1343 – SUSTANÇAS COGNITIVAS MAIS QUE ÓTIMAS


Programe-se para ler, depois de passadas as bbbósticas exibições carnavalescas televisivas, uns textos cidadanizadores, desses que ampliam enxergâncias e cidadanias de uma gente que ainda não atingiu um patamar mínimo civilizatório capaz de promover uma redistribuição de renda menos vexaminosa que a atual, uma das mais perversas do planeta. Leituras recomendadas para gregos e troianos, crentes e não-crentes, a cuca bem antenada sendo o único sinal para uma salutar apreendência.

1. JESUS: A BIOGRAFIA, Jean-Christian Petitfils, São Paulo, Benvirá, 2015, 528 p.
Embora Jesus não tenha deixado nada por escrito, nenhuma pesquisador histórico contemporâneo duvida da sua existência: um judeu pregador itinerante que percorria a Galileia e a Judeia, condenado à morte por instigar o alto clero de Jerusalém, sendo crucificado às portas da Cidade Santa por ordem do governador romana Pôncio Pilatos.
Alguns questionamentos, entretanto, até hoje persistem: O que sabemos sobre o conjunto da sua vida? Como ele era visto por seus conterrâneos? Por qual motivo foi executado? Teria sido ele o verdadeiro fundador do cristianismo? Quem terá sido ele: um profeta, um reformador judeu, o Messias esperado por Israel ou o filho de Deus?
O livro ainda tem sete anexos: I. As fontes exteriores; II. Os evangelhos sinópticos; III. João Evangelista, testemunha da história; IV. Historicidade dos evangelhos; V. O Qumran e os manuscritos do Mar Morto; VI. As relíquias da Paixão; VII. Cronologia. E ainda Indicações Bibliográficas e Índice Onomástico.
A biografia de Jesus retrata o maior personagem da história da humanidade sob um viés histórico, reintegrando-o no ambiente religioso, cultural e político da Palestina daquela época.

2. HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: DO PERÍODO PRÉ-COLONIAL AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
Márcio Souza
Rio de Janeiro, Record, 2019, 391 p.
Um relato que interessa a todos os brasileiros, posto que a região não é apenas uma geografia e sua história, mas um viveiro de criaturas exóticas de futuro incerto. Seguramente um espaço onde a humanidade pode aprender um pouco mais sobre si mesma.
O livro escrito por autor consagrado é uma síntese reveladora da complexidade de um processo histórico, explicitada a partir de dentro.
SUMÁRIO: Introdução; 1. Geografia do subcontinente; 2. A Amazônia antes dos europeus (15.000 a.C. – 1.500 d.C.); 3. A conquista; 4. A colonização; 5. Soldados, cientistas e viajantes; 6. A Amazônia e o Império do Brasil; 7. A Cabanagem; 8. O ciclo da borracha; 9. A sociedade extrativista; 10. A fronteira econômica; Bibliografia; Índice Onomástico.

3. D. PEDRO II: O ÚLTIMO IMPERADOR DO NOVO MUNDO REVELADO POR CARTAS E DOCUMENTOS INÉDITOS
Paulo Rezzutti
São Paulo, LeYa, 2019, 576 p.
Através de gestos e palavras pesquisadas pelo autor, uma notável biografia de um dos mais importantes, ricos e complexos personagens da nossa história. Uma biografia que prende o leitor das primeiras linhas até a última, revelando o homem que acreditava na educação e defendia a Abolição, sendo banido do país com a chegada da República.
SUMÁRIO: Prólogo; I. Infância e Adolescência (1825-1840); II. O imperador e o Brasil (1840-1864); III. O imperador e o mundo (1889-1891); Anexo: Fé de Ofício; Cronologia; Bibliografia.
Relatos ainda não contados dos bastidores do 15 de Novembro de1889. Leitura apaixonante da primeira à última linha.

4. O FUTURO DE DEUS: UM GUIA ESPIRITUAL PARA NOVOS TEMPOS
Deepak Chopra
São Paulo, Planeta, 2015, 286 p.
SUMÁRIO: Prólogo; Por que Deus tem futuro?; Deus é um verbo, não um substantivo; O caminho para Deus – Etapas 1 – Descrença; Etapa 2 – Fé; Etapa 3 – Conhecimento; Epílogo: Vislumbrando Deus.
O autor, um especialista em endocrinologia, fundou, em 1985, a Associação Americana de Medicina Védica. É autor de 25 livros traduzidos em 35 idiomas, o médico hindu é sempre figura obrigatória nos debates onde se debate sobre espiritualidade. A revista Time o considerou uma das 100 personalidades do século XX, classificando-o de poeta e profeta das medicinas alternativas.
No livro, ele nos convida para uma viagem do espírito, oferecendo um caminho prático para a compreensão de Deus e do nosso lugar no universo, incentivando-nos para um momento de renovação, posto que o agora é o futuro.
Um texto confiável para todos aqueles que buscam a Deus mesmo em tempos confusos como os atuais. E Chopra procura responder uma questão das mais significativas do presente século: o que será necessário para dar às pessoas uma vida espiritual mais poderosa que a oferecida pela religiões atuais?

5. EM TORNO DO MESTRE
Vinicius (1878-1966)
Brasília, FEB, 9ª. edição, 2019, 462 p.
O autor, Pedro de Camargo, conhecido por Vinicius, um pseudônimo que adotou e usou por mais de 50 anos, nasceu em Piracicaba, São Paulo, transferindo-se em 1938 para a capital, onde desenvolveu um programa evangélico de grande proveito para os kardecistas.
No prefácio da 2ª edição: ”Vinicius faz jus ao título de pedagogo. É o que afirmam suas numerosas obras e teses magistrais, girando os assuntos invariavelmente em torno de uma ideia central que é o esclarecimento, a formação moral e espiritual de seus semelhantes.
As 135 mensagens do autor objetivam uma única meta: tornar acessível a Mensagem de Jesus para todos aqueles que buscam melhor entender as mensagens do Homão.
Um livro para a cabeceira da cama, para o Evangelho no Lar, para ser utilizados nas exposições doutrinárias, direcionando todos na direção da Luz e do Bem.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social