1384 – ALICERCES DOUTRINÁRIOS


1. Muitos ignoram que não existiu liberdade de crença no Brasil até 1890, quando a República separou o Estado da Igreja, uma das características fundamentais da emergente modernidade brasileira.

Efetivada a separação Estado-Igreja, dois grupos se fizeram atuantes na difusão do desligamento republicano no Estado de São Paulo: os espíritas e os esotéricos, muito favorecendo a passagem de uma sociedade agrária para uma economia e cultura industrial urbana.

Um conceituado docente, PhD em História Social pela Universidade de São Paulo e docente do Departamento de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, publicou recentemente uma leitura indispensável para se entender bem claramente o período retratado, bem como a diversidade que continua permeando a sociedade brasileiros até os dias de hoje:

OS ESPÍRITOS ASSOMBRAM A METRÓPOLE: ESPÍRITAS E ESOTÉRICOS EM SÃO PAULO NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Fausto Henrique Gomes Nogueira
São Paulo, Alameda, 2020, 458 p.

Uma reflexão inicial reflete as análises e trajetórias do autor, pesquisador social de reconhecida competência acadêmica:

“Para nós, porém, que queremos criar a comunidade e elevar a Vida, comunidade e Vida são uma coisa só. A comunidade que imaginamos é somente uma expressão de transbordante anseio pela Vida em sua totalidade. Toda Vida nasce de comunidades e aspira a comunidades. A comunidade é fim e fonte de vida. Nossos sentimentos de vida, os que nos mostram o parentesco e a comunidade de toda a vida do mundo, não podem ser exercitados totalmente a não ser em comunidade. E, em uma comunidade pura nada podemos criar que não intensifique o poder, o sentido e o valor da Vida. Vida e comunidade são os dois lados de um mesmo ser. E temos o privilégio de tomar e oferecer a ambos de modo claro: vida por anseio à vida, comunidade por anseio à comunidade.”

Originalmente defendido como tese de doutoramento, a análise feira pelo Fausto Henrique lança esclarecimentos notáveis sobre o papel exercido pelos espiritualistas nos debates acontecidos no período de transição da monarquia para a república, onde eles “estiveram nas lutas sociais da passagem do século XIX para o XX e foram participantes ativos na luta contra a escravidão, o conservadorismo, a religião de Estado, as trágicas condições de vida dos trabalhadores, a posição das mulheres, a fraca atuação do Estado em demandas básicas da sociedade – alimentação, moradia, educação e saúde -, e mesmo sem o destaque dado aos grupos dominantes, contribuíram para a modernização e laicização da cultura colonial.”

O livro apresenta o seguinte Sumário: Prefácio; Introdução; I – Trajetórias espiritualistas na modernidade; II – Sociedades espiritualistas: livre-pensamento, ciência, cultura e assistência social; III – A imprensa periódica espiritualista: encontros e desencontros doutrinários; IV – Os espiritualistas e as questões sociais; V – Intelectuais espiritualistas; Conclusão; Fontes Bibliográficas; Anexos.

2. Para quem tem a atenção voltada para argumentações bem estruturadas, além das obras fundamentais da Doutrina Espírita, livros elaborados por Allan Kardec com a ajuda dos irmãos do além, recomendo a leitura de um livro que mereceu um longo comentário do próprio Kardec, na Revista Espírita de novembro de 1867: “A obra do sr. Bonnamy marcará nos anais do Espiritismo, não só como primeira em data no seu gênero, mas sobretudo por sua importância filosófica. O autor aí examina a doutrina em si mesma, discute os seus princípios, dos quais tira a quintessência, fazendo abstração completa de toda personalidade, o que exclui qualquer pensamento de camarilha.”

O livro:
A RAZÃO DO ESPIRITISMO
Michel Bonnamy
São Paulo, Editora do Conhecimento, 2018, 241 p.

O livro tem o seguinte Sumário: I. Definição do Espiritismo; II. Princípio do bem e do mal; III. União da alma com o corpo; IV. Reencarnação; V. Frenologia; VI. Do pecado original; VII. O inferno; VIII. Missão do Cristo; IX. O Purgatório; X. O Céu; XI. Pluralidade dos globos habitados; XII. A Caridade; XIII. Deveres do homem; XIV. União da alma com o corpo pelo períspirito; XV. Necessidade da Revelação; XVI. Oportunidade da Revelação; XVII. Os Anjos e os Demônios; XVIII. Os Tempos preditos; XIX. A Prece; XX. A Fé; XXI. Resposta aos difamadores; XXII. Resposta aos incrédulos; XXIII. Apelo ao Clero.

Uma leitura que motiva, amplia entendimentos e fortifica a fé nos amanhãs de muita Luz!

3. Para quem busca reencontrar-se com a Verdade, recomendo uma ficção americana que tem sensibilizado um sem-número de pessoas contaminadas por uma gigantesca crise existencial, fazendo-as descrentes de tudo e de todos, do amor e dos amanhãs planetários de muita Luz. Ei-la:

A REVELAÇÃO
C. Baxter Kruger
Rio de Janeiro, Sextante, 2018, 256 p.

Em 27 capítulos curtos e sedutores por derradeiro, o autor retrata a caminhada de um teólogo que questiona, profundamente, o sentido da vida e da própria fé. E tudo se altera quando ele se vê na ilha de Patmos, na companhia do apóstolo João. E é levado a encarar um amontoado de dúvidas não dirimidas por ocasião da sua temporada no seminário.

O apóstolo João lhe proporciona uma visão inclusiva e sensível dos evangelhos, proporcionando-lhe uma nova vida, de amplos significados e múltiplas novas missões, voltadas para a construção mais solidária para com todos os mais necessitados.

4. E para que deseja se vê também encontrado com o Homão da Galileia, recomendo a leitura vagarosamente meditativa de uma série de relatos transmitidos por uma das personalidades espíritas mais cativantes do Movimento Espírita Brasileiro, a inesquecível Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984), enviados ao médium Walace Neves. O livro:

ENCONTROS COM JESUS
Yvonne A. Pereira (médium Wallace Neves)
Bragança Paulista SP, Lachâtre, 2018, 288 p.

A autora querida, em páginas memoráveis, cria e recria momentos especiais da caminhada do Homão da Galileia entre nós, levando em conta os mais recentes estudos e pesquisas, sempre revelando sua extraordinária sensibilidade para contar histórias para todas as idades.

Páginas facilitadoras para uma aproximação mais afetiva de todos nós com Aqueles que muito nos amará para todo o sempre.

As leituras acima muito favorecerão uma convincente compreensão dos tempos pandêmicos atuais, desafiadores por derradeiros, embora sementeiros de múltiplas reestruturações planetárias.

Um final de quarentena arretada de ótima para todos!! As vacinas estão chegando!!


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social.