1360 – TEXTOS MENTALMENTE RECONSTRUTORES


Diante dos incômodos existenciais provocados pela COVID-19, um autêntico chute nos bagos de um planeta que se portava desvairadamente individualista, faz-se urgentemente indispensável algumas leituras que orientem abilolados e abilolantes para amanhãs mais humanamente solidários, mais dignificantes, menos egolátricos e autofágicos por derradeiro.
Em isolamento quarentênico necessário, curtindo apenas a presença da Sissa, dos meus livros e dos zapzaps e e-mails permutados com filhos, parentes e gente muito amada, do Oiapoque ao Chuí e até da Austrália, Holanda, Portugal, Suíça e derredores, tenho recebido mensagens encarecendo a indicação de leituras não hidrocélicas que favoreçam um passar de horas mais sadiamente energizado.
Abaixo, alguns textos que me proporcionaram momentos sensibilizadores, amplamente binoculizantes, que muito fortificaram meus interiores de filho de Deus. Ei-los:
1. DOZE HOMENS, UMA MISSÃO
Aramis C. DeBarros
São Paulo, Hagnos, 2020, 520 p.
O livro analisa o perfil histórico-bíblico-cultural de Bartolomeu, Mateus, Simão Zelote, Judas Iscariotes, Tomé, André, Filipe, Judas Tadeu, João, Tiago filho de Alfeu, Tiago filho de Zebedeu e Simão Pedro. Narra a vida dos líderes que caminharam com o Nazareno, seguramente o homem mais amado da história terrestre.

2. COMPÊNDIO UNIVERSAL DA ESPIRITUALIDADE DITADO PELOS ESPÍRITOS ALQUIMISTA E POETA
Marcos Melone Cesario (autor das psicografias)
Curitiba PR, Appris, 2019, 399 p.
SUMÁRIO: Químico e psicológico; Poesia; Psicologia; Físico; Pequenos fragmentos da consciência; Conclusão: só o amor transforma.
Um compêndio que nos ensina a pensar, raciocinar diante dos fatos, com uma fé raciocinada para sempre alcançar resultados positivos, dando cor e sabor à nossa caminhada em direção à Luz Eterna.
Um livro que muito auxilia os depressivos, transformando seus interiores pessimistas.

3. NAS FRONTEIRAS DA NOVA ERA: UMA LEITURA DA OBRA DE MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA
Suely Caldas Schubert
Santo André SP, EME Editora, 2017, 480 p.
SUMÁRIO: Prefácio de Manoel P. de Miranda; Apresentação; Prólogo; Primeira Parte – Transição Planetária; Segunda Parte – Amanhecer de uma nova era; Conclusão – O amanhecer da Nova Era.
A autora nasceu em Carangola, MG, residindo em Juiz de Fora. Dedica-se há mais de 50 anos ás atividades mediúnicas e divulgação do Espiritismo. Em 1986 fundou, com um grupo de companheiros, a Sociedade Espírita Joanna de ngelis, em Juiz de Fora, MG.
O trabalho da Suely é dedicado ao Manoel Philomeno de Miranda e ao Divaldo Franco, dois amigos inseparáveis da autora, o primeiro já desencarnado.
Nos Agradecimentos, uma citação que sensibiliza: “Ao querido e inesquecível amigo Hermínio Miranda, que retornou ao Lar Espiritual, deixando para todos nós, seus leitores, seus admiradores, seus alunos, como eu mesma me considero, livros notáveis que exalam o perfume de sua alma nobre e feliz. A ele o preito da minha gratidão e amor.”
No Prefácio de autoria de Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco, na Mansão do Caminho, Salvador, em 16 de junho de 2013, ele assim se expressou: “A nossa querida consóror Suely Caldas Schubert, portadora de alta sensibilidade parapsíquica e inspirada escritora, amadurecida psicológica e moralmente pelas expressivas experiências no serviço aos sofredores de ambos os planos da vida, que, reflexionando em torno das nossas propostas nos dois livros de nossa lavra mediúnica – Transição Planetária e Amanhecer de uma Nova Era – , penetrou em profundidade a sonda das análises felizes em torno do nosso pensamento e apresenta-nos o seu trabalho valioso, que nos merece grande respeito e consideração.”

4. HISTÓRIA DE JESUS PARA QUEM TEM PRESSA
Anthony Le Donne
Rio de Janeiro, Valentina, 2019, 208 p.
SUMÁRIO: Introdução: um guia para um caminho tortuoso; 1. Jesus, o homem; 2. Jesus na Literatura do Cristianismo Primitivo; 3.Jesus na Imaginação Pré-Moderna; 4. Jesus na Visão da Elite Intelectual; 5. Jesus na Cultura Pop.
Um livro que inspira, entretém e instrui, destinado a todos aqueles que nada ou pouco conhecimento possuem nesta área de estudo, mas que sentem uma profunda curiosidade sobre as faces do Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador, que nos legou um gigantesco acervo de mensagens redentoras como o mais consagrado e amado ícone da história da humanidade.
Um livro que deve ser lido e meditado por crentes e não-crentes, gregos e troianos.

5. A VIDA DAS ESFERAS ESPIRITUAIS
Geziel Andrade
Capivari SP, Editora EME, 2019, 392 p.
Se alguém deseja se informar mais detalhadamente sobre a vida na esfera espiritual, recomendo com entusiasmo um estudo valioso efetivado por um economista paulista, Mestre e Doutor em Economia, também palestrante e pesquisador kardecista aplaudido nacionalmente:
Criteriosamente, o Andrade compila ensinamentos psicografados pelo amado médium Chico Xavier, recebidos pelos Espíritos Emmanuel, André Luiz, Irmão X (Humberto de Campos), Irmão Jacob e Maria João de Deus, para quem deseja se aprofundar nos ensinamentos indispensáveis para quem busca uma continuidade evolucionária na direção da Luz.
O livro vale por um curso preparatório, também como um alerta para quem busca desfrutar de uma situação mais benéfica após a desencarnação.
Um trabalho de fôlego intelectual, bastante enriquecedor da literatura kardecista.
SUMÁRIO: Apresentação; Fatos importantes que marcaram o surgimento dos livros psicografados por Chico Xavier; Primeira Parte – Trindade Universal; Segunda Parte – Relação entre os espíritos, os mundos materiais e suas esferas espirituais; Terceira Parte – Espíritos, Regiões e colônias da primeira esfera espiritual; Quarte Parte – Regiões da segunda esfera espiritual e das esferas intermediárias da vida espiritual; Quinta parte – Esferas superiores da vida espiritual; Palavras finais: tributo, homenagem e gratidão a Chico Xavier; Bibliografia.
A leitura sem precipitações do livro do Andrade proporcionará um redirecionamento para novas atitudes existenciais, muito favorecendo a trajetória evolucional de todos. Um livro que retrata bem como será nossa situação no outro lado da vida terrestre, a depender das atitudes tomadas na caminhada terrestre.

No mais, é favorecer, através de iniciativas não parasitárias, as diversas manifestações da caminhada existencial de todos: a financeira, a intelectual, a política a física, a social, a emocional e a transcendental, sem prejuízo de outras leituras, sem nunca esquecer Mário Quintana: “A mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer”. Quintana era um doutor de Vida, sem brasão nem lamentações fuxiquísticas. Apenas lastimando não ver na cadeia um ex-ministro da educação que fugiu para os EEUU, rabinho todo obrado de medo de não ser preso.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social