-las:
A. A arte de pensar, Ernest Dimner, Campinas SP, Kírion, 2020, 198 p.
ERNEST DIMNET (1866–1954) foi escritor e sacerdote católico francês. Ordenado em 1903, foi cônego da Catedral de Cambraia, no norte da França, e professor de inglês no Colégio Stanislas de Paris. Em 1898 começou a escrever para publicações inglesas, como o “The Saturday Review”, sendo, segundo o amigo Hilaire Belloc, “um dos raros homens que se tornaram perfeitos mestres numa língua estrangeira”. Depois da Primeira Guerra Mundial, mudou-se para os EUA, e deu conferências em Harvard e no Williamstown Institute of Politics. É autor, entre outros títulos, de “La Pensée catholique dans l’Anglaterre contemporaine” (1906), “France Herself Again” (1914), “From a Paris Balcony” (1924), e de uma autobiografia em dois volumes, “My Old World” (1935) e “My New World” (1938). “A arte de pensar”, publicado em inglês em 1928 e em francês no ano seguinte, foi um dos livros mais populares da década 1930.
O livro é composto de quatro partes: I – O Pensamento; II – Obstáculos ao Pensamento; III – Estímulos para o Pensamento; IV – Pensamento Criativo.
O livro ensina como combater os complexos de inferioridade, como produzir ideias e viver uma vida mais elevada, encontrando-se a si mesmo.
B. Admirável mundo em que vivemos, Wilson Czerski, Capivari SP, Ed. EME, 2017, 272 p.
O autor faz um apanhado da situação atual do planeta, seus problemas, seus habitantes, sua fase de transição de mundo de provas e expiação para um mundo de regeneração, ressaltando como se pode participar da transformação, onde o bem sempre predomine e todos possam se elevar rumo à perfeição.
O autor, com base na doutrina espírita, busca alertar todos nós e os das futuras gerações para a construção de um mundo melhor.
C. Conversas sobre política, Rubem Alves (1933-2014), Campinas SP, Verus, 2010, 153 p.
O autor foi psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. E também considerado um dos principais pedagogos brasileiros da história do Brasil, junto com Paulo Freire, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais realizados no Brasil e no exterior. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Páginas instigantes, reflexivas, corajosas, verdadeiras, transparentes, por vezes críticas e mordazes. Um livro inteligente que nos faz sair do conformismo e da resignação, ensejando um posicionamento diante da realidade brasileira atual. Reflexões não teóricas de como combater os ratos do poder, os naufrágios governamentais e a má educação que está asfixiando nossa condição de nação em desenvolvimento.
D. Economia nua e crua: o que é, para que serve, como funciona, Charles Wheelan, Rio de Janeiro, Zahar, 2014, 383 p.
Um livro de economista professor de políticas públicas sensato, que torna a economia acessível e muito interessante, sem gráficos, tabelas e equações.
No livro, algumas questões são exemplarmente respondidas: Por que há ricos e pobres?; O que acontece com o nosso dinheiro no mercado financeiro?; Por que há inflação?; A globalização é boa para todo mundo?; Para que serve o FMI?
Páginas que ensinam e cidadanizam jovens e adultos de escolaridade média para cima.
E. Filosofia, Anne Rooney, São Paulo, M.Books do Brasil, 2020, 250 p.
Um livro que contém perguntas e respostas, com conhecimentos suficientes, para todo iniciante que deseja principiar-se na busca da descoberta da natureza da verdade e do conhecimento.
F. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais, Ladislau Dowbor, São Paulo, Edições Sesc São Paulo, 2020, 196 p.
Para quem deseja compreender as mudança que se estão processando no capitalismo mundial nestes tempos de pandemia, eis um roteiro indispensável a quem quer situar-se, assumindo posições.
Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “munido de ferramentas que conectam a esfera da economia a diversos campos do conhecimento – expediente que dá ao pensamento econômico sua justa amplitude, em vez de submetê-lo a uma compartimentalização que dificulta a abordagem de problemas complexos – Dowbor embrenha-se em dilemas contemporâneos que conjugam capacidade e contundência.”
Sumário: I. Transformação na base produtiva da sociedade; II. A mudança nas relações sociais de produção; III. As superestruturas do sistema; IV. As oportunidades no horizonte; V. Os limites da racionalidade: afinal, o que somos?; VI. A perda do controle: uma sociedade em busca de novos rumos; VII. Ontem e hoje: sistematização das mudanças; Referências.
A leitura do livro proporcionará travar um bom combate em prol de um almejado mundo novo.
SABENDO LER, MELHOR PODEREMOS SER!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social