1379 – DIA DE MUITAS SAUDADES


Nesta segunda-feira, Dia de Finados, reverenciamos os que já se encontram na Eternidade, inúmeros em aprimoramentos para futuros retornos ao convívio de todos nós.
Nas manifestações religiosas que reverenciam os desencarnados, entretanto, deve sobressair-se a figura majestática daquele que foi o maior de todos os nossos irmãos, o Homão da Galileia, Jesus de Nazaré, autor das mensagens comportamentais mais edificantes para quem busca purificações interiores direcionadas para a Luz Eterna.
Sobre o maior revolucionário da história da humanidade, há uma bibliografia gigantesca, destacando os mais variados ângulos da passagem d’Ele entre nós. Da minha modesta coleção sobre o Homão, explicito, abaixo, nesta segunda-feira, algumas leituras que muito ressaltariam os ensinamentos transmitidos em distantes ontens, que seguramente revigorarão a fé, a esperança e a caridade para cada um de nós enfrentarmos os tempos futuros que já chegaram com a COVID-19. Erradicando crendices infantis, agnosticismos pueris, ateísmos orgulhosos, vaidades incultas, machismos idióticos e virilidades nada convincentes, favorecendo um caminhar existencial mais consistentemente efetivo da moral cristã, independentemente das instituições religiosas. Ei-las, a ordem explicitada em nada significando:
1. Jesus de Nazaré, Irmão José (Espírito) psicografado por Carlos A. Bacelli, São Paulo, Livraria Espírita Pedro e Paulo, 1ª. Ed., 2017, 365 p.
Uma leitura sedutora do Evangelho para leitura individual ou coletiva.
2. Quem é quem na época de Jesus, Geza Vermes, Rio de Janeiro, Record, 2008, 307 p.
Biografias esclarecedoras sobre as principais personagens que existiram na época de Jesus, citadas no Novo Testamento, revelando ideias, inspirações e impulsos.
3. O Jesus quântico, Marcelo Tezeli, Votuporanga SP, Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier, 2019, 574 p.
Ensinamentos previamente ofertados pela Doutrina Espírita e posteriormente confirmados pela ciência oficial. Um relato impressionante para iniciantes e já iniciados, proporcionando uma viagem fantástica pelos caminhos do autoconhecimento.
4. Simplesmente Jesus, N. T. Wright, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2020, 304 p.
Renomado estudioso do Novo Testamento, professor da Universidade de Oxford, também bispo anglicano, o autor nos mostra como devemos nos relacionar com Jesus, esclarecendo três aspectos cruciais: quem foi o Cristo, o que ele fez e a diferença que isso faz para cada indivíduo e para o mundo.
5. Jesus e a Jerusalém renovada, Ramatis (obra psicografada por América Paoliello Marques, 1917-1995), Santo André SP, Liberdade & Consciência, 2019, 349 p.
Segundo Sebastião Camargo, as questões respondidas por Ramatis se constituem numa “pérola de luz de valor inestimável para a literatura universalista”.
Leitura amplamente valiosa para estudo de grupo.
6. No roteiro de Jesus, Chico Xavier (pelo Espírito Humberto de Campos), Brasília, FEB, 2018, 286 p.
Textos selecionados de oito livros do Espírito Humberto de Campos, que se assinava sob pseudônimo Irmão X. Fatos sobre Jesus que corrigem erros históricos, destacando ensinamentos valiosos para uma sadia existencialidade século XXI.
7. Seguindo com Jesus na Judeia, Adilson Ferreira, São Paulo, Intelítera, 2017, 346 p.
O autor, militante e conferencista espírita, da SOFEE – Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas, SP, é um profundo conhecedor dos Evangelhos, recebendo o seguinte testemunho do renomado professor Severino Celestino: “Este livro tem uma história diferente, da qual participei em muitos aspectos”.
Excelente leitura para estudos grupais de militantes evangelizadores.
8. Jesus de Nazaré: uma narrativa da vida e das parábolas, Frederico G. Kremer, Brasília, FEB, 2016, 371 p.
Uma abordagem espírita das parábolas, analisando a trajetória do Cristo, com comentários que nos possibilitam bem refletir sobre a personalidade do Homão da Galileia.
9. Jesus, Jacques Duquesne, 3ª. Ed., São Paulo, Geração Editorial, 2005, 308 p.
A verdadeira história de um homem que, há mais de dois anos, saiu pela Palestina anunciando uma sociedade nova. Mensagens que transformaram homens e mulheres daquele tempo, espalhando-se por todo o planeta, revolucionando o mundo.
10. Jesus: uma aproximação histórica, José Antonio Pagola, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2011, 651 p.
Segundo o autor, que estudou por décadas o Homão da Galileia, buscando aproximar todos e ele próprio da figura histórica de Jesus, revigorando a fé que cada um de nós carrega em seu interior. Um livro que acarretou alguns comentários fundamentalistas dos ambientes inquisitoriais ainda remanescentes do Vaticano.
Para todos, um Dia de Finados de muitas reflexões recheadas de saudades. E para os que não desejam ler qualquer uma das indicações acima, encareço fraternalmente, sem qualquer proselitismo, uma “olhadinha” no capítulo 10 do Evangelho de Mateus, um texto que, segundo São Francisco de Assis, ressalta o que é ser cristão e o que é preciso para seguir o Homão da Galileia que tanto amamos.
“QUE A GENTE NUNCA DESAPRENDA A RECOMEÇAR, E SE FOR PRECISO, TODOS OS DIAS”


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social