NPD 089. O MAIS IMPORTANTE PROBLEMA UNIVERSITÁRIO DO BRASIL ATUAL


Creio que ansiedade se transformou no sinal mais significativo dos atuais tempos históricos planetários. Sintoma já percebido há alguns anos por especialistas nacionais e estrangeiros, agora agravado.
Felicidade, mercado de trabalho, democracia mais justa, coisificação do ser humano, etnia, gênero, amanhãs cósmicos e religiosidade têm multiplicado os medos e angústias dos mais jovens, principalmente vestibulandos às portas da vida acadêmica.
Para falar sobre o binômio ansiedade-medo, uma leitura oportunamente editada no Brasil muito contribuirá para a redução dele, favorecendo um relacionamento existencial entre jovens e menos jovens, alguns deles já portadores de evidentes sintomas.
E a razão é muito simples: “não se trata de um bando de idiotas ansiosos porque são bobos. Trata-se, antes de tudo, de um bando de ansioso por que são informados.” Embora a desinformação e a incultura acelerem abilolamentos existenciais, fazendo emergir medos e ansiedades que já deveriam estar extintos na fase infantil. O livro:
VOCÊ É ANSIOSO?: REFLEXÕES CONTRA O MEDO, Luiz Felipe Pondé, São Paulo, Planeta, 2020, 160 p.
e novas masculinidades, mercado da ansiedade e ansiedade e eliminação do viver.
O livro é dedicado aos que atravessam a atual quarentena lutando, ampliando as enxergâncias, sempre analisando as causas e novas iniciativas.
Um leitura que deveria ser efetivada nos grupos familiares, todos abrindo mão dos seus preconceitos e presunçosas bostalidades comportamentais.