1376 – PARA BINOCULIZAÇÕES TRANS-EXISTENCIAIS


Após a pandemia do COVID-19 e às vésperas de um outro Renascer Planetário, necessário por derradeiro, quando consistentes restruturações e firmes propósitos se entrelaçarão sobre as mil e tantas maneiras de somente fingir, um outro nível de leitura se fará mais que necessário, para gregos e troianos que tomarão assento nas instâncias decisórias mundiais, com a responsabilidade de efetivamente minorar o sofrimento de milhões de despossuídos. Antes que a vaca tussa diferentemente.
Que os novos dirigentes, muito acima dos procedimentos populistas e fisiológicos que apenas camuflam uma incapacidade direcional, promovam sensibilizações múltiplas nos seus primeiros escalões.
Visando eliminar as diversas paranoias do serviço público brasileiro e as obsessivas ganâncias financeiras das empresas privadas, entre elas alguns terríveis “medos”: o de sair dos padrões sociais atuais, o de perder status financeiros, o de perder amigos influentes, e o de não ter capacidade empreendedora diante das mudanças.
Urge incutir na consciência de todos, parentes e não-parentes, a lição de Fernando Pessoa, por intermédio de Álvaro de Campos, um excepcional binoculizador: “Nenhuma época transmite a outra a sua sensibilidade; transmite-lhe apenas a inteligência que teve dessa sensibilidade. Cada época entrega às seguintes apenas aquilo que não foi.”
Recomendaria, para os executivos de todas as faixas etárias, iniciantes ou veteranos, a leitura de alguns textos curtos, de valiosa utilidade para uma ampliação das posturas enxergantes, favorecendo a adoção de estratégias técnicas, mentais e espirituais capazes de ultrapassar os desafios pós COVID-19 que advirão inevitavelmente em tempos já chegados.
Os dois primeiros são sementeiros, para todos os credos:
1. INTRODUÇÃO À GNOSE, Samael Aun Weor, Rio de Janeiro, Instituto Gnóstico de Antropologia – IGA Fênix, 2017, 124 p.
Gnose, para quem não ainda conhece, significa conhecimento, tanto do ser humano como do cosmo. Sem conhecimento não há autorrealização, permanecendo-se sempre situado num nível elevado de imaturidade, sempre projeto de ser humano.
O livro acima proporciona apenas uma visão iniciática sobre o assunto. Em apenas 10 lições, percorridas com bastante motivação, favorecerá um conhecimento mais aprimorado sobre sabedoria superior, ensejando um caminhar resoluto na direção da Luz.
2. QU NTICA – ESPIRITUALIDADE E SUCESSO, Moacir Costa de Araújo Lima, Porto Alegre RS, AGE, 6ª ed., 2016, 125 p.
Do autor, um bacharel em Física com três pós-graduações:
“Hoje a ciência mostra um novo Universo e dentro dele um novo homem, criador do seu próprio destino. Estamos cercados de variados tipos de energia, ou até mesmo de inteligências, que atraímos para a concretização de nossos ideais. Somos obra-prima de nós mesmos, os responsáveis pelo nosso sucesso. Somos o resultado de nossos pensamentos , ações e emoções.”
O livro é bastante didático, onde quatro capítulos despertam a atenção: os da Teoria das Cordas, o da Espiritualidade e religião, o da Ação e Reação, e o da Lei de Causa e Efeito.
Uma leitura que demonstra como a Física Quântica, a espiritualidade e o sucesso se imbricam no caminho da realização integral do ser humano.
As três outras leituras são doutrinárias, para quem tiver vontade de dar uma espiadinha:
3. CURSO PREPARATÓRIO DE ESPIRITISMO, AA.VV – Área de Ensino, São Paulo, Edições FEESP, 2005, 168 p.
São 24 aulas, expostas com uma exemplar didática, onde todos poderão gradativamente se inteirar dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita.
A FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo possui vários livros em Área de Ensino. Informações deverão ser solicitadas pelo e-mail edicoesfeesp@feesp.org.br
4. ALLAN KARDEC EM REVISTA – A PERSONALIDADE E OS TESTEMUNHOS DO CODIFICADOR DA REVISTA ESPÍRITA, Matão SP, Casa Editora O Clarim, 2019, 256 p.
Um levantamento criterioso feito pela autora, graduada em Ciências da Computação e Licenciada em Matemática pela Universidade Metodista de Piracicaba, integrante do Grupo Espírita Allan Kardec, em Limeira, SP.
Uma leitura oportuna para quem deseja conhecer melhor a personalidade do Codificador, seus ensinamentos, seu notável bom senso, sua coragem e sua dedicação nos primeiros anos do Espiritismo.
5. ÀS PORTAS DA REGENERAÇÃO, Juliano P. Fagundes, Capivari, SP, Editora EME, 2020, 272 p.
O autor, MBA em Gestão de Negócios, também pós-graduado em Antropologia, em um relato convincente, ressalta fatos e dados que revelam como chegamos a uma constatação singular: um mundo que caminha para se tornar saudável, onde são conhecidas cientificamente as causas da grande maioria dos nossos problemas. Onde a liberdade será assegurada com a ampliação das responsabilidades sociais, controlando-se a parte nefasta do desenvolvimento tecnológico. Temas importantes serão analisados com consistência documental: educar para o futuro, o futuro da família, a religião do futuro e o futuro das religiões, o futuro de Deus e a busca do sentido da Vida.
Segundo o autor, “Allan Kardec era contra as previsões espíritas com data e hora marcadas, por mais ‘iluminadas’ que fossem, pois qualquer mudança, empreendida pelas inteligências espirituais da Terra, que alterasse essas datas, poderiam pôr em xeque a credibilidade da doutrina.”
A leitura deste livro nos provoca fraternalmente: num amanhã que se configurará após pandemia, quais deverão ser os nossos esforços nas regenerações planetárias futuras?


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social