1331 – TRANSTORNOS MENTAIS


Em março passado, em Miami, o grande médium brasileiro Divaldo Franco psicografou uma página do Espírito Joanna de ngelis, sua conselheira do além vida, a propósito de uma coletânea sobre transtornos mentais. Diz alguns parágrafos: “Vive-se na Terra um momento sociopsicológico dos mais graves no processo evolutivo da humanidade. As extraordinárias conquistas da Ciência aliada à Tecnologia ampliaram os horizontes do pensamento e da razão em torno da Vida, eliminando hipóteses absurdas e superstições falsamente consideradas verdades insofismáveis. O ser humano alcançou as estrelas e as micropartículas, mas ainda não conseguiu, infelizmente, encontrar a harmonia dos sentimentos e o equilíbrio necessário à plenitude. … O materialismo sob disfarces múltiplos aniquila a esperança e a alegria de viver.”
Com as atenções voltadas para a grande problemática, a AME – Brasil, Associação Médico-Espírita do Brasil, www.amebb.org.br, através do seu Núcleo de Espiritismo e Psicologia lançou recentemente o livro Contribuições de Joanna de ngelis para análise dos transtornos mentais, 1ª. edição, SP, Ame-Brasil Editora, 2019, 539 p. São vinte e seis textos de especialistas reconhecidos nacionalmente, organizados por Gelson Luís Roberto, um dos coordenadores do Núcleo, setor que tem como objetivo principal a busca de uma interface entre Psicologia e Espiritismo para o estudo, a pesquisa e promoção da saúde psicológica e espiritual do ser humano. Dele é a autoria do texto inicial O mundo doente: as doenças contemporâneas e os distúrbios coletivos, onde ele o inicia com o seguinte parágrafo: “O mundo mudou. Se, de um lado, vivenciamos a conquista crescente e acelerada de facilidades tecnológicas, de outro vivemos um período de incertezas, marcado por diversos sintomas sociais e psicológicos. Entre estes, presenciamos um sentimento de vazio e uma supervalorização da imagem, em que esta vale mais do que a realidade. Nunca tivemos tantas neuroses. Pelo menos 20% da população sofre com algum tipo de distúrbio em algum momento da vida. Estima-se que até um terço das pessoas irá sofrer de algum transtorno mental no decorrer das suas vidas”.
O sumário do livro é sedutor por derradeiro: 1. O mundo doente: as doenças contemporâneas e os distúrbios coletivos; 2. A saúde integral na visão de Joanna de ngelis; 3. O daimon; 4. As doenças como caminho para o homem integral; 5. Demências; 6. Transtornos relacionados a substâncias; 7. Psicoses; 8. Transtornos depressivo e bipolar; 9. Transtornos ansiosos; 10. Transtornos de pânico; 11. Transtorno Obsessivo-Compulsivo; 12. Estresse; 13. Neurastenia; 14. Transtornos alimentares; 15. Transtorno sexual e de gênero; 16. Transtornos de personalidade; 17. Transtorno de Personalidade Bordeline; 18. Transtorno de Personalidade Narcisista; 19. Transtorno de Personalidade Dependente; 20. Transtorno de Personalidade Antissocial; 21. Transtorno de Personalidade Histriônica; 22. Transtorno de Personalidade Esquizoide; 23. Transtorno de Personalidade Paranoide; 24. Fobias; 25. Transtornos mentais na infância; 26. A construção do suicídio em nossas vidas.
Para quem deseja inteirar-se melhor, antes da leitura do livro acima citado, recomendaria a leitura reflexiva de um texto excelentemente esclarecedor: Joanna de ngelis ao alcance de todos, Josué Douglas Rodrigues, Capivari SP, Editora EME, 2016, 216 p. Considerações analíticas transmitidas pela incansável mentora do maior médium brasileiro da atualidade Divaldo Franco, através de inúmeras contribuições de ajuda na evolução da humanidade.
Joanna de ngelis nos guia para a conquista de uma serenidade comportamental, sempre recorrendo a três fontes de sabedoria: as parábolas de Jesus, a Doutrina dos Espíritos, codificada pelo incansável Allan Kardec, e pela psicologia analítica do neurologista e psiquiatra suíço Carl Gustav Jung.
Na Apresentação, uma preliminar explicação: “Ao longo de inúmeras encarnações na Terra, sempre como fiel servidora na seara do mestre Jesus, Joanna de ngelis acumulou amplo e profundo conhecimento da alma humana e das dificuldades que se colocam a cada um de nós, em meio às infindáveis turbulências que assolam o planeta.” A leitura preliminar deste segundo livro trará inúmeras informações numa linguagem cuja compreensão está ao alcance de todos.
Através das leituras dos dois livros citados, seguramente alcançaremos um melhor padrão de entendimento, ampliando significativamente nossa enxergância do modo de caminhar na direção da Luz. E saberemos a razão da mensagem contida no evangelho joanino: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8, 32)
PS. Como eleitor, acredito que teste psicotécnico deveriam ser aplicados para todos os candidatos a cargos eletivos e comissionados de todos os níveis, impedindo a inscrição dos “aparentemente normais” e dos psicóticos “de mesmo”.


Fernando Antônio Gonçalves é pesquisador social