1304- FRASES QUASE CONEXAS


Num sábado passado, contente que só por estar bem perto da Sissa, que chegou do cabelereiro para iluminar meu canto de estudo, cascavilhei uns apontamentos que teimavam em resistir ao tempo, atocaiados no fundo de uma gaveta metida a socavão de papéis de ontem. E resolvi juntar algumas frases neles contidas, sem identificar seus autores, para oferecer aqueles que ainda estão azeitando suas “birutas”, para melhor auscultar a direção dos ventos de uma profissionalidade duradoura. A não-identificação é proposital, para que todos possam refletir melhor sobre as frases, pouco importando para épocas, nacionalidades, ideologias, nomes e sobrenomes de seus autores. Que cada um dos pensamentos aqui expostos subsidie reestruturações comportamentais naqueles que necessitam ser mais para que possam usufruir mais adequadamente dos talentos oferecidos pela Criação. Ei-las abaixo, para os que possuem vontade de reenergizar-se existencial, espiritual e profissionalmente:
– A sabedoria é o conhecimento temperado pelo juízo. Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão. Só o homem é o arquiteto de seu próprio destino.
– A maior revolução em nossa geração é que seres humanos, modificando as atitudes mais íntimas de sua mente, podem modificar os aspectos exteriores de sua vida.
– Tornar-se águia sem mentalidade de galinha, por mais emplumada que esta seja.
– Tudo pode ser mudado; mas nada será mudado até que se comece.
– O mais importante é não parar de questionar.
– A curiosidade tem sua própria razão de ser. Nunca perca a sagrada curiosidade.
– Somente quem se arrisca a ir longe fica sabendo até onde pode chegar. O pessimista queixa-se da ventania. O otimista espera que ela acabe. O realista ajusta as velas.
– Há sempre um momento no tempo em que uma porta se abre e deixa o futuro entrar.
– Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar todos os comos.
– Há muito a ser dito em favor do fracasso. Ele é mais interessante do que o sucesso.
– Fracassado é o homem que erra e não é capaz de aproveitar a experiência.
– Não existe fracasso, a não ser em não continuar tentando com criatividade e flexibilidade.
– O sucesso é medido não tanto pela posição que alguém alcançou na vida, mas pelos obstáculos que ela ultrapassou enquanto tentava vencer.
– Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo.
– Um objetivo nada mais é do que um sonho com um limite de tempo.
– Quanto mais a razão crítica dominar, mais empobrecida será a vida.
– O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.
– Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
– A única coisa permanente é a mudança. Não podemos esperar que o mundo mude.
– Não podemos esperar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, por uma revolução que chegue e nos arrebate em sua marcha.
– A coragem é inegavelmente uma das grandes virtudes da humanidade. Ela sempre garante imensa tranquilidade de consciência. A timidez, o escrúpulo e a dúvida, ao contrário, torturam frequentemente o espírito e conduzem às derrotas e ao desespero.
– Não pergunte o que seu país pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer pelo seu país.
– O diploma não encurta as orelhas de ninguém.
– Eu não tenho a fórmula para o sucesso.
– Perigoso é um pouco de conhecimento.
– Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar.
– Seres humanos podem mudar sua vida mudando suas atitudes. Comece a tecer e Deus lhe mandará a linha.
– A calma e a resignação, hauridas na maneira de encarar a vida terrestre e na fé no futuro, dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio.
– Competir sem querer a destruição de seu adversário, desejando que vença o melhor, é nobreza de propósito e beleza de companheirismo.
– Não são justas e cristãs as organizações sociais que tolhem a liberdade de desenvolvimento do homem, em nome da religião, de ideologias políticas e instituições governamentais.
– Todas as vezes que o espírita constatar a destruição da natureza em função do lucro que os sistemas econômicos exigem, deverá associar-se às vozes que clamam contra tal destruição.
De uma popular, bolsa-família, quase nonagenária, alegre sempre, antenada toda:
“Jacaré que muito dorme vira bolsa de madame”.