1370 – SINALIZAÇÕES PARA O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA


Com as vacinas contra a COVID-19 que em breve estarão à disposição da população brasileira, é chegada a hora de se iniciar uma ampla pensação criativa sobre os futuros nacionais. Onde todos, do menorzinho ao presidente-capitão, deverão renovar mentes, corações, éticas comportamentais, relacionamentos pessoais, familiares e políticos, além da adoção de uma ampla desboloração cognitiva, rejeitando crenças de ontens e anteontens e promovendo a assimilação de conhecimentos humanísticos compatíveis com os novos desafios planetários emergidos após pandemia, a exigir binoculizações sociais, econômicas e espirituais diferenciadas das apreensões nostálgicas de passados já solidamente sepultados.
Recomendaria a todos os culturalmente alfabetizados algumas leituras que aprimorassem enxergâncias sobre nossos ontens pátrios, facilitando iniciativas empreendedoras capazes de alavancar a gente brasileira para patamares mais condizentes com a dignidade humana dos Filhos da Criação, sem quaisquer discriminações e preconceitos. São leituras que fortaleceriam lideranças comunitárias, políticas, militares, religiosas, midiáticas e empresariais na direção de uma fraternidade nacional “sem medo e sem ódio”, tal e qual o lema apregoado pelo bravo pernambucano Marcos Freire, acidentado num desastre de avião até hoje muito pouco esclarecido. A ordem delas foi deliberadamente estabelecida para proporcionar a todos uma compreensibilidade evolucional histórica compatível com os projetos emergentes associados aos anseios majoritários de nossa gente:
1. A AVENTURA DA FILOSOFIA: DE PARMÊNIDES A NIETZSCHE
Paulo Ghiraldelli Jr.
Barueri SP, Manole, 2010, 195 p.
O autor é escritor, professor universitário, Mestre e Doutor em Filosofia pela USP, com pós doutoramento em Medicina Social pela UNESP.
O livro, sem rebuscados academicistas, proporciona um rico panorama sobre os seguintes temas da filosofia ocidental: Filosofia Antiga Clássica, Helenismo e Filosofia Cristã, Filosofia Medieval, Filosofia do Renascimento, Filosofia Moderna Clássica, Modernidade Iluminista, Modernidade Romântica.
2. 50 CLÁSSICOS DA FILOSOFIA: AS PRINCIPAIS IDEIAS DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS FILOSÓFICAS, DA ANTIGUIDADE À ERA MODERNA
Tom Butler-Bowdon
O autor é especializado em escrever livros inspirado pela máxima “mais pessoas tendo mais conhecimento”. Entre seus assuntos, grandes temas: negócios, psicologia, economia e politica. Australiano, o autor é Mestre em Economia Política pela London School of Economics.
Na Introdução: “A filosofia não nos dá apenas uma estrutura para enxergar todos os outros conhecimentos, mas, em um nível mais pessoal e empolgante, nos oferece maneiras renovadas e muitas libertadoras de pensar, ser, agir e ver”.
Leitura que oferece insights relevantes para empreendimentos e ações reestruturadoras compatíveis com os desafios pós COVID-19.
3. VALSA BRASILEIRA – DO BOOM AO CAOS ECONÔMICO
Laura Carvalho
São Paulo, Todavia, 2018, 192 p.
De autoria de uma jovem doutora em economia pela New School for Social Research, EEUU, hoje docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, um livro já em 5ª. reimpressão está sendo de muito utilidade para os graduandos em Economia das instituições brasileiras, geralmente com um conhecimento de história econômica do Brasil nulificado por um deplorável Ensino Médio, uma das tragédias nacionais.
Laura Carvalho é considerada uma das vozes jovens mais capacitadas nas Ciências Econômicas, escrevendo semanalmente no jornal Folha de São Paulo.
SUMÁRIO: Introdução; 1. O Milagrinho brasileiro: um passo à frente; 2. A Agenda FIESP: um passo ao llado; 3. A panaceia fiscal: um passo atrás; 4. Acertando os passos; 5. Dançando com o diabo; Bibliografia.
Uma leitura elaborada por quem tem conhecimento, compromisso político não sectário, amplamente didática por quem experiência comprovada sobre análise dos desafios do desenvolvimento brasileiro e suas potencialidades. Segundo a jornalista Monica Bolle, “uma reflexão fundamental sobre o vaivém da economia brasileira desde o início dos anos 2000.
4. REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES: UM GUIA PARA CRIAR ORGANIZAÇÕES INSPIRADAS NO PRÓXIMO ESTÁGIO DA CONSCIÊNCIA HUMANA
Frederic Laloux
Curitiba PR, Voo, 2017, 477 p.
O autor é belga, coach, conselheiro e facilitador de líderes corporativos que empreendem novas estruturas organizacionais numa mundo repleto de mil e uma complexidades. Sua especialidade é pesquisar novos modelos organizacionais emergentes classificados como inovadores, brilhantes, espetaculares. E delas elaborou um livro alegre, repleto de insights semeadores e histórias inspiradoras.
Saiba o que é Organizações Teal e multiplique suas propostas sobre novos modelos organizacionais brasileiros, públicas e privadas, sem buropatias enervantes, autoritarismos cavernosos, afilhadismos lambecusistas nem xerequitáticos, carteiradas cretinas e procrastinações eleitoreiras descomprometidas com a dignidade do ser humano, das comunidades e dos anseios de um Brasil arretadamente ótimo para todos seus integrantes.
5. TUDO O QUE VOCÊ PRECISOU DESAPRENDER PARA VIRAR UM IDIOTA
Meteoro Brasil
São Paulo, Planeta, 2020, 288 p.
Meteoro Brasil é um projeto criado por um cara simples, Álvaro Borba, casado com uma mulher sábia, Ana Lesnovski, que se uniram para estudar um tema que é interesse de todos: a compreensão dos limites entre realidade e ficção, nem sempre bem definidos pelos mentalmente ananicados. Com milhares de seguidores na Internet e no YouTube, eles exploram e analisam os acontecimentos mais variados, desde uma boçalidade feita por um desembargador merdálico paulista até os comentários idiotizados de um ex-ministro da Educação do Brasil, não deixando por menos as bostalidades cometidas por um ministrinho do meio ambiente, responsável pelo amerdalhamento da imagem internacional do Brasil.
No livro, o leitor antenado descobrirá como se desidiotizar plenamente.
Os livros acima são desabestalhantes, iluminadores e binoculizantes, ampliadores de uma enxergância cívica que muito favorecerá a inclusão do Brasil amado na lista das nações mais sérias do planeta.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social