NPD 090. COMO SE FUTURAR PÓS COVID-19


1. Amplie os seus níveis de leitura, além das suas áreas de ação cotidiana. Uma boa hora diária de leitura sempre favorecerá um aclaramento dos modos de ver os ontens, os atuais derredores e os amanhãs chegantes. Um bom romance – Amada, Toni Morrison, Companhia Das Letras, 2007, 363 p., uma sugestão – e um bom livro de reflexão moderna – O dilema do porco espinho: como encarar a solidão, Leandro Karnal, São Paulo, Planeta o Brasil, 2018, 192 p. – podem ser excelentes primeiros passos para uma avaliação de sua caminhada atual.
2. Amplie continuadamente seu nível de humanismo existencial, buscando sempre apreender as causas e os efeitos dos males sociais do mundo contemporâneo. Os principais problemas da vida, inclusive os seus atuais, seguramente se aclararão com uma leitura sistematicamente rabiscante e repetitiva dos capítulos de um livro que deveria ser de cabeceira: A arte de questionar – A filosofia do dia a dia, A.C. Grayling, São Paulo, Fundamento, 2014, 320 p. -, uma oportunidade de conhecer, assimilar reflexões e ensinamentos de autor que soube usar humor, bom senso e lucidez.
3. Afaste-se das programações midiáticas merdálicas, imbecilizantes ou rabolátricas, que transmitem sensações niilistas, imbecilizantes e sensaboronas, algumas apenas estimulando precocemente o vai-e-vem pintal de ansiosos adolescentes.
4. Saiba entrosar-se familialmente, auscultando os problemas dos seus entes queridos, sem poses messiânicas, tampouco se postando de dono da verdade.
5. Ouça atentamente os mais velhos – pais e avós – sempre entendendo eles como atores de ontens que você ignora.
6.Analise sua espiritualidade, mesmo que não integrando alguma crença religiosa. Compreenda-se como filho da Criação, de ancestrais comuns que viveram há mais de sete milhões de anos, quando nossos parentes primeiros principiaram a descer das árvores, tornados bípedes.
7. Combata com todas as suas forças intelectivas os preconceitos que ainda infestam por todo seu derredor: étnicos, regionais, políticos, ideológicos, religiosos, de gênero, de classes sociais e de renda. E possua coragem para denunciá-los às autoridades competentes.
8. Perceba-se sempre um aprendiz-de-tudo, sempre ampliando suas curiosidades, estudando mais, pesquisando mais, ouvindo mais e, principalmente, se questionando mais a cada amanhecer.
9. Renegue as nostalgias que nada edificam e que sempre acarretam dores e arrependimentos. Quem gosta de passados é museu.
10. E ame sempre mais pessoas, natureza, animais e amanhãs, entendendo estar fazendo parte essencial de um Cosmos idealizado por uma Inteligência Superior atenta ao seu desenvolvimento pessoal, profissional e evolutivo.
À disposição de todos!!! Até sempre !!!