NPD 095. PARA ENTENDER COM ESPIRITUALIDADE O PAI-NOSSO


Não costumo fazer proselitismo de crença religiosa alguma, sempre respeitando todas elas, no respeito incluindo sempre meus irmãos agnósticos e ateus, por entender que cada um deles, como eu, é filhos muito amados da Criação.
Muito admirei, desde os primeiros anos universitários, as leituras que proporcionam aclaramentos cognitivos e mais proximidades com a Luz Divina, persistindo nelas até hoje, como cristão espírita sempre inconcluso e pleno de defeitos, buscando preparar-me para as idas e vindas proporcionadas pela caridade do Criador.
Entre as leituras que me proporcionaram um fortalecimento da minha fé cristã, os livros de Huberto Rohden (1893-1981) se situam na primeira fila preferencial. E um deles, relido e rerabiscado há alguns anos, quando me preparava para enfrentar uma viuvez de muitas saudades, foi Metafísica do Cristianismo, São Paulo, 5ª. ed., Martin Claret, 2011, 138 p. Uma leitura que recomendo sem pestanejar a todos aqueles que buscam meditar sobre as páginas de um texto cristológico que transcende as tradicionais teologias eclesiásticas, proclamando a redenção humana pelo Cristo imanente em cada um de nós.
A leitura do livro do Rhoden foi uma rara experiência pedagógico-espiritual por mim vivenciada, favorecendo a certeza de que, após esta vida, estarei na Mansão do Criador, aprimorando-me para outros retornos empreendedores mais efetivamente sadios.
O autor Rohden, brasileiro reconhecido mundialmente, graduou-se em universidades europeias em Filosofia, Teologia e Ciências Naturais. Escreveu mais de 60 obras, dominava vários idiomas, inclusive o latim e o grego. Foi biógrafo aplaudido de personalidades inesquecíveis da história, como Jesus, Paulo de Tarso, Agostinho, Pascal, Mahatma Gandhi e Einstein, com este tendo convivido por mais de um ano.
Criador reconhecido da Filosofia Univérsica.
Para quem se encontra atordoado com a dramaticidade mundial provocada pelo COVID-19, recomendo uma serena leitura do livro acima citado. Um verdadeiro tônico restaurador para os enfrentamentos presentes e futuros dos sementeiros de uma nova humanidade para todos.
Depois da leitura do livro do Rohden, quem desejar avaliar seu QS (Quociente Espiritual), indico um livro didaticamente muito bem feito: QS: Inteligência Espiritual, Danah Zohar e Ian Marshall, 5ª. ed., Rio de Janeiro, Viva Livros, 2018, 332 p.
Os autores são vinculados às áreas da Física e da Filosofia (MIT, USA), e muito auxiliam alunos e leitores no conhecimento do potencial QS individual de cada um, favorecendo um alcançar metas com mais eficiência.
Uma leitura intensamente provocante desde a primeira página, quando faz um questionamento radical:
“Quero saber se consegue ficar sozinho consigo mesmo e se realmente gosta da companhia de quem que tem nos momentos de vazio.”